segunda-feira, 30 de julho de 2018

Handebol matinhense é campeão da etapa regional dos JEMs em Pinheiro

Festa para os representantes do handebol matinhense na etapa regional dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) realizada em Pinheiro no período de 20 a 27 deste mês.
Estudantes da rede municipal de Matinha comemoram o título de campeão do JEMs nas modalidades Handebol Infanto Masculino; Infanto Feminino e Infantil Feminino.
Participaram da etapa dos JEMs em Pinheiro 18 delegações de municípios da Baixada e do Litoral Ocidental Maranhense.  Ao jogos aconteceram no Estádio Costa Rodrigues, Ginásio Lourenço farias, Ginásio José Raimundo Rodrigues e Complexo Esportivo.
As equipes classificadas nesta etapa participarão da etapa estadual, que será realizada em São Luís, no mês de agosto. No futebol de campo infantil masculino, a equipe representante de Matinha levou a medalha pela terceira colocação na competição.




Com informações 
Blog do Jailson Mendes 
Folha de SJB

ALCIONE POSTA FOTO COM ROSEANA E FÃS DEMONSTRAM DECEPÇÃO COM A CANTORA

Que a cantora maranhense Alcione é a maior cabo eleitoral de Roseana Sarney todo mundo no estado já sabia. Mas, em tempos de redes sociais, alguns fãs descobriram a amizade da artista com a filha de José Sarney e ficaram completamente desapontados.
Nas redes sociais, a crítica a Alcione foi geral. Ela esteve em São Luís para participar da convenção que homologou a candidatura de Roseana ao governo. Inclusive é da cantora a voz que embala o novo jingle da campanha da princesa da oligarquia.
“Amigas desde a infância, Alcione esteve presente na Convenção de Roseana, candidata ao governo do Maranhão! É da Marrom, a voz responsável pelo jingle oficial da campanha”, escreveu a equipe da cantora nas redes sociais, fato que gerou uma onda de decepções dos fãs.
“Você está do lado podre da política do Maranhão. Era fã…”, escreveu um internauta. “Nossa que decepção… Alcione é tão grande na música, se sujar assim não é legal, tanto no Maranhão quanto no Rio com suas escolhas por pessoas que não tem comprometimento com o povo”, disparou outro.
Foram centenas de comentários que evidenciaram a decepção de saber que Alcione apoia o atraso, o coronelismo e a última oligarquia doBrasil.

Com informações 
Blog do Jorge Vieira 

domingo, 29 de julho de 2018

“Será a maior convenção partidária da história do Maranhão”, diz Márcio Jerry sobre a Convenção deste sábado


Em entrevista ao jornal ‘Bom Dia Maranhão’, da TV Difusora, na manhã desta sexta-feira (27), o presidente do PCdoB-MA, Márcio Jerry, falou sobre a Convenção Todos Pelos Maranhão, que acontece neste sábado (28), às 8h30, no Multicenter Sebrae. Ao jornalista Adalberto Melo, Márcio contou que será o momento de reunir os 15 partidos da coalizão, para definir o projeto de candidatura de reeleição do governador Flávio Dino e de eleição dos deputados federais Weverton Rocha e Eliziane Gama ao Senado. 

Aguardando apoiadores e militantes das siglas vindo de todas as regiões do Maranhão, espera-se que a Convenção seja um grande ato, com destacado volume e qualificado debate. “Será a maior convenção partidária da história do Maranhão, não só pela quantidade, mas pela animação, pela vibração, pela mobilização e pela convicção que o Maranhão vai continuar no rumo certo”, adiantou Márcio. 

Durante a entrevista, o presidente do PCdoB lembrou que houve uma ampliação da base aliada quando comparada com as eleições de 2014, passando de nove para 15 partidos, atualmente. Para Jerry, o aumento nada mais é do que o reconhecimento do trabalho de transformação e ruptura que a gestão do governador Flávio Dino vem realizando no Maranhão. 

“Primeiro, é o reconhecimento do trabalho. Segundo, o sentido de fazer política buscando a união e valorizando o diálogo.  O governador Flávio Dino tem liderado um processo de mudança e ao mesmo tempo um processo de união. E é isso que faz com que tenhamos 15 partidos políticos integrados a este projeto de reeleição do governador Flávio Dino, para que o Maranhão prossiga no rumo certo que ele tem colocado”, considerou. 

Relação com PT 
Durante a entrevista, Márcio assegurou que o grupo tem total confiança que o PT marchará desta vez com o PCdoB, que é um partido que é aliado do PT há décadas e tem uma relação que não foi construída agora, no processo pré-eleitoral. Ele lembrou que mesmo quando, formalmente, o PT não pôde, em 2010 e 2014, estar alinhado ao PCdoB, ainda assim a militância petista esteve com o Flávio. 

“Agora vamos marchar não só com a militância do PT, que tem uma identidade muito forte com o ideário liderado pelo governador Flávio Dino, com a forma de governar de Flávio Dino, como também de maneira bem efetiva coligado a estes partidos e ao PCdoB. Temos muita convicção e esperança que a convenção do PT reafirmará o resultado”, defendeu Jerry. 

Chapas proporcionais 

Questionado sobre a formação das chapas para as eleições proporcionais, Márcio Jerry adiantou que tudo tem sido decidido mediante muito diálogo e considerando o que pode ser melhor para todas as legendas do grupo. O PT, segundo ele, deverá formar chapa única, tanto para deputado federal quanto para Estadual e foram agrupados, por consenso, os demais partidos em outras chapas.

Como resultado: na disputa à Assembleia Legislativa, terá a chapa dos PT mais outras três e na eleição para deputado federal, serão mais duas chapas, além da petista.


Fonte
Ascom

Na Trilha da História desvenda o significado da felicidade

Este episódio aborda a felicidade sob um ponto de vista filosófico e histórico, passando pelo pensamento dos gregos, pela Idade Média, até chegar aos dias atuais.


A felicidade - ou a aparência dela - tornou-se uma obsessão em tempos de redes sociais. Fotos de viagens fantásticas, de casais apaixonados, de corpos saudáveis e perfeitos... uma profusão de informações sobre como a vida dos outros é (ou parece) perfeita. Mas o que será que a filosofia e a história nos dizem sobre a felicidade? O convidado desta semana do Na Trilha da História é José Henrique Fonseca, professor da escola de filosofia Nova Acrópole de Brasília. 
Durante a entrevista, José Henrique mostra a evolução do conceito de felicidade desde a época dos filósofos gregos clássicos, passando pela Idade Média, pelo Império Romano, pela Renascença e chegando à sociedade contemporânea. 

Trilha Sonora
Confira as músicas deste episódio: "Bola de Meia, bola de gude" (composição de Milton Nascimento e Fernando Brant / interpretação da Banda 14 Bis e de Samuel Rosa); "A felicidade" (composição de Tom Jobim e Vinicius de Moraes / interpretação de Maria Bethânia); "O que é, o que é" (composição e interpretação de Gonzaguinha); "Simples assim" (composição de Lenine e de Dudu Falcão / interpretação de Lenine); e "O sol nascerá" (composição e interpretação de Cartola). 
Confira aqui os horários do programa:
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;
Sábado, 18h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz;
Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.
Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.
Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br. 

sábado, 28 de julho de 2018

Convenção de Flávio Dino é a maior da história do Maranhão

Na Convenção, o governador Flávio Dino também falou sobre o ex-presidente Lula e defendeu que o petista possa ser candidato à Presidência da República.


Na maior convenção registrada na história do estado, o governador Flávio Dino teve o nome confirmado para disputar a reeleição ao governo do Maranhão pela Coligação Todos Pelo Maranhão, neste sábado (28). O vice-governador Carlos Brandão (PRB) também foi oficializado na vaga de vice. E os deputados federais Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS) foram homologados como candidatos ao Senado. 

A Coligação Todos Pelo Maranhão reúne 15 legendas: PCdoB, PDT, PP, PPS, PROS, PSB, PT, PTB, PR, PRB, DEM, PEN, PTC, Solidariedade e PPL. “É a maior convenção da história do Maranhão”, disse Flávio Dino. Durante o discurso, ele fez um balanço de algumas ações realizadas pela atual gestão. 
“Aqui no Maranhão estamos fazendo a nossa parte. Governo perfeito só o de Deus, o nosso Governo não é perfeito, mas quero dizer que fiz neste período tudo o que eu podia fazer”, afirmou, lembrando os efeitos da crise econômica sobre todo o país. Ele listou programas como o Escola Digna, o Mais Asfalto, o Cheque Minha Casa, o Mais IDH entre outros. “Fizemos tudo o que podíamos. Fizemos o máximo, e por isso todos os estados respeitam o Maranhão, porque sabem que estamos na direção certa”. 


28 DE JULHO DE 2018, 15H38

Convenção de Flávio Dino é a maior da história do Maranhão

Na Convenção, o governador Flávio Dino também falou sobre o ex-presidente Lula e defendeu que o petista possa ser candidato à Presidência da República
Na maior convenção registrada na história do estado, o governador Flávio Dino teve o nome confirmado para disputar a reeleição ao governo do Maranhão pela Coligação Todos Pelo Maranhão, neste sábado (28). O vice-governador Carlos Brandão (PRB) também foi oficializado na vaga de vice. E os deputados federais Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS) foram homologados como candidatos ao Senado. 
A Coligação Todos Pelo Maranhão reúne 15 legendas: PCdoB, PDT, PP, PPS, PROS, PSB, PT, PTB, PR, PRB, DEM, PEN, PTC, Solidariedade e PPL. “É a maior convenção da história do Maranhão”, disse Flávio Dino. Durante o discurso, ele fez um balanço de algumas ações realizadas pela atual gestão.
“Aqui no Maranhão estamos fazendo a nossa parte. Governo perfeito só o de Deus, o nosso Governo não é perfeito, mas quero dizer que fiz neste período tudo o que eu podia fazer”, afirmou, lembrando os efeitos da crise econômica sobre todo o país. Ele listou programas como o Escola Digna, o Mais Asfalto, o Cheque Minha Casa, o Mais IDH entre outros. “Fizemos tudo o que podíamos. Fizemos o máximo, e por isso todos os estados respeitam o Maranhão, porque sabem que estamos na direção certa”.
O vice-governador Carlos Brandão disse que se trata de um “governo que governa para o povo. Flávio Dino é extremamente preparado, competente, capaz e dedicado. E teve a competência de escolher uma equipe extremamente competente para o governo”.

União
Os candidatos ao Senado também ressaltaram o novo momento vivido pelo Maranhão a partir de 2015. “É um momento de muita responsabilidade política. O povo deu a oportunidade ao grupo liderado pelo Flávio Dino de fazer as verdadeiras mudanças”, disse Weverton.
“O governador deu voz à juventude no interior do Maranhão, à juventude da periferia. E nunca mais vão calar a nossa voz. Todos esses partidos que estão aqui são do time da vitória”, afirmou Eliziane. Segundo ela, “saímos do momento da história do Maranhão quando apenas uma família  controlava o estado. Eles precisam entender que nossas famílias não vão ser mais comandadas. Estamos vivendo um novo momento do Maranhão”.

Lula
O governador Flávio Dino também falou sobre o ex-presidente Lula e defendeu que o petista possa ser candidato à Presidência da República. “Todos nós que estamos aqui defendemos a Justiça, eleições justas. E para ter eleição justa no Brasil, para cada um poder votar em quem quiser, é fundamental que a gente diga Lula Livre, para ter democracia no país”.
Para Dino, isso “não significa dizer que todo mundo vai votar no Lula, mas significa que quem quiser votar no Lula vai ter o direito de escolher seu presidente da República”, afirmou.

Fonte 
Redação da Revista Forum

Eleição 2018: Veja como ficou formada a chapa do pré candidato Roberto Rocha

A chapa encabeçada pelo pré candidato a governador, o senador Roberto Rocha (PSDB), está formada por cinco partidos; PSDB, REDE, PMN, PHS, AVANTE.
Roberto Rocha terá como vice uma pessoa do sudoeste do Maranhão, precisamente de Imperatriz.  Pré candidatos a senadores; Waldir Maranhão  ( PSDB) e José Reinaldo Tavares (PSDB).
Eduardo Braide (PMN), desistiu da candidatura ao governo e será candidato a deputado federal na chapa que será composta por mais dois partidos, REDE e PHS, tanto o PSDB como o AVANTE irão sair sem se coligar com os outros partidos. Alguns nomes estão em destaque nessa alrticulação como o do Dr Sebastião Madeira (PSDB), Eduardo Braide (PMN) e o Célio Sá (PHS) da cidade de Barão do Grajaú.
Alexandre Almeida (PSDB), provavelmente irá declinar da candidatura ao senado e lutará novamente por uma cadeira na Assembléia Legislativa do Maranhão.
Provavelmente a mesma formatação da chapa de federal irá se repetir para os candidatos do âmbito estadual, em Destaque o deputado Wellington do Curso (PSDB), que vem em uma trajetória crescente.
Em tempo: A chapa está esperando a decisão de outros acordos, as articulações de bastidores garantem que Provavelmente o “PSDC” e mais outro partido irão compor essa chapa, agora é só esperar a convenção que será dia (4), pra ver o que acontece…

Com informações 
Blog do Filipe Mota

Congresso propõe novo ministério laical feminino

Ao comentar a proposta, padre José Cervantes, membro da Comissão Teológica do CAM 5, explicou que “sua identidade como um ministério singularmente feminino incluiria o caráter de discípulas e seguidoras que seguiam Jesus.
Criar um novo ministério laical feminino. Esta é uma das propostas do 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5) a ser apresentada ao Papa Francisco para enfrentar as necessidades evangelizadoras da Igreja. A ideia é pensar um ministério específico das mulheres, parecido com o diaconado, porém, denominado de outro modo.
“Ginacolitado” seria o nome desse novo ministério na Igreja. Segundo o documento de trabalho do CAM 5, seriam mulheres, religiosas ou leigas, solteiras ou casadas, que, depois de estudar o mesmo currículo teológico dos padres se tornam teólogas, são formadas, como tal, nas comunidades cristãs, com os requisitos apropriados, e recebem do bispo o ministério do “ginacolitado”, bem como a nomeação pastoral para a paróquia ou comunidade cristã.

Discípulas e seguidoras
Ao comentar a proposta, padre José Cervantes, membro da Comissão Teológica do CAM 5, explicou que “sua identidade como um ministério singularmente feminino incluiria o caráter de discípulas e seguidoras que seguiam Jesus. São também as primeiras evangelizadoras do Ressuscitado. Por essa razão, poderiam ser denominadas “ginacólitas”, do grego (mulher) e (seguir). Isso destaca seu caráter feminino e seu fiel seguimento de Jesus”, disse o teólogo.
Padre Cervantes esclarece ainda, que o CAM 5 tem a capacidade de expressar suas ideias para a renovação da Igreja. “A competência para criar um ministério novo na Igreja é do Papa e creio que ele pode ouvir a Igreja reunida aqui na Bolívia. A proposta está em sintonia com a grande sensibilidade de Francisco que valoriza o papel da mulher na Igreja e por isso, o que estamos fazendo é um serviço ao Papa”.

O teólogo recorda que as mulheres já fazem muito daquilo que se está propondo. “O que falta é converter isso em um ministério que ganharia um impulso e um reconhecimento do trabalho das mulheres na Igreja”. Ele esclarece também que não se trata de diaconisas, mas de um ministério ordenado pelos bispos para que sejam, como os diáconos, colaboradoras dos presbíteros. Assim não entramos em nenhuma controvérsia de interferir na estrutura dos ministérios ordenados”, ponderou padre Cervantes.

Funções do ministério do “ginacolitado”
– anúncio e pregação do Evangelho na Igreja e no mundo, como fazem os diáconos;
– ministério da consolação (cuidar dos doentes, pobres, presos, refugiados, marginalizados, descartados de todos os tipos);
– corresponsabilidade com o pároco, no âmbito da comunidade paroquial, como acontece com os diáconos;
– elas poderiam celebrar os sacramentos do Batismo e do Casamento.
O Congresso reúne, nos dias 10 a 14 de julho, na cidade de Santa Cruz de la Sierra na Bolívia, mais de 2.500 missionários e missionárias de 24 países do Continente Americano e convidados.

Por Jaime C. Patias, IMC

sexta-feira, 27 de julho de 2018

TRE-MA, Diálogo sobre as eleições 2018 ocorre dia 1º de agosto

Os profissionais de imprensa estão convidados a participar, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, na próxima quarta-feira, dia 1º de agosto, às 15h30, de diálogo sobre as eleições 2018, em especial acerca da propaganda, condutas vedadas, segurança da informação, fake news, entre outros temas, como novidades na legislação e esclarecimento de dúvidas.
O presidente do TRE-MA, desembargador Ricardo Duailibe, estará acompanhado do corregedor, desembargador Tyrone Silva, dos membros da Corte, do diretor-geral Flávio Costa, dos secretários Rhycleyson Martins (Judiciário) e Gualter Lopes (Tecnologia da Informação) e ainda dos assessores Magno Frazão (coordenador do cadastro eleitoral) e Danielle Cavaignac (Comunicação) para dar informações relevantes acerca do pleito.
O diálogo servirá também para apresentação de dados do eleitorado do estado apto a votar nas eleições de 2018 que terá 6 cargos em votação no 1º turno: presidente, 2 senadores, governador, deputado federal e deputado estadual.
A Assessoria de Comunicação pede que os profissionais de imprensa interessados em participar do diálogo confirme presença até o dia 31 de julho pelos telefones (98)2107-8760 / 8742, entre 13h e 19h.

Fonte diário de notícias 
De cara com a verdade

Caso Vitória: morte foi praticada de forma 'cruel', diz juiz

O juiz Flávio de Carvalho, da 1ª Vara Criminal de São Roque, aceitou no último dia 19 a denúncia do Ministério Público Estadual contra os três acusados do assassinato da menina Vitória Gabrielly Guimarães Vaz, de 12 anos, em Araçariguama, interior de São Paulo. No despacho, divulgado nesta quinta-feira (26), o juiz destacou "a gravidade dos fatos, pois, segundo consta, teriam arrebatado a vítima em virtude de dívida de drogas" e o "meio cruel na prática do crime, não bastasse a motivação pífia".
O juiz lembrou ainda que a menina era frágil e foi apanhada pelos criminosos quando brincava de patins, o que denotaria a periculosidade dos acusados. "Não se pode deixar de consignar que a vítima era uma pré-adolescente frágil, que estava brincando quando foi arrebatada, sendo que este fato, de arrebatar uma vítima nesta circunstância, de início, aponta que o responsável por este ato pode possuir periculosidade acima da média, a sujeitar-se a tamanha crueldade, colocando em risco outras vítimas na mesma situação", escreveu.

Com a decisão, os acusados Júlio César de Lima Ergesse e o casal Bruno Marcel de Oliveira e Mayara Borges Abrantes, passam à condição de réus no processo. Júlio César e Bruno estão presos na penitenciária masculina de Tremembé, interior de São Paulo. Mayara está detida na penitenciária feminina da mesma cidade.
Os suspeitos foram denunciados pelo MP no dia 16 de julho, por sequestro, homicídio e ocultação de cadáver. O advogado do casal, Jairo Coneglian, disse que os dois continuam afirmando sua inocência e que vai apresentar a defesa prévia no processo criminal. Um defensor público será indicado para a defesa de Júlio César.
A menina Vitória desapareceu no dia 8 de junho, após sair de casa para andar de patins. Uma câmera registrou a menina brincando antes de sumir. A cidade se mobilizou em busca da garota. O corpo foi encontrado oito dias depois à margem de uma estrada rural. Conforme a perícia, ela teria sido amarrada e morta no mesmo dia do desaparecimento.
A investigação apontou que Vitória teria sido morta por engano, já que o alvo era a irmã de um rapaz que devia dinheiro a um traficante. Ela teria sido confundida com a outra garota. Segundo o MP, os acusados cometeram o crime mesmo sabendo que era a vítima errada.

Fonte UOL notícias 

Partido dos trabalhadores no Maranhão decide apoiar chapa de reeleição do governador Flávio Dino

Após uma longa discussão que se estendeu ao longo da sexta-feira (27), o PT decidiu por maioria aprovar as candidaturas de Flávio Dino ao governo do Maranhão e Eliziane Gama (PPS) e Weverton Rocha (PDT).
31 delegados votaram a favor da candidatura de Adriana da CUT ao Senado e 149 por aprovaram a aliança com PCdoB e companhia.
Entre os que votaram a favor da aliança com Flávio Dino, Eliziane Gama e Weverton Rocha, destaca-se Márcio Jardim e Nonato Chocolate que por meses se colocaram como pré-candidatos ao Senado.
Votos, 7 abstenções 
31 contrário e
 150 a favor
A bancada petista nos parlamentos – Honorato Fernandes, Zé Inácio e Zé Carlos – também apoiou a aliança com Flávio Dino.
Do lado de Adriana da CUT estavam Rodrigo Comerciário, Eri Castro e outros.

Com informações 
Adilsom Sousa