Em Viana, na Baixada Maranhense, o Governo do Maranhão, por meio do Sistema da Agricultura Familiar (SAF, Agerp e Iterma) realizou, nesta terça-feira (11), a entrega de Cadastro Ambiental Rural (CAR) para 25 comunidades dos municípios de Viana e Matinha.
Com esta ação, 1.282 agricultores familiares de comunidades tradicionais e quilombolas possuem o registro eletrônico de seu imóvel rural. A agricultora Maria de Fátima Ribeiro dos Santos, do Quilombo Itapera, município de Matinha, recebeu o CAR das mãos da equipe do Sistema SAF. “É uma felicidade muito grande porque quando a gente chegava nos bancos pra obter crédito ou auxílio era uma dificuldade, pois exigiam o CAR. E graças a Deus estamos recebendo este documento que vai nos ajudar muito”, disse Maria.
Desde dezembro de 2019, o Governo deu início ao CAR em todo o estado, por meio do projeto Mais Sustentabilidade no Campo, e conta com investimentos na ordem de R$ 41 milhões do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoiado pelo Fundo Amazônia. Serão realizados 182.500 cadastros para agricultores familiares individuais e territórios coletivos como os povos tradicionais: quilombolas, quebradeiras de coco, extrativistas, pescadores e assentamentos estaduais.
A presidenta da Agerp, Loroana Santana, afirmou que esta ação em Viana “garante dignidade e cidadania para centenas de agricultores”.
Presente na entrega do CAR, o secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, destacou que “o CAR é um compromisso do estado com as comunidades para que tenham conhecimento do que podem fazer nas suas áreas, e assim ter acesso a serviços públicos e outros direitos”.
O que é o CAR?
O CAR é um registro eletrônico obrigatório das informações ambientais de um imóvel rural. É gratuito para a agricultores familiares com propriedades rurais de até 4 módulos fiscais (MF’s), que desenvolvam atividades agrossilvipastoris, incluindo os assentamentos e projetos de reforma agrária (estaduais) ou comunidades tradicionais que façam uso coletivo de seu território no Maranhão.
Fonte: Vianensidades.
Disponível:
Acesso: 11de fevereiro de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário