Um áudio em que o vice-presidente Michel Temer fala aos "brasileiros" como se o golpe parlamentar em curso já tivesse sido consumado vazou na internet e expôs, de maneira patética, o sucessor natural de Dilma Rousseff. O arquivo de áudio teve sua origem confirmada pela assessoria do vice. Segundo eles, o material era uma espécie ensaio de discurso de posse.
O material é divulgado no mesmo dia em que a oposição, na Comissão de Impeachment, tenta levar a plenário o golpe em curso. A votação só está prevista para ocorrer neste domingo (17). A fala é uma espécie de carta de apresentação do que seria uma gestão capitaneada por ele.
Temer diz estar fazendo seu primeiro "pronunciamento à nação". Ele diz que decidiu falar "agora, quando a Câmara dos Deputados decide por uma votação significativa declarar a autorização para a instauração de processo de impedimento contra a senhora presidente".
O vice ainda afirma que estava recolhido "há mais de um mês para não aparentar que eu estaria cometendo algum ato, praticando algum gesto com vistas a ocupar o lugar da senhora presidente".
Uma pesquisa Datafolha mostrou que 58% dos brasileiros não querem Michel Temer na presidência.
O caso lembra o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso quando, em 1988, sentou na cadeira da Prefeitura de São Paulo acreditando que já estava eleito. Com isso, a reação popular acabou correndo para Jânio Quadros. Temer corre risco de ser vítima da própria soberba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário