sexta-feira, 11 de março de 2016

Governo lança ações da cadeia do leite no Médio Mearim



Com o objetivo de propor políticas públicas focadas no adensamento da cadeia produtiva do leite e derivados na região do Mearim, no Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), lançou, na terça-feira (7), no município de Pedreiras, as ações e metodologias que estão sendo trabalhadas no setor.
A cadeia agroindustrial do leite no Maranhão é importante sob o aspecto econômico e social. Está presente em todas as regiões do estado, gerando postos de trabalho e renda. Os produtores presentes na reunião em Pedreiras aprovaram as medidas que estão sendo colocadas em prática pelo Governo do Estado.
Durante o lançamento, o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, explicou que a intenção das ações é criar um ambiente favorável para proporcionar a elevação da produtividade, industrialização e valorização da produção, com vocação local e estímulo ao pequeno produtor rural.
Simplício Araújo explicou que o governo Flávio Dino está estimulando não só o setor de leite, mas as outras cadeias produtivas. “Estamos trabalhando as dez cadeias prioritárias para o Maranhão, visando a reversão das importações de produtos de outros estados”.
O secretário informou que, em 2014, 85% de tudo que foi cosumido no Maranhão veio de outros estados da federação. “Hoje, entendemos que a economia maranhense depende da retomada do crescimento dessas cadeias e de outros negócios importantes que estão em torno delas”.
Outra iniciativa será a abertura de novos mercados, por meio do Programa ‘Maranhão Mais Produtivo’. As agroindústrias serão estimuladas a comercializar seus produtos com as grandes redes de supermercados e atacadistas com a realização de rodadas de negócios.
Produtores aprovam ações
Para Clélio Guerra, dirigente da Associação de Produtores de Leite de Codó (Aplec), o momento é de otimismo. “Pela primeira vez, a gente vê um trabalho programado, pensado em toda sua cadeia, desde o produtor até a distribuição da produção. Temos um governo preocupado em resolver os problemas da cadeia do leite, disposto a reverter essa situação, de produtos lácteos estarem vindo de fora do Maranhão”.
Já o produtor Robert Barroso, destacou a capacidade de produção de leite da região. “Sabemos que a Região do Médio Mearim tem uma vocação natural para a produção de leite. Quero parabenizar o governo Flávio Dino, que tomou essa iniciativa corajosa de procurar movimentar não só a cadeia do leite, mas, as demais cadeias, o que certamente vai gerar emprego e renda”.
Além da Seinc, as Secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e Desenvolvimento Social (Sedes) estão trabalhando, juntas, no desenvolvimento das ações da cadeia do leite em todo o estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário