sexta-feira, 11 de março de 2016

Agricultores familiares agradecem Governo por realização de Feiras



Há oito meses, Alisson Carlos da Silva saiu das dificuldades da vida de desempregado e começou a utilizar a terra do seu terreno em Paço do Lumiar para produzir acerola, pitomba, macaxeira, dentre outros produtos. Graças ao incentivo dado pelo Governo do Estado, ele recebeu treinamento e a infraestrutura necessária para começar uma nova atividade, que tem se mostrado essencial para gerar emprego, agregar renda e ajudar a manter a economia do Maranhão forte.
Nesta quinta-feira (10), Alisson e outras dezenas de agricultores participaram da Feira da Agricultura Familiar no Palácio Henrique de La Rocque. A ação contou com a presença do governador Flávio Dino, que na ocasião lançou as ações da Secretaria de Agricultura Familiar para o ano de 2016 com ênfase para o programa ‘Mais Feiras da Agricultura Familiar’.
A iniciativa surgiu com o intuito de fortalecer a comercialização dos produtos da agricultura familiar no Estado, com a agregação de valores e com a criação de um sistema que trabalhe de forma articulada a comercialização e a produção. As Feiras da Agricultura Familiar irão beneficiar cerca de 15 mil agricultores dos 30 municípios do Mais IDH e de 19 municípios que sediam as regionais da Agerp (Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão) com a entrega de 642 kits de feiras, no âmbito dos programas ‘Mais Renda’ e ‘Mais Produção’.
Alisson Carlos destacou que o Governo disponibilizou, além de treinamento e capacitação, a infraestrutura para o funcionamento do negócio, desde barracas e bancas para colocar os produtos, até uniforme para padronizar o atendimento. “Esse incentivo agora veio de bom tom pra gente porque tem onde a gente vender agora nosso produto direto”, destacou.
Quem também elogiou a iniciativa do Governo foi José Dorisvam, 25 anos, de Raposa. Com uma banca repleta de produtos como vinagreira, alface e cheiro verde, o agricultor vendeu praticamente tudo no Palácio Henrique de La Rocque, e destacou que, com esse incentivo à agricultura familiar, ele já conseguiu comprar até um carro.
“Desde criança, quando tinha oito anos e comecei a trabalhar com meu pai, nunca tinha visto um estímulo desses. É o primeiro programa que vem ajudar o agricultor diretamente. Porque antes eu só revendia, agora, com a venda direta para o consumidor, aumentou 50% a mais do que a gente ganha”, explicou.
Dona Maria de Fátima saiu do bairro de Tajaçuaba e ficou feliz com o sucesso que os bolos de macaxeira e de milho da sua banca fizeram, tudo com os legumes plantados no terreno de casa. “Está tendo o apoio do Governo, que agora está olhando pela gente porque fazia muito tempo que a gente lutava por uma melhoria. A gente estava sozinho”, agradeceu a agricultora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário