O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), está iniciando o processo para contratação de 702 alfabetizadores e 71 coordenadores. Os profissionais irão atuar na Jornada Alfabetizadora ‘Sim, Eu Posso!’, uma das ações de mobilização pela alfabetização, que tem o objetivo de combater o analfabetismo.
Segundo dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Maranhão possui um percentual de 19,3% da população, com 15 anos ou mais de idade, que não sabem ler e escrever. A ação alfabetizadora integrará as ações do ‘Programa Escola Digna’ e do Plano de Ações ‘Mais IDH’, instituído pelo governo Flávio Dino.
Inicialmente o projeto será desenvolvido em oito municípios, dentre os 30 com menor IDH: Aldeias Altas, Governador Newton Belo, Água Doce do Maranhão, São João do Caru, Itaipava do Grajaú, Santana do Maranhão, Jenipapo dos Vieiras e São Raimundo Doca Bezerra, com o início das aulas previsto para abril.
A meta é atender nestes municípios, com o ‘Sim, Eu Posso!’, mais de 14 mil pessoas, com idade igual ou superior a 15 anos, fortalecendo, assim, a parceria com o Governo Federal para o Programa Brasil Alfabetizado, que atendeu, no ciclo 2013 exercício 2014/2015, 111 municípios, beneficiando 45.014 jovens, adultos e idosos. A meta é atender no ciclo 2015 exercício 2016, 159 municípios, beneficiando 93 mil pessoas.
A Jornada Alfabetizadora tem coordenação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAPEAD), em regime de cooperação com o Movimento dos Sem Terra (MST), detentor do método de alfabetização ‘Sim, Eu Posso! – Círculo de Cultura’. O desenvolvimento da ação tem, ainda, parceria da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDHIPOP). “Vamos buscar parceria das demais secretarias de Estado no sentido de realizar essa grande mobilização pela alfabetização e fortalecer as ações alfabetizadoras e de cidadania”, destacou o professor Walter de Carvalho Júnior, supervisor de Educação de Jovens, Adultos e Idosos.
A secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, afirmou que o governo Flávio Dino tem a grande missão de combater o analfabetismo no Maranhão, onde existem cerca de 1 milhão de jovens, adultos e idosos analfabetos, porque ao longo da história não lhes foram oferecidas condições de aprendizagem e cidadania.
“O nosso desafio é gigantesco, mas é possível. O Governo do Maranhão tem a grande missão de corrigir essa injustiça social. O governador Flávio Dino sabe que isso não acontece da noite para o dia, mas estamos dando passos importantes, nessa direção”, destacou a secretária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário