terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

UM POUCO SOBRE O PADRES CASADOS DA IGREJA VETERO CATÓLICA APOSTÓLICA




O dia mais lindo das nossas vidas! Foi uma noite de poderosa possessão, um encontro sobrenatural entre duas almas e o Senhor. Naquela noite de antigos sonhos escondidos tão intensamente realizados o Criador do Mundo nos escolheu, nos deu a mão e nos mirou com olhar de grande Misericórdia.
"Senhor, dai-nos a certeza do SIM, faz-nos renovar a cada dia as promessas que de joelhos fizemos em público naquela noite esponsal onde dois de nós nos esquecemos de tudo para tudo entregar em seu nome e por causa do teu Santo Evangelho. Reconsagra nossas vontades todas e nos preenche com a Sombra Poderosa do teu Espirito de amor, se apodera de nós como a Pomba do Jordão e não permita-nos que nos separemos de ti, Oh, dono de nossas almas e autor de nossa vocação. " (Ordenação Sacerdotal dos Reverendos Padres Wellington e Willian, monsenhores da Igreja - Agosto de 2011)

A HISTÓRIA.
Em 1870 alguns membros do clero alemão publicaram uma declaração tornando público seu repúdio ao dogma da Infalibilidade, como “uma inovação contrária à fé católica de sempre”. Pelo próprio contexto anticatólico da época, esses clérigos encontraram sustentação política para as suas idéias de separação entre professores, acadêmicos e pensadores.

                                      Acima, o teólogo Döllinger um dos "pais do Veterocatolicismo"

Johann Joseph Ignaz von Döllinger teve um importante e destacado papel na consumação do movimento Vetero Católico. Como professor de história da Igreja e sacerdote católico, von Döllinger ajudou a organizar um congresso em Munique em 1871. Desse congresso de Munique organizado por von Döllinger e pelo professor de dogmática da Universidade de Praga, Johann Friedrich von Schulte, foi codificada a doutrina católica. Os protagonistas dessa nova confissão decidiram adotar o nome de “velhos-católicos” ou “vetero-católico” (old-catholic) para fazer uma clara distinção entre eles, que preservavam a doutrina “correta”, e os novos católicos, com a doutrina da infalibilidade, considerada pelos “velhos-católicos” como uma novidade inconciliável com a fé ancestral da Igreja. Suas idéias podem ser sintetizadas assim:
Adesão à antiga fé católica;
Rejeição de novos dogmas;
Adesão à constituição da antiga igreja, repudiando qualquer dogma de fé não harmônico com a fé da Igreja;
Reforma da Igreja para uma participação maior dos leigos;
Preparação de uma via para a unidade de todas as confissões cristãs;
Reforma do clero;
União com o Estado secular para eliminar o Ultramontanismo;
Rejeição absoluta dos Jesuítas;

Na segunda reunião dos velhos-católicos, em Colônia 1872,  os velhos-católicos elegeram um bispo, que foi rapidamente ordenado pelo arcebispo de Utrecht. Após a eleição e sagração episcopal, válidas, os velhos-católicos solicitaram o reconhecimento de vários governos.
Muitas nações com antigas desavenças com Roma facilitaram o reconhecimento civil dessa nova igreja.Vários professores e sacerdotes católicos foram excomungados pelos seus arcebispos e bispos por apoiarem a separação ou por promoverem as idéias centrais do vetero-catolicismo.
Em 4 de junho de 1873 o professor Reinkens da universidade de Bonn foi excomungado formalmente por Pio IX após sua eleição e posterior consagração episcopal por um bispo jansenista.

Acima, Bispo Reinkens

Após o cisma formal com Roma havia várias igrejas nacionais, tornaram-se unidas entre si através de congressos internacionais. A sede de Utrecht permanecia em comunhão com todas essas igrejas. Em 1874 houve o abandono do celibato sacerdotal.
Os veteros catolicos hoje são uma espécie de catolicismo nacional, já que não estão ligados a Roma. Por causa de algumas teorias não muito católicas, como algumas já citadas neste texto, por volta do ano 1890 o movimento começou a fragmentar-se em Igrejas autocéfalas, desligadas totalmente da Sede de Utrecht e do seu governo doutrinal e eclesiástico. A separação mais significativa foi com a Igreja Vetero Católica da Polônia, que não aceitava a Declaração de Utrecht por estar esta repleta de sinais Jansenistas e nada católicos, queriam permanecer católicos e conservar a doutrina da Igreja Romana, ainda que dela estivessem separados. Para realizarem a proeza transladaram-se para os Estados Unidos, onde iniciaram uma grande comunidade vetero católica, fundando assim a Igreja Vetero Católica dos Estados Unidos, romana nas estruturas e conservadora nos costumes.
Algum tempo depois a IVCUSA começou a enviar missionários ao exterior e entre tantos lugares apareceram no Brasil no ano de 1932, chefiados pelos Padres Teófilo Barnick e Jam Piotr Perkowisk, aportando na cidade de Curitiba, onde existia uma significativa comunidade de imigrantes poloneses.
Hoje, nós, os Vetero Católicos, de sucessão polonesa vemos no Papa o Sucessor de Pedro. A infalibilidade do Papa já não tem mais o mesmo peso de negação que teve no início do movimento; não estamos ligados ao Vaticano unicamente por questões disciplinares, não tanto dogmáticas ou doutrinárias. A nossa Doutrina é Católica! Temos hoje tanta sintonia com a Igreja Romana que esta admite a autenticidade dos nossos sacramentos e ordens. O próprio Papa Leão X legitimou na Bula "Debitum Pastoralis", a existência de sucessão apostólica da Igreja Vetero Católica.
As igrejas vetero são uma realidade desconhecida para a imensa maioria dos leigos católicos. Igualmente alguns padres desconhecem sua existência, de forma especial no Brasil. Todavia, somos católicos e temos sacramentos válidos, pois nossa sucessão é legítima.

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