sábado, 29 de fevereiro de 2020

Navio com minério encalhado em São Luís ameaça envolver a Vale em nova tragédia ambiental



Um acidente envolvendo o navio MV Stellar Banner ameaça envolver o nome da mineradora Vale em mais uma tragédia ambiental, a terceira em menos de cinco anos. A embarcação pertence à empresa sul-coreana Polaris Shipping e foi contratada pela mineradora para levar minério de ferro para a China. Na noite de segunda-feira o navio adernou, termo técnico para descrever um principio de naufrágio, a aproximadamente 100 quilômetros da costa de São Luís, no Maranhão. Para evitar o afundamento completo, o capitão encalhou o navio em um banco de areia. Imagens aéreas registradas pela Marinha do Brasil nesta quinta-feira mostram uma série de manchas escuras ao redor do convés, o que pode ser um indicativo de vazamento de combustível no mar. As autoridades brasileiras informaram que existem dois pontos de ruptura no casco, mas não detalharam o que está indo para a água. O Stellar Banner, que carrega cerca de 4 milhões de litros de óleo diesel e uma quantidade de minério de ferro não precisada pela Vale, deixou o terminal Ponta da Madeira, em São Luís, e deveria aportar em Qingdao, na China, no início de abril. Técnicos do Ibama devem chegar ao local ainda nesta quinta-feira para avaliar a situação.

Até o momento não há um plano de contenção definido: segundo a Agência Brasil foi criado um gabinete de crise em Belém e no Rio de Janeiro nesta quinta-feira para monitorar a situação. Em nota divulgada na manhã desta quinta-feira a Marinha afirmou que pretende “apresentar tão logo possível o Plano de Salvatagem (procedimento de resgate após o desastre) desta embarcação”. A Vale informou ter solicitado à Petrobras a cessão de “navios Oil Spill Recovery Vessel (OSRV, ou navios de recuperação para vazamentos de óleo) para contenção de eventual vazamento”, e disse ter contratado “especialistas em salvatagem para acelerar o plano de retirada do óleo da embarcação”. Já a empresa sul-coreana disse que a situação está “sob controle”.

Além do potencial vazamento de combustível, que teria impacto devastador na fauna e flora da região que ainda lida com as consequências de milhares de manchas de petróleo que apareceram no litoral no final de 2019, o minério de ferro também representa um risco. “Este metal induz o crescimento acelerado do fitoplâncton, uma vez que acelera seu metabolismo, e com isso há um maior consumo de oxigênio, e consequentemente uma redução de sua disponibilidade para outras espécies”, explica o professor Marcelo Jannini, diretor da faculdade de Química da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Soma-se a isso o fato de que o minério de ferro exportado não costuma ser 100% puro. “É comum haver também a presença de metais pesados, como manganês, arsênio, chumbo, cromo e alumínio”, diz Jannini. Estes materiais tendem a ficar depositados no leito do mar, mas dependendo da agitação da água podem ficar em suspensão e contaminar peixes e outras espécies.

Esse pode ser tornar o terceiro acidente ambiental envolvendo a Vale nos últimos cinco anos. Em seu balanço oficial divulgado no dia 20, a empresa anunciou perdas de 6,6 bilhões de reais em 2019 por causa do desastre de Brumadinho, que matou 270 pessoas em janeiro do ano passado após o rompimento de uma barragem em Minas Gerais. Parte da cúpula da companhia é acusada por homicídio doloso. Em 2015 outra tragédia marcou a história da mineradora: o rompimento de uma barragem em Mariana, também em Minas, deixou 18 mortos.

A Marinha informou que as causas do acidente ainda não foram identificadas e que já “instaurou um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do incidente”. Em nota, a Vale informou que a tripulação de 20 pessoas foi retirada em segurança, e que o capitão da embarcação a encalhou propositalmente em um banco de areia para evitar um naufrágio completo. A empresa também enviou navios rebocadores ao local para prestar auxílio técnico. A Polaris afirmou que os porões de carga estão intactos e que as avarias que levaram ao adernamento ocorreram em um tanque vazio. O MV Stellar Banner tem pouco mais de 340 metros de comprimento e pode transportar até 300.000 toneladas de minério. A Vale não informou qual a carga total no momento do acidente.

Fonte: Blog do Marrapá 
Disponível:
Acesso: 29de fevereiro de 2020.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Maranhão monitora dois casos suspeitos de coronavírus

Informação foi confirmada nesta sexta-feira (28), pelo Secretário de Saúde, Carlos Lula, por meio de rede social.

A Secretaria de Saúde do Maranhão está monitorando dois casos suspeitos do novo coronavírus no estado. A informação foi confirmada pelo Secretário de Saúde, Carlos Lula, por meio de uma rede social, nesta sexta-feira (28).

O primeiro caso foi identificado pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais, em São Luis. A paciente, vinda da Itália, apresentou comprometimento respiratório, febre alta, tosse e cansaço progressivo, e está em isolamento na UPA. Por conta da necessidade de internação, a paciente aguarda transferência para o Hospital Dr. Carlos Macieira.

Já o segundo caso foi identificado na UPA do Itaqui-Bacanga, em uma paciente que relatou ter passado por países como China, Japão, onde foram identificados diversos casos do coronavírus. A paciente chegou a São Luis há quatro dias e apresenta sintomas como dispneia e tosse seca, mas permanece em isolamento na UPA, sem necessidades de internação.

Os pacientes receberam os primeiros atendimentos e coletaram amostras que serão examinadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN-MA).Em seguida, estas amostras serão encaminhados para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Pará.

O secretário informou, ainda, que estão sendo tomadas as medidas previstas no Plano de Contingência para o COVID-19 no Maranhão, elaborado em conformidade com o Plano de Contingência Nacional e Gestão de Riscos.





O Brasil tem 182 casos suspeitos de coronavírus, de acordo com o boletim sobre o Covid-19 divulgado nesta sexta-feira (28) pelo Ministério da Saúde. O novo balanço não traz novas confirmações – há somente um caso positivo. O levantamento aponta ainda que outras 71 suspeitas foram descartadas desde o início do monitoramento.

O levantamento mostrou a seguinte distribuição dos casos pelo Brasil: São Paulo (66), Rio Grande do Sul (27), Rio de Janeiro (19), Minas Gerais (17), Bahia (9), Santa Catarina (9), Ceará (6), Pernambuco (5), Paraná (5), Distrito Federal (5), Goiás (5), Rio Grande do Norte (3), Mato Grosso do Sul (2), Espírito Santo (2), Paraíba (1) e Alagoas (1).

Fonte: Central de Notícias.
Disponível:
<https://centraldenoticias.radio.br/maranhao-monitora-dois-casos-suspeitos-de-coronavirus/>

Acesso: 28de fevereiro de 2020.



quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Cinegrafista passa mal e morre durante cobertura de carnaval no MA


Gilson Cardoso Rodrigues tinha 35 anos e morreu na noite de terça (25) em São Luís após ter quatro paradas cardíacas. Ele estava trabalhando na mesa de som.

Um cinegrafista identificado como Gilson Cardoso Rodrigues, de 35 anos, sofreu um infarto e morreu na noite de terça-feira (25) durante a cobertura jornalística em um dos circuitos do carnaval em São Luís.

O cinegrafista Gilson Cardoso, que trabalhava na TV Assembleia, passou mal durante um show do circuito Beira-Mar, na capital. Ele teve o infarto fulminante no momento em que trabalhava em uma mesa de som.

Gilson Cardoso Rodrigues ainda chegou a ser socorrido pelo bombeiros e levado em uma maca para um hospital montado no circuito Beira-Mar, mas não resistiu e morreu após ter quatro paradas cardíacas.


Fonte: G1 Maranhão.
Disponível:
<https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/ma/maranhao/noticia/2020/02/26/cinegrafista-passa-mal-e-morre-durante-cobertura-de-carnaval-no-ma.ghtml>
Acesso: 26de fevereiro de 2020.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Ligação elétrica ilegal mata mulher perto da Beira Mar; vigia que fez a instalação é preso


A polícia prendeu o vigia de um prédio no Centro de São Luís, perto da Beira Mar, responsável por uma ligação elétrica que matou uma mulher na madrugada desta segunda-feira (24). O caso ocorreu na rua Parque 15 de Novembro, atrás da Beira Mar, fora do circuito de Carnaval.
O prédio, da Junta Comercial, passa por reforma de responsabilidade do Iphan, órgão federal que cuida do patrimônio histórico. O Iphan contratou uma empresa privada para executar as obras, a RG Verde.
O vigia dessa empresa eletrificou ilegalmente o portão e o tapume da obra, que são de zinco, um material condutor de corrente elétrica. A mulher encostou no portão e morreu eletrocutada.
Foi feita uma perícia que constatou a corrente no portão. Em seguida, a polícia encontrou a ligação elétrica ilegal.
De acordo com a polícia, o vigia apresentava sintomas de embriaguez e foi encontrado dormindo na parte interna da construção. Ainda segundo a polícia, ele admitiu ter feito a ligação improvisada antes de dormir, para evitar roubos no local. O vigia foi preso em flagrante.
Fonte: blog do Clodoaldo Corrêa. Disponível:
Acesso: 24 de fevereiro de 2020.

PRÉ-CANDIDATOS APROVEITAM FOLIA DE MOMO PARA ACERTAR ALIANÇAS NA CAPITAL MARANHENSE


Como já era esperado, os pré-candidatos a prefeito de São Luís aproveitaram a semana que antecede a folia momesca para acelerarem conversações visando composições de alianças para a disputa da eleição majoritária na capital. Após o deputado Eduardo Braide (Podemos) acertar coligação com o PSD, PSC e estreitar negociações com o PSDB, na noite desta quinta-feira (20) foi a vez do pré-candidato do PCdoB, deputado Rubens Júnior, sentar com o presidente do PP, deputado federal André Fufuca, para tratar sobre eleição.

Com o quadro de pré-candidatos praticamente definido, resta apenas saber qual partido servirá de abrigo para o deputado Wellington do Curso (tenta convencer Roberto Rocha a lhe conceder a legenda tucana ou a carta de anuência), os que já estão consolidados aproveitam o período para avançar nos entendimentos com dirigentes de outras siglas que não irão participar da sucessão com candidato próprio.

Em encontro realizado nesta quinta-feira (20), por exemplo, Rubens Júnior e e André Fufuca, dialogaram sobre o fortalecimento da pré-candidatura do comunista à prefeitura de São Luís.

Segundo Fufuca “esse diálogo é muito importante para alinharmos visões comuns, fortalecer ideias e programas”, avaliou.

No diálogo, Rubens destacou que as conversas com lideranças para formalização de alianças levam em consideração a construção de um consenso sobre agenda de desenvolvimento para São Luís. “Tivemos uma conversa muito proveitosa com o deputado federal André Fufuca. Avanço para uma agenda de diálogo à favor de São Luís”, comentou.

Mesmo os meus adversários reconhecem que sou uma pessoa que valoriza o diálogo, acredito muito que vamos avançar nessa agenda de alianças neste momento da pré-campanha em que mais do que pessoas, precisamos discutir projetos viáveis”, observou Rubens Júnior.

O candidato do DEM, deputado estadual Neto Evangelista saiu na frente consolidando aliança com o PDT do senador Weverton Rocha, mas continua trabalhando nos bastidores para ampliar apoios que possam ajudá-lo na corrida pela Prefeitura de São Luís. Assim como Neto, outros pré-candidatos também estão à procura de apoios, a exemplo de Jeisael Marx (Rede), Bira do Pindaré (PSB), Yglésio Moisés (Pros), Duarte Júnior (PRB) e o ex-juiz José Carlos Madeira (Solidariedade).

A última pré-candidata a se apresentar para o público de São Luís, deputada estadual Detinha (PL), já conta como certo em seu palanque com o Avante e Patriota, duas legendas controladas pelo seu esposo, deputado federal Josimar de Maranhãozinho, mas buscar ampliar o leque de apoios.

A intenção é concluir o mais rápido possível as conversações para que todos os pré-candidatos estejam em condições de colocar o “bloco na rua” tão logo passe o período momesco, que, diga de passagem, começa para valer nesta sexta-feira gorda.


Fonte: blog do Jorge Vieira.
Disponível:
<https://www.blogjorgevieira.com/pre-candidatos-aproveitam-folia-de-momo-para-acertar-aliancas/>
Acesso: 24 de fevereiro de 2020.

domingo, 23 de fevereiro de 2020

BANANA : veja como é importante incluir no seu cardápio diário,




Os benéficos da banana:

banana é um alimento prático, saudável e altamente nutritivo. Muitos atletas costumam consumir essa fruta antes, durante e depois dos treinos. Mas, os benefícios à saúde não se restringem a quem pratica uma atividade física. Veja abaixo uma lista com dez benefícios da banana:

. Sistema nervoso

Por ser rica em vitaminas do complexo B – são quatro presentes na banana: B1, B2, B6 e B12 – essa fruta auxilia diretamente o sistema nervoso.

Anemia:

A banana contém muito ferro, que estimula a produção de hemoglobina. Portanto, incluir o seu consumo na dieta é uma forma eficiente de ajudar a combater a anemia.
Recuperação muscular:


A banana sempre foi famosa por ajudar a evitar as câimbras. Isso acontece porque esta fruta contém magnésio, que ajuda a relaxar os músculos, a transportar energia e também auxilia a síntese de proteínas.

4. Melhora no humor

Outro componente da banana é o Trypotophan, um aminoácido precursor da serotonina. Ele está diretamente relacionado aos processos bioquímicos de humor e sono. Assim, ela ajuda a combater problemas emocionais e também reduzir o estresse.

5. Ajuda a emagrecer

Além de ser rica em fibras, que regulam o fluxo intestinal. A banana também proporciona a sensação de saciedade. Portanto, ela é ideal para ser consumida entre as refeições. Um alimento nutritivo e com baixo teor calórico.

6. Disposição física e mental

A banana possui três tipos de açúcares naturais: frutose, sacarose e glicose, isso faz com que os estoques de energia do corpo sejam regulados. Dessa forma, o cansaço físico e mental é reduzido.

7. Combate ao fumo

Quem deseja parar de fumar pode ter a banana como um importante aliado. As vitaminas presentes em sua composição, o potássio e o magnésio, ajudam o corpo a recuperar e suprir a falta da nicotina no organismo.

8. Controle da pressão arterial

O potássio ajuda a reduzir naturalmente a quantidade de sódio no corpo. Por conta disso, a banana pode ajudar a combater a pressão alta e também o risco de derrames e enfartos.

9. Acabar com a ressaca

Por atuar diretamente no sistema digestivo, a banana acalma o estômago. Quando misturada a outros alimentos, como o mel e o leite, o efeito de alívio no dia após a bebedeira pode ser ainda mais eficiente. A dica é fazer uma vitamina de banana e mel, ao invés de apelar para os remédios.

Fonte: Redação CicloVivo.

Disponível:


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

PCdoB divulga nota sobre matéria do The Intercept



A direção nacional do PCdoB, em nota assinada pela presidente da legenda Luciana Santos, faz enfática defesa do governador Flávio Dino (PCdoB).

A nota reage a informações falsas ou distorcidas publicadas pela imprensa e a ataques da direita contra a gestão de Flávio Dino.

Finalmente, o partido conclama as forças democráticas a defenderem as conquistas que vem sendo implementadas pelo Governo do Maranhão.

Leia a íntegra da nota a seguir:

POR QUE ATACAM O GOVERNO DO MARANHÃO?

O governo do Maranhão dá exemplo ao Brasil. Liderado pelo governador Flávio Dino, vem provando que é possível recolocar o país no rumo do desenvolvimento com justiça social.

O Maranhão possui hoje o maior salário de professor do Brasil. Já construiu ou reformou mais de 800 escolas. Seu PIB cresceu 5,3% em 2017 (último dado do IBGE), o quarto maior crescimento do país.

Estas conquistas consagram a vitória de uma política de frente ampla. Não por acaso o governo foi alvo de ataques nos últimos dias.

A direita tenta colar na experiência exitosa a pecha da irresponsabilidade fiscal, como fez a revista Veja.

No outro extremo, matéria publicada pelo site The Intercept cria ficções sobre investimentos privados chineses no Maranhão. A reportagem distorce, mistura fatos e finge ignorar que as 7 pessoas atingidas por ordens judiciais não foram retiradas de suas casas por decisão do governador e sim do Poder Judiciário, em processo do qual o Estado não participa.

Que interesses financiam os insistentes ataques aos investimentos chineses no Brasil? Interesses dos Estados Unidos ou de outro país justificam tanta agressividade?

Tudo isso ocorre no momento em que o autoritarismo bolsonarista reforça seus ataques contra governos progressistas. O que exige muita seriedade e união ampla para conter tal ofensiva.

Defender o governo do Maranhão é tarefa de todos os democratas.

Fonte: blog do Clodoaldo Corrêa. 
Disponível:
Acesso: 21de fevereiro de 2020.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Ricardo Lages disputará prefeitura de Itapecuru pelo PCdoB


O presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, anunciou e comemorou na segunda-feira, 17, em suas redes sociais a filiação do médico Ricardo Lages ao PCdoB.

O jovem médico que vai disputar a prefeitura de Itapecuru pelo Movimento 65, reuniu-se com Othelino, acompanhado do irmão e deputado Wendell Lages e do seu pai, o empresário Antonio Lages.

O trio também foi recebido pelo Deputado Federal e Presidente Estadual do PCdoB, Márcio Jerry, que recebeu de braços abertos e comemorou a filiação do médico Itapecuruense.

Fonte: Blog do Thales Castro.
Disponível:
Acesso: 19de fevereiro de 2020.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Nota de esclarecimento.


Sobre o reajuste das tarifas no transporte público de São Luís, comunico a toda população da capital, que nós, trabalhadores Rodoviários, não podemos ser responsabilizados pela decisão que foi tomada pelo município.

Estávamos sim, prestes a deflagrar greve no sistema, por conta do desrespeito dos empresários com a nossa categoria, que não se mostravam dispostos a conceder nossas garantias, por meio da Convenção Coletiva de Trabalho, que estabelece todos os nossos direitos.

O reajuste das passagens de ônibus, no começo de todo o ano, é uma das cláusulas que está contida na licitação do transporte público, que foi reprovada pelo Sindicato dos Rodoviários do Maranhão, durante a etapa de discussões com as entidades, órgãos e empresas envolvidas e mesmo assim, ela foi executada pela Prefeitura de São Luís.

Reafirmamos! Não somos culpados pelo aumento das passagens de ônibus em São Luís. Nosso movimento era legítimo. Estávamos lutando em prol de nossos direitos. O que de fato nos surpreendeu, foi esse reajuste ser anunciado, exatamente, poucas horas depois de Rodoviários e empresários chegarem a um consenso. Se a intenção era nos prejudicar, nos difamar, não vão conseguir, pois estamos do lado da verdade e acabamos sendo pegos de surpresa, igualmente o usuário do transporte público.


ISAIAS CASTELO BRANCO
Presidente do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão.

domingo, 16 de fevereiro de 2020

Comércio de Imperatriz funcionará em horário especial durante o Carnaval



Um dos maiores centros comerciais da cidade, o Calçadão, vai funcionar até às 18h no sábado (22) de Carnaval.

É importante ficar atento ao horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.

A festa mais colorida do ano está se aproximando, e durante o Carnaval, a rotina do comércio de Imperatriz costuma mudar. Um dos maiores centros comerciais da cidade, o Calçadão, vai funcionar até às 18h no sábado (22) de Carnaval.

Já domingo (23), segunda-feira (24) e terça-feira (25) das festividades, as lojas do Calçadão ficarão fechadas, e só vão reabrir na quarta-feira (26), a partir das 12h.

Os outros grandes pontos comerciais da cidade, como o Imperial e o Tocantins Shopping vão funcionar no sábado (22), com as lojas e quiosques abertas ao público das 10h às 22h, e também no domingo (23), das 14 às 20h.

Os dois centros de compras só vão abrir segunda-feira (24) e terça-feira (25) parcialmente, ou seja, a praça de alimentação e o cinema, quanto as lojas e quiosques serão fechados e só retomam o funcionamento na quarta-feira (26), a partir das 12h.

Fonte: Imirante
Disponível:
Acesso: 16de fevereiro de 2020.

sábado, 15 de fevereiro de 2020

Parceria nas ações para o desenvolvimento do Maranhão


Na tarde desta sexta-feira (14), a Agerp realizou reunião no e dialoga com membros da_ Superintendência Federal de Agricultura/MAPA-MA, sobre atividades de fortalecimento da agricultura familiar Maranhese,No centro do diálogo, ações de parceria entre as instituições.



Além disso, os participantes discutiram sobre o registro de Indicação Geográfica (IG) de produtos da agricultura familiar maranhense, programas e convênios com possibilidades de serem trabalhados pelas duas instituições, e desenvolvimento das Cadeias Produtivas, buscando alinhar o desenvolvimento do estado do Maranhão.

 Agerp em Ação
Governo de Todos Nós MA

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Eleições 2020,está caminhando para segundo turno em São Luís


 Pelo andar da Carruagem, vai dar segundo turno.

Essa é uma estratégia, não sabe de quem. mas com tantos candidatos concorrendo a uma vaga no executivo municipal, o maior adversário Eduardo Braide poderá sentir o peso de uma articulação bem programada.
Na capital ludovicense cinco nomes a pré candidatos já  declaram ser um concorrente a sentar na principal cadeira do Palácio de La Ravardière.

Com isso, é hora de decidir no voto com o  segundo turno, quem é realmente a preferência do eleitor da ilha rebelde.

Até o momento já ultrapassam de cinco (05) candidatos para a disputa da prefeitura de São Luís Ma.

É aguardar  pra ver até às convenções partidárias a partir de maio.

Com informações
Adílson Sousa.

Flávio Dino volta se encontrar com o Presidente Nacional do PSB



O governador Flávio Dino (PCdoB) voltou se reunir nesta quinta-feira (13), com a cúpula do PSB, um dos partidos da base de apoio do seu governo no Maranhão. Dessa vez o encontrou com o presidente nacional da partido Carlos Siqueira aconteceu em Brasília.


Participaram da agenda política o ex-governador de São Paulo Márcio França e pelo líder do partido na Câmara Alexandre Molon. As conversas giram em torno das eleições de 2022.

Para alguns analistas políticos o PSB poderia ser uma alternativa partidária que tornaria a provável candidatura de Flávio Dino para presidência da republica em 2022 mais competitiva. O interesse do PSB em ter o governador do Maranhão nos seus quadros para disputar as eleições não é de agora, inclusive defendido pelo próprio Carlos Siqueira presidente do PSB.

Fonte disponível:

Acesso: 14de fevereiro de 2020.

Sindicato dos rodoviários adia greve para próxima semana



,

Aguarde mais notícias aqui




quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Em Dia Mundial do Rádio, ONU destaca incentivo à diversidade, paz e inclusão


Neste 13 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial do Rádio. Este ano, o tema da data é “Rádio e Diversidade”, para realçar a capacidade deste meio de comunicação de promover a pluralidade e permitir que várias vozes possam interagir, ser representadas e ouvidas.

Crianças da escola primária de Juba, no Sudão do Sul, participam de um debate para comemorar o Dia Internacional da Paz, organizado pela Rádio Miraya.
Em mensagem, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, destaca o poder do rádio de unir as pessoas e de “uma forma duradoura promover a diversidade e ajudar a construir um mundo mais pacífico e mais inclusivo”.

Comunidade:

O chefe da ONU destaca que diante da evolução rápida da mídia, este meio de comunicação tem um lugar especial em cada comunidade como uma fonte acessível de notícias vitais e de acesso à informação.
Para Guterres, o rádio também é uma fonte de inovação pioneira na interação com o público, com conteúdo gerado pelos usuários, décadas antes de se tornar popular. O chefe da ONU destaca que este veículo oferece ainda uma exibição maravilhosa da diversidade em seus formatos, línguas e entre os próprios radialistas.

Guterres lembra que perante os esforços globais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a crise climática, o rádio tem um papel central como fonte de informação e inspiração.
Para a diretora da Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura, Unesco, Audrey Azoulay, a data deve celebrar o poder da rádio “ É de refletir e promover a diversidade em todas as suas formas”.
Variedade:

Para a agência, as estações radiofônicas devem atender a diversas comunidades, oferecendo uma ampla variedade de programas, pontos de vista e conteúdo, e deixar expressar a diversidade das audiências em suas programações e operações.

A Unesco defende ainda que uma mídia forte, livre e independente é a base da paz, da democracia e do desenvolvimento sendo necessário que as pessoas se expressem sem medo.

O Dia Mundial da Rádio foi proclamado em 2011 pelos Estados-membros da Unesco. No ano seguinte, a data foi adotada para celebração internacional pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Fonte: Blog do Magno Silva.
Disponível:
Acesso: 13de fevereiro de 2020.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Sem nova proposta dos empresários, Isaias Castelo Branco anuncia greve no transporte público de São Luís a partir de sexta-feira


O Sindicato dos Rodoviários do Maranhão (STTREMA) informou nesta terça-feira (11) que ameaça deflagrar uma paralisação no transporte público de São Luís na sexta-feira (14) pela falta de acordo entre Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET). Mais de 700 mil pessoas são usuárias do serviço na capital.

Desde janeiro, a categoria tem realizado reuniões para tentar chegar a um acordo com o sindicato. Entre as reivindicações dos rodoviários, estão um reajuste salarial de 15%, ticket alimentação de R$ 700, manutenção do plano de saúde, permanência dos cobradores em atividade e aumento de R$ 400 para os motoristas que atuam como cobradores nos coletivos.

De acordo com o STTREMA, a proposta apresentada pelo SET foi de um reajuste salarial de 2,5%, a manutenção do valor atual do ticket alimentação e o pagamento de R$ 200 no salário de motoristas que exercem funções simultânea como cobradores. Além disso, os rodoviários alegam que os empresários querem o fim do plano de saúde e que o valor pago no ticket alimentação seja por dia trabalhado, para quem exercer as duas funções.

A proposta revoltou a categoria que deu um prazo de 72 horas para que o SET apresentasse uma nova proposta de negociação ou entrasse em contato novamente com os rodoviários. Caso nada seja proposto, a categoria ameaça cruzar os braços.

Segundo Isaías Castelo Branco, presidente do sindicato, a proposta foi rejeitada por unanimidade pelos rodoviários na semana passada. Ele afirma que a categoria não tem outra escolha a não ser a paralisação, caso os sindicatos não entrem em acordo.



Não podemos tolerar, muito menos aceitar essa proposta, que foi rejeitada por unanimidade por todos os Rodoviários presentes na Assembleia realizada semana passada na sede da entidade. Diante dos fatos, não resta alternativa para os trabalhadores que não seja cruzar os braços. Continuamos aguardando, mas queremos deixar toda a população ciente, que sem acordo, o transporte público de São Luís, infelizmente, vai parar. Pedimos desculpas pelos transtornos, mas desde já, contamos com a compreensão de todos”, disse.

Fonte: G1 globo.
Disponível:
Acesso: 12de fevereiro de 2020.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Governo entrega CAR para mais de 1.200 famílias de comunidades de Viana e Matinha


Em Viana, na Baixada Maranhense, o Governo do Maranhão, por meio do Sistema da Agricultura Familiar (SAF, Agerp e Iterma) realizou, nesta terça-feira (11), a entrega de Cadastro Ambiental Rural (CAR) para 25 comunidades dos municípios de Viana e Matinha.

Com esta ação, 1.282 agricultores familiares de comunidades tradicionais e quilombolas possuem o registro eletrônico de seu imóvel rural. A agricultora Maria de Fátima Ribeiro dos Santos, do Quilombo Itapera, município de Matinha, recebeu o CAR das mãos da equipe do Sistema SAF. “É uma felicidade muito grande porque quando a gente chegava nos bancos pra obter crédito ou auxílio era uma dificuldade, pois exigiam o CAR. E graças a Deus estamos recebendo este documento que vai nos ajudar muito”, disse Maria.


Para o secretário da SAF, Júlio César Mendonça, o Governo do Maranhão tem o compromisso de efetivar o CAR no estado. “Com muita alegria fizemos a entrega de 25 CAR para comunidades tradicionais dos municípios de Viana e Matinha. Esta é uma ação muito importante que simboliza a continuação e dinamização do CAR voltado, principalmente, para as pessoas que mais precisam”, ressaltou o secretário Júlio.


Outro agricultor familiar que ficou animado com o recebimento do CAR foi o seu Domingos Ponciano, presidente da Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Remanescentes do Quilombo São Jorge do povoado Contenda, no município de Viana. “Vou falar em nome da comunidade sobre a importância de nossa associação estar recebendo esse documento, que é essencial principalmente para conseguir crédito no banco e investir na nossa produção”, enfatizou seu Domingos.


Desde dezembro de 2019, o Governo deu início ao CAR em todo o estado, por meio do projeto Mais Sustentabilidade no Campo, e conta com investimentos na ordem de R$ 41 milhões do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoiado pelo Fundo Amazônia. Serão realizados 182.500 cadastros para agricultores familiares individuais e territórios coletivos como os povos tradicionais: quilombolas, quebradeiras de coco, extrativistas, pescadores e assentamentos estaduais.

A presidenta da Agerp, Loroana Santana, afirmou que esta ação em Viana “garante dignidade e cidadania para centenas de agricultores”.

Presente na entrega do CAR, o secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, destacou que “o CAR é um compromisso do estado com as comunidades para que tenham conhecimento do que podem fazer nas suas áreas, e assim ter acesso a serviços públicos e outros direitos”.

O que é o CAR?

O CAR é um registro eletrônico obrigatório das informações ambientais de um imóvel rural. É gratuito para a agricultores familiares com propriedades rurais de até 4 módulos fiscais (MF’s), que desenvolvam atividades agrossilvipastoris, incluindo os assentamentos e projetos de reforma agrária (estaduais) ou comunidades tradicionais que façam uso coletivo de seu território no Maranhão.

Fonte: Vianensidades.
Disponível:
Acesso: 11de fevereiro de 2020.

Passagem de Comando da polícia Militar do Maranhão



O Coronel PM Pedro de Jesus Ribeiro dos Reis assumirá o comando geral da Polícia Militar do Maranhão em substituição ao coronel PM Ismael de Souza Fonsêca que estava no comando há 10 meses.

A solenidade acontecerá nesta quarta-feira (12), às 17h, no Quartel do Comando Geral da PM, no Calhau, e será presidida pelo governador do Estado, Flávio Dino. Estarão presentes, o secretário de Estado da Segurança, Jefferson Portela, oficiais do alto comando da corporação, além de autoridades civis e militares da esfera municipal, estadual e federal.

Criada em 17 de junho de 1836 com o nome de Corpo de Polícia da Província do Maranhão, teve como seu primeiro Comandante o Major Feliciano Antônio Falcão, a corporação está presente em todos os 217 municípios maranhenses. Possuindo três grandes comandos de área metropolitana, dois especializados e oito comandos de área do interior.


Fonte:
 (comunicação da PM)

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

São Paulo está alagada e a culpa não é das chuvas


Não estamos no caminho certo. É o que nos mostra o dia 10 de fevereiro de 2020. Segundo o Corpo de Bombeiros, às 7h30 a cidade São Paulo tinha 78 pontos de alagamentos. Os trens das linhas oito e nove da CPTM pararam de circular e trechos das Marginais Tietê e Pinheiros foram interditados. Não adianta culpar as chuvas, hoje é resultado de décadas de erros e diagnósticos errados.
São Paulo foi construída em cima de uma gigante malha hidrográfica cobrindo entre 300 e 500 rios e córregos pela cidade. Estima-se que mais de 3000 quilômetros de curso de água foram enterrados para construir avenidas como a Faria Lima e a Nove de Julho, fruto de muito lobby da indústria automotiva e de uma visão de cidade baseada no carro. Durante a década de 30, o engenheiro Saturnino de Brito (responsável pelos canais de Santos) tinha um projeto ousado para os rios da cidade. Manter o fluxo natural dos rios construindo um conjunto de parques para absorção da chuva e a construção de um modal de transporte baseado em hidrovias.
Foi ignorado pelo prefeito Prestes Maia que começou o soterramento para construção de vias como a Avenida do Estado, responsável pela destruição do Rio Tamanduateí. Durante o período militar este processo se agravou, basta ver a proposta de Maluf na eleição para prefeito de 2000 que pretendia encobrir a marginal.
Essa realidade se agrava na periferia. Segundo o IBGE, 670 mil paulistanos moram em áreas de vulnerabilidade, a maioria construções irregulares construídas próximas a rios da periferia. Entretanto, obras como a canalização do córrego do Atônico em Paraisópolis estão paradas desde a gestão Serra-Kassab.
Apesar do problema estrutural, São Paulo pode tomar medidas preventivas como a construção de “piscinões” e a limpeza sistemática de bueiros. Porém a nossa irresponsabilidade tornou a situação fiscal da prefeitura caótica. Com um orçamento majoritariamente comprometido com previdência e pessoal, São Paulo destina mais de 90% de todo IPTU só para pagamento de inativos.
A consequência é uma taxa de investimentos que não consegue nem repor a depreciação de patrimônio, basta ver os viadutos caindo. Entre 2016 e 2018 foram gastos apenas R$2,1 bilhões em ações para prevenções contra chuva, equivalente a 41% do previsto. Já em 2019 a verba para construção de piscinões foi zerada.
Apesar de parecer um problema complexo, existem sim soluções, mas é preciso de ousadia. Seul passou um por longo processo de recuperação dos seus rios, o Cheonggyecheong era coberto por um elevado estilo o nosso minhocão.
Ele foi desativado e o rio reurbanizado, se tornando um dos maiores parques da cidade. São Paulo deveria seguir o mesmo processo recuperando o Rio Tamanduateí, permitindo a reurbanização da Avenida do Estado. Associando a política ao adensamento da região, São Paulo poderia construir um novo eixo de desenvolvimento numa área da Zona Leste mais próxima ao centro.
O grande custo político seria desativar algumas vias, mas é esta pergunta que devemos nos fazer como sociedade: queremos uma cidade para os carros ou para as pessoas?
Rotterdam também pode servir de inspiração para São Paulo: o projeto da Benthemplein com três grandes tanques para coleta d’água se integra a uma praça com diversos equipamentos públicos. O que permite a construção de piscinões sem destruir o espaço urbano.
Outras medidas sem a necessidade de grandes obras podem ajudar este processo. Como é o caso do IPTU Verde que foi implementado em Salvador, o projeto dá descontos no IPTU para condomínios e casas que colaborarem para o meio ambiente. Com medidas como a instalação de caixa d´agua para a coleta de chuvas.
As enchentes colocam em cheque o modelo que queremos para cidade de São Paulo. De um lado precisamos reformar a máquina pública para a prefeitura voltar a realizar os investimentos básicos. De outro, precisamos romper com a visão de cidade baseada no carro que soterrou nossos rios.
Pode parecer difícil, mas o dia de hoje mostra que não estamos no caminho certo…

Fonte: Veja São Paulo.
Acesso em: 10de fevereiro de 2020.

Governador Flávio Dino, comunica que o coronel Pedro Ribeiro é o novo comandante da briosa polícia Militar do Maranhão



O coronel Pedro Ribeiro é o novo comandante da Polícia Militar do Maranhão. Ele assume no lugar do coronel Ismael Fonseca.
Agradeço ao coronel Ismael a dedicação com que exerceu o comando. Todos juntos prosseguiremos na missão de continuar a reduzir a violência no nosso Estado”, disse o governador Flávio Dino após reunião no Palácio dos Leões com o novo comandante e o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela.
Acesso:10 de fevereiro de 2020.

domingo, 9 de fevereiro de 2020

Secretário de saúde Carlos Lula continua destacando a importância do SUS



O Secretário de Estado da Saúde do Maranhão Carlos Lula continua destacando a importância do SUS (Sistema Único de Saúde) ,esta semana publicou mais um artigo na coluna disponível no Jornal Pequeno,impresso diário que circula em todo estado do Maranhão.

O  SUS (Sistema (Único de Saúde),que surgiu em 1990 hoje é um dos melhores sistemas de saúde do planeta.

O SUS foi criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, que determina que é dever do Estado garantir saúde a toda a população brasileira. Seu inicio se deu nos anos 70 e 80, quando diversos grupos se engajaram no movimento sanitário, com o objetivo de pensar um sistema público para solucionar os problemas encontrados no atendimento da população defendendo o direito universal à saúde,é administrado de forma tripartite, ou seja, o financiamento é uma responsabilidade comum dos três níveis de governo - federal, estadual e municipal.

O Governo do Estado através do SUS está dando continuidade ao  programa  todo estado do Maranhão realizando ações e criando novos projetos como: MAIS CIRURGIAS.

O programa beneficiará centenas de Maranhenses, o Governador Flávio Dino estima uma meta de 70 mil cirurgias em todo estado 12% em relação ao ano passado.

Fonte:Jornal Pequeno.
Informações Disponíveis:





sábado, 8 de fevereiro de 2020

Antes de ser demitida, pastora Jane negou pedido de Regina Duarte para emissão de passagem aérea de Humberto Braga


No início da semana, Regina Duarte pediu à pastora Jane, então secretária de Cultura adjunta, a emissão de passagens aéreas para Humberto Braga, cotado para assumir a Funarte. Jane, porém, negou a emissão dos bilhetes para o produtor.
Como mostramos mais cedo, Jane foi demitida hoje por Regina.
Presidente da Funarte na gestão Temer, Braga tem sido responsável por organizar a secretaria para a chegada definitiva da atriz. Seu nome enfrenta resistência no Palácio do Planalto.

Fonte: O Antagonista. 
Disponível em :
Acesso em: 08 de fevereiro de 2020.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Morre Cláudia Portela, esposa do jornalista e blogueiro Glaucio Ericeira



Cláudia Thereza Portela Carneiro Ericeira, esposa do Superintendente de Comunicação da Câmara Municipal de São Luís, o jornalista e blogueiro Glaucio Ericeira, morreu no início da noite desta quinta-feira (06). Ela teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no último domingo (02) e lamentavelmente hoje foi confirmado o óbito.

Pelas redes sociais o deputado federal Gil Cutrim (PDT) falou do momento de dor.
 “Quem dera nossos amigos pudessem viver para sempre… Claudia Ericeira, muito obrigado pelo seu exemplo de amizade e companheirismo ao lado do Glaucio. Deus reservou um lugar para você no céu! Eu e a Juliana [esposa do deputado] sentimos muito a sua precoce e inesperada partida, e externamos ao Glaucio e toda família nosso pesar. Conte com nosso apoio e as nossas orações.” lamentou o deputado.

A proximidade de Cláudia com Gil se dá pelo fato de Gláucio ter sido o chefe de comunicação quando Cutrim foi prefeito de São José de Ribamar, setor que Ericeira também ocupou na FAMEM e no TCE-MA quando o pai do deputado, o Conselheiro Edmar Cutrim, esteve na presidência do órgão.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal emitiu uma nota na qual lamenta profundamente o falecimento de Cláudia. “Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares e amigos, rogando a Deus que os conforte.”Diz a nota.

Fonte: blog do Domingos Costa 
Acesso 07 de fevereiro de 2020.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Irmã Teresa anuncia gravação de 2º DVD em Itapecuru




Após entrevista concedida ao jornalista José Raimundo Rodrigues, na tarde da última terça-feira (04), em São Luís, o público foi informado do projeto pelas redes sociais do próprio veterano da mídia maranhense.

A religiosa Itapecuruense, Irmã Teresa de Jesus, participou do programa Coisa Nossa, que vai ao ar das 16h às 18h, pela Rádio Timbiras, Nova 1290 AM, com apresentação de Zé Raimundo. A relação entre os dois vem de muito tempo e a conversa 'rolou' solta e agradável foi na verdade um encontro entre amigos queridos.



Em seu perfil no facebook, Zé Raimundo publicou foto com a religiosa segurando seu primeiro LP (long play, na sigla em inglês). Para os mais novos, antes do spotfy, pen drives, nuvens e outras mídias digitais as canções eram gravadas em peças achatadas fabricadas com material plástico chamado Policloreto de Vinila; ou simplesmente vinil. A produção deste primeiro trabalho da Itapecuruense foi realizada por ele no ano de 1995, intitulado Deus Grande. Veja entrevista sobre este trabalho:


14 anos depois o mesmo Zé Raimundo proporcionou à Irmã Teresa a gravação de seu primeiro DVD (Digital Video Disc, sigla em inglês), o cenário escolhido só poderia ser sua cidade natal, Itapecuru Mirim. A população participou em peso e lotou a praça Gomes de Sousa, no centro da cidade, para mostrar todo o carinho e orgulho da filha ilustre. A seguir o lançamento do video clip no programa Maranhão TV.



Ontem, quarta-feria (05), o apresentador voltou ao seu perfil na mesma rede social e escreveu "...acertado e confirmado: Vamos produzir o 2º DVD da irmã Maria Teresa de Jesus...".

A notícia deixou os itapecuruenses em polvorosa e criou enorme expectativa nos fãs da região. Ainda segundo o post, as gravações estão marcadas para o mês de Setembro de 2020. A cidade espera que seja novamente aqui, agora é aguardar.

Fonte:Itapecuru Notícias. 
Disponível em:
Acesso em:06 de fevereiro de 2020.



Navio com suspeitas de coronavírus é isolado no Porto do Itaqui



Um navio procedente da China, com uma pessoa apresentando sintomas de suspeita de contaminação pelo coronavírus a bordo chegou na tarde desta quinta-feira, 06, ao Porto do Itaqui, em São Luís.

Segundo relato de testemunha, uma pessoa que passou mal no navio foi retirada com roupas especiais e levada para fazer exames em hospital especializado em outro Estado. O navio foi isolado e por medida de segurança ninguém entra e ninguém sai até que todos os procedimentos padrões sejam adotados para que seja descartada qualquer suspeita da presença do novo vírus.
A testemunha relata ainda que há muita dificuldades para se obter informações, já que a notícia poderia causar grandes prejuízos à operação do Porto. Há uma intensa movimentação de pessoas usando mascaras, luvas e outros equipamentos de proteção. “Se subir dez vezes no navio, dez vezes tem que jogar máscaras e luvas fora, tá uma loucura isso aqui”, acrescenta a pessoa que preferiu não ser identificada.

Outro navio de procedência da China está sendo aguardado amanhã.

A EMAP- Empresa Maranhense de Administração Portuária havia informado recentemente que todos os navios que chegam ao Porto do Itaqui, estão sendo monitorados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, com medidas preventivas para evitar qualquer tipo de contaminação com o novo coronavirus.

Os testes também são acompanhados pelas secretarias municipal e estadual de saúde, Marinha do Brasil e Polícia Federal.

Fonte em: Central de Notícias. 
Disponível em:
Acesso em:06 de fevereiro de 2020.

Assembléia da ASBRAER



Nesta quarta-feira (5), iniciou-se a 57ª Assembleia Geral Ordinária da Associação das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER), em Foz do Iguaçu, no Paraná. A presidente da Agerp, Loroana Santana está presente representando a ATER pública e a pesquisa agropecuária do Maranhão.



A Assembléia foi realizada em conjunto com o Conselho Nacional das Entidades Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa).
Participaram do evento gestores e gestoras públicos de todos os estados do país. Loroana Santana exerce o cargo de vice-presidente Nordeste na Asbraer.



No espaço, as associadas participarão de visitas técnicas e poderão discutir sobre as estratégias a serem realizadas em 2020, e também terão um espaço de conversa com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

Fonte em:
ATERPública.
  GovernoDeTodosNós MA
Acesso em:06 de fevereiro de 2020.

‘Isso que Bolsonaro fala na porta do Palácio não dá para levar a sério’, Flávio Dino sobre ICMS




O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), disse nesta quinta-feira (6), que a proposta do presidente Jair Bolsonaro para eliminar a cobrança do ICMS dos combustíveis resultaria na perda de arrecadação dos estados.

“Como o Bolsonaro já declarou várias vezes que não entende nada de economia e tudo tem que ser tratado com Guedes, a gente realmente só leva a sério quando for o Paulo Guedes propondo”, afirmou Flávio Dino.

O governador também se referiu as declarações polêmicas dadas com frequência pelo presidente Bolsonaro na entrada do Palácio do Planalto.

Isso que Bolsonaro fala na porta do Palácio não dá para levar a sério porque o governo dele só dura 15 minutos por dia, que é o tempo que ele dá aquela entrevista, depois não tem mais governo, depende do Paulo Guedes, quando ele propuser a gente vai debater no âmbito da reforma tributária, que é o único lugar possível”, acrescentou o governador.

A ideia é que o imposto estadual seja cobrado, no caso dos combustíveis, sobre o valor que sai da refinaria, fixo, em vez de incidir sobre o preço cobrado nos postos, que é maior.

Na última segunda-feira (3), 23 dos 27 governadores do país assinaram uma nota, sugerindo que Bolsonaro cortasse os tributos federais ao invés de interferir no ICMS. Não endossaram a nota os governadores Gladson Cameli (PP-AC), Ronaldo Caiado (DEM-GO), Mauro Carlesse (DEM-TO) e Marcos Rocha (PSL-RO).

Fonte UPAON-AÇU NOTÍCIAS.
Disponível em:
<https://upaonews.com/2020/02/06/isso-que-bolsonaro-fala-na-porta-do-palacio-nao-da-para-levar-a-serio-flavio-dino-sobre-icms/>
Acesso em: 06 de fevereiro de 2020.

URGENTE! Assembleia Legislativa aprova reajuste dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Maranhão



O Projeto de Lei que dispõe sobre o reajuste do vencimento base dos profissionais de Educação Básica no Estado do Maranhão foi aprovado agora a pouco pela Assembleia Legislativa do Maranhão.

Lamentavelmente três parlamentares ainda tentaram impedir de forma oportunista e com argumentos equivocados a aprovação do reajuste dos professores,

Os seguintes deputados foram contra:

  • Welington do Cursinho;
  • Cézar Pires;
  • Adriano Sarney.


Fonte blog do Marden Ramalho.
Disponível em: https://blogmardenramalho.blogspot.com/2020/02/urgente-assembleia-legislativa-aprova.html?m=1
Acesso em: 06 de fevereiro de 2020.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

ABSURDO! Funcionário da Equatorial corta luz e idosa de 92 anos morre em cidade do Maranhão



A anciã de 92 anos estava chegando do hospital para tratamento respiratório e foi aconselhada pelos médicos a voltar para casa e repousar usando o aparelho de nebulização, que ela tem em sua casa, no bairro Itamar Guará, em Imperatriz. Porém, veio o inesperado: a Equatorial cortou sua energia.

De nada adiantou os apelos de parentes e vizinhos mais próximos para que o técnico da Equatorial efetuasse o corte após 24 horas, tempo suficiente para que a única conta em atraso fosse quitada. Sem nebulizar, a idosa veio a óbito dentro de casa no dia seguinte. Quanta crueldade!

Veja abaixo os vídeos com os apelos dos familiares e a idosa já morta no dia seguinte:





Fonte Blog do Luis Cardoso.
Disponível em:
<https://luiscardoso.com.br/crueldade/2020/02/absurdo-funcionario-da-equatorial-corta-luz-e-idosa-de-92-morre-n>
Acesso em:05 de fevereiro de 2020.