quinta-feira, 21 de março de 2019

Fenômeno da Maré de Sizígia | Maré mais alta dos últimos 40 anos surpreende Cururupuenses

Cururupuenses foram surpreendidos pelo fenômeno da MARÉ DE SIZÍGIA, na noite desta quarta-feira (20), na cidade, e bem mais cedo nas ilhas do município. A maré muito alta cobriu a rampa no Porto São João localizado ao lado da Praça Aquiles Lisboa, subiu calçadas no trecho do porto e invadiu casas próximas ao Atracadouro Hidroviário Flutuante de Cururupu. Estaleiros próximos ao porto, tiveram maquinhas submersas.  As ilhas de Cururupu  sentiram a força e a beleza do fenômeno nesta quarta-feira. Informações dão conta que as ilhas de Caçacueira, Lençóis, São Lucas, Peru, Guajerutiua, muitas tiveram ruas cobertas pela água, algumas casas foram invadidas pela maré. Moradores mais antigos tanto das ilhas quando na sede afirmaram ao Cururupu Repórter, que foi a maré mais alto dos últimos 40 anos.

Vários populares foram vistos acompanhando o fenômeno no inicio da noite no Porto São João, registrando bem de perto a beleza e a força com que a natureza se apresenta. Nesta quinta-feira, dia 21, a previsão são de marés mais altas, a parti das 6h da manhã e às 18h.

Em oceanografia, as marés de sizígia são as marés que ocorrem nas luas nova e cheia, quando os efeitos lunares e solares atuando em conjunto, se reforçam uns aos outros, produzindo as maiores marés altas e as menores marés baixas.

A ocorrência da sizígia Terra-Lua-Sol é a causa do fenômeno da variação bimensal da altura da maré, um fenômeno que resulta na ocorrência de marés vivas e marés mortas em função da posição relativa do Sol e da Lua. Na lua nova e na lua cheia, o Sol e a Lua estão em sizígia, pelo que as suas forças de maré se reforçam mutuamente, pelo que a superfície do oceano sobe e desce mais que o normal, resultando em marés com amplitude superior à média («marés vivas» ou «marés de cabeça»).

Ao efeito da variação das fases da Lua junta-se o efeito da translação da Terra, pois durante os equinócios (em março e setembro) as marés altas são maiores e as baixas menores. O periélio, quando o Sol está mais próximo da Terra, também resulta em maior amplitude da maré.

Confira imagens da Maré de Sizígia em Cururupu
 Ilha de Guajerutiua nesta quarta(20) Fenômeno Maré de Sizígia


 Ilha de Prainha – Cururupu

Cais no Município de Turiaçu

Com informações 
Cururupu Repórter 

Nenhum comentário:

Postar um comentário