Com parceria da prefeitura de Barreirinhas, a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão, (Agerp-MA), implantou esta semana mais um escritório na sede de Barreirinhas, cuja finalidade é atender aos agricultores familiares daquele município.
Presentes no evento estavam: o presidente da Agerp, Jorge Fortes, o prefeito de Barreirinhas, Léo Costa, o Gestor Regional da Agerp em Rosário, Valter Costa, o coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural da Agerp, Josenildo Cardoso, a secretária municipal de Agricultura, Letícia Canavieira, Representantes sindicais, técnicos, agricultores familiares, jornalistas e convidados.
Funcionando no mesmo prédio da secretaria municipal de agricultura, no centro da cidade, a Agerp-Barreirinhas, conta uma equipe de profissionais, coordenada pelo Escritório Regional de Rosário e cujo foco é atender nos próximos meses, cerca de 500 Unidades de Agricultura Familiar, tanto na zona urbana quanto na rural com projetos produtivos da agricultura familiar, artesanato da fibra do buriti e alimentos produzidos a partir de produtos da terra.
A equipe de Barreirinhas também atenderá á comunidade com a emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, (DAP), na distribuição de sementes e na implantação de políticas publicas dos governos estadual e federal, tais como Programa de Aquisição de Alimentos, (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar, (PNAE), dentre outros.
“A instalação deste novo escritório além de dar maior visibilidade à Agerp, serve também como ponto de apoio aos agricultores familiares, pois é neste espaço que os agricultores poderão buscar condições para desenvolver seus trabalhos tendo sempre ao seu alcance, o apoio do técnico desta Agência. É importante agradecer o espaço e o interesse do município. Com boa vontade e interesse, conseguiremos alavancar a agricultura familiar no Estado”, destacou Jorge Fortes.
Para o prefeito de Barreirinhas, Léo Costa, a inauguração visa fortalecer a agricultura familiar no município. “É com grande felicidade que hoje vejo a junção de forças. De um lado, o Governo do Estado e de outro, o município buscando o melhor para a nossa agricultura familiar”, disse ele, ao tempo que completou: “se quisermos mesmo combater a pobreza, precisamos investir na agricultura familiar e na pesca”, destacou o prefeito.
No entendimento do gestor regional de Rosário, Válter Costa, a Agerp e a prefeitura de Barreirinhas passam a caminhar juntos para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares desta região.
“É com um imenso prazer que fechamos aqui esta parceria que tem como foco principal o desenvolvimento das unidades familiares daquela região”.
Agricultura e turismo
Além de inaugurar sua nova sede, a Agerp participou também no mesmo período, do 2º Salão de Turismo Rota das Emoções. Idealizado pelo Sebrae dos estados do Maranhão, Piaui e Ceará e prefeitura de Barreirinhas, em parceria com o Governo do Estado e demais parceiros, este evento tem por finalidade, contribuir para o fortalecimento da cadeira produtiva do turismo nos municípios participantes da Rota das Emoções e seus destinos complementares, além de gerar um ambiente de integração entre parceiros e sociedade, proporcionando disseminação de conhecimento, oportunidades de negócios e estímulo a propostas de políticas públicas.
Cabe à Agerp nesse processo, organizar os agricultores familiares da região para que possam se inserir com seus produtos neste novo roteiro turístico do Maranhão que inclui Rosário, Axixá, Morros, Icatu, Presidente Juscelino e Cachoeira Grande. O objetivo dessa inserção é divulgar suas potencialidades e chancelar o referido roteiro na Rota das Emoções.
Texto e fotos: Leocândida Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário