sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Multas com câmeras de alto alcance a partir do dia (19) em São Luís

A fiscalização eletrônica no trânsito de São Luís com câmeras de alta rotatividade terão início no dia 19 deste mês.

O Centro de Controle de Operações, foi apresentado nesta quinta-feira (1) a imprensa. O titular do blog esteve presente.

Cinco câmeras já estão funcionando. No Roque Santeiro, Bacanga, Rotatória do São Francisco, e nas Avenidas Guajajáras e Holandeses. 

Outras cinco estão sendo instaladas, na Beira-Mar, Mercado Central, Forquilha, Jaracaty e uma próxima a Praça da Bíblia, no centro da cidade. 
Por enquanto o monitoramento está em fase de teste, mas a partir do dia 19 deste mês as pessoas que cometerem infrações serão multadas. Estas câmeras com alta rotatividade, tem alcance aproximado de um quilômetro e capacidade de filmagem em 360 graus. Ou seja, pessoas dirigindo sem o cinto de segurança, utilizando o aparelho celular, ou mesmo sem as duas mãos no volante, podem ser multadas.

O monitoramento será realizado de 6 da manhã às 9 da noite. Ao todo, segundo o secretário de trânsito de São Luís, serão instaladas 32 câmeras de alta rotatividade em muitos pontos da capital. Na lista ainda estão outros pontos no Centro de São Luís, e também nos bairros da Cidade Operária e Anjo da Guarda, já mapeados pela SMTT, como áreas necessárias para a instalação das câmeras.

Ainda segundo o secretário Canindé Barros da SMTT, a fiscalização é válida para todos os veículos, inclusive para ônibus coletivos, caso deixem o corredor exclusivo sem necessidade devem ser multados. Aliás, sobre a faixa exclusiva para ônibus, o secretário avalia mudanças para evitar transtornos, principalmente no que diz respeito a aumentar a distância para a linha pontilhada no asfalto, que permite a conversão de veículos que não sejam ônibus ou que prestam serviços essenciais.

Na avaliação da SMTT a fiscalização eletrônica vai ajudar no combate as infrações, já que a secretaria conta com apenas 280 agentes de trânsito para toda a cidade, quando o necessário, seriam pelo menos 800.

Mesmo após o registro de uma imagem captada pela câmera de videomonitoramento, a infração segue para uma outra sala, denominada Central de Multas. No local será analisado, se de fato, a multa será emitida. A avaliação é feita dentro de critérios técnicos, declarou o secretário Canindé Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário