sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Agritec em Barreirinhas movimenta economia local



3 dias de feira da agricultura familiar Agritec realizada em Barreirinhas região lençóis Delta munin foi um sucesso mais de 5 mil pessoas passaram pelos estandes conhecendo novidades.



Produtos dos 16 municípios que compõem a região foram comercializados  diretamente da roça Agritec, que foi  também é um espaço de conhecimento que permitiu através de palestras cursos e minicursos informações orientações técnicas sobre cultivo e manejo de culturas da lavoura como; criação de galinha caipira, produção de hortaliças aliados com
agrotecnologia em parceria de outras instituições.



A vitrine ecológica foi também um grande espaço para demonstrar a possibilidade do consórcio de várias plantações de feijão e milho.



Durante a feira foi também apresentado novidades como a produção do café de arroz, a produção  da cidade de Tutóia.
Outra destaque foi o stand   do município de Humberto de Campos que apresentou a criação de ostra em cativeiro.

Várias outros produtos foram comercializados como artesanato e mudas de plantas.

Segundo a
presidente da Agerp Louroana Santana, a Agritec foi um sucesso tanto que o Governador Flávio Dino, já pensa em realizar 20° edição ainda este ano.

Na abertura o governador declarou que é necessário investir cada vez mais em oportunidades ao homem do campo, e que  através  sistema Saf os produtores estão recebendo  orientações adequadas, e produzindo mais.



 O governador Flávio Dino esteve na abertura da Agritec e disse que sem o incentivo tecnológico ao produtor rural o Maranhão não vai desenvolver e por isso a sua gestão continua investindo cada vez mais em  serviços necessários, para gerar também qualidade de vida ao povo do Maranhão.

A Agritec tem a parceria de várias instituições como Sebrae, Senar, agentes financeiros e sociedade civil organizada.


Para o secretário de agricultura familiar Júlio César Mendonça
A realização da Agritec em Barreirinhas, deixa  claro o compromisso do governo do Estado, em oferecer condições  de trabalho ao homem campo, com orientação e equipamentos, itens importantes ao trabalhador rural,  certo que, só assim é possível proporcionar uma mudança de vida com dignidade do trabalhador da agricultura familiar em todo Maranhão.


Entre 2015 e 2019, foram realizadas 18 Agritecs em 18 municípios do Maranhão, capacitando mais de 30 mil pessoas e movimentando R$ 1,8 milhão em comercializações. No período, foram firmados contratos de mais de R$ 25 milhões com instituições financeiras, atendendo agricultores familiares que buscavam financiamento rural.



Com informações
Adilsom Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário