sábado, 30 de junho de 2018

GOVERNO BATE RECORDE E ENTREGA 34 EQUIPAMENTOS DE EDUCAÇÃO NO MÊS DE JUNHO

Governo do Maranhão alcançou a marca de 34 equipamentos educacionais entre construídos, reconstruídos e reformados, entregues em vários municípios, somente no mês de junho. As obras integram o Escola Digna, considerado o maior programa de investimentos educacionais já visto na história do estado.
Além de escolas e unidades vocacionais  do Instituto, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), o Governo também devolveu à população bibliotecas Faróis do Saber revitalizadas e equipadas.
Foram 19 prédios novos construídos em 12 municípios maranhenses, incluindo os que não possuíam prédios próprios do Estado, como é o caso de Presidente Sarney; locais com déficit de escola e em substituição a estruturas inadequadas como taipa, barro, palha, galpões, entre outros.
Ganharam escolas novas: Lima Campos (povoados São José dos Mouras e São Lourenço); Presidente Juscelino (povoado Mata dos Caboclos); Apicum-Açu (povoado Ponta d’Areia); Vitorino Freire (povoado Sentada); Marajá do Sena (povoado Bandeira), Sítio Novo (povoados Monte das Oliveiras, Boa Esperança, Agrovila Bom Jesus e Novo Acordo), Caxias (sede e povoado Nazaré do Bruno), Barreirinhas (Sobradinho), Vargem Grande, Olinda Nova, Presidente Sarney e, neste sábado, Serrano do Maranhão, com três escolas, localizadas nos povoados Boa Vista, Boa Esperança e Olho d’Água.
O governo também segue avançando na profissionalização de jovens maranhenses e entregou as unidades vocacionais do IEMA de Açailândia e Imperatriz, ampliando a oferta de vagas para aqueles que desejam obter uma Formação Inicial e Continuada (FIC).
O governador Flávio Dino entregou, ainda, escolas de Ensino Médio totalmente reformadas e reconstruídas em: Cachoeira Grande (C. E. Sotero dos Reis), Apicum-Açu (C. E. Amado Joaquim), Aldeias Altas (C. E. Teófilo Dias), Coelho Neto (C. E. Cidade de Coelho Neto), Lajeado Novo (C. E. Prof. Carlos Alberto Monteiro de Macedo), Sítio Novo (C. E. Parsondas de Carvalho), Montes Altos (escola com o mesmo nome, C. E. Parsondas de Carvalho) e, em Timon, a reconstrução do antigo CAIC, que após oito anos de abandono, será a sede definitiva do Colégio Militar Tiradentes V.


Foi um grande primeiro semestre: dezenas de escolas construídas e reformadas; milhares de novos estudantes em tempo integral; centenas de professores e gestores em formação continuada; melhor índice de aprovação na história da rede pública estadual; confirmação do melhor salário do magistério no Brasil e tantas outras ações, que ratificam o Programa Escola Digna como a verdadeira revolução na educação do Maranhão. Sem retroceder, vamos caminhar para o crescimento do IDEB e, certamente, num futuro bem próximo, colocar nosso Estado no patamar que seu potencial condiz, de uma das melhores redes públicas do País”, realçou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
Faróis do Saber
Em continuidade ao projeto de revitalização de todos os Faróis do Saber no estado, o Governo entregou no mês de junho cinco equipamentos, beneficiando os municípios de: Vitorino Freire (Farol do Saber Profa. Olivia Tavares Pessoa), Brejo (Adolfo Vieira de Moraes), São João do Sóter (Profa. Valdeci Sousa), Caxias (Gov. Eugênio Barros) e Codó (Profa. Carmem Palácio Lago).
Coordenado pelas Secretarias de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) e da Educação (Seduc), o projeto de revitalização dos Faróis garante espaços adequados para desenvolver atividades de educação e cultura, porque além de recuperar a infraestrutura, o equipamento é entregue mobiliado e com rico acervo.


Com informações
Agência de notícias do Maranhão 

Declaração de Roseana sobre Lula irrita petistas maranhenses

Causou revolta entre a militância do PT e simpatizantes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a declaração da ex-governadora Roseana Sarney (MDB) sobre sua “solidariedade” a Lula.
Com a frase “O Maranhão está com Lula, eu também estou”, Roseana parece brincar com a inteligência dos maranhenses, admiradores do trabalho de Lula e tenta buscar na popularidade do ex-presidente formas de subir nas pesquisas de intenções de voto e voltar ao Governo do Estado.
Em abril de 2016, durante uma festa na casa do deputado Heráclito Fortes, logo após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), Roseana se referiu ao golpe dado em Dilma como uma corrida de cavalos e afirmou ao jornal O Globo que apostou “no cavalo certo” referindo-se ao apoio dado a Michel Temer.
“Meu pai disse que apostei no cavalo certo. Como pode tudo isso? Fui duas vezes coordenadora do impeachment”, completou Roseana.
Roseana viajou para Brasília e por lá ficou por vários dias, encarregando-se de conseguir apoio dos deputados federais maranhenses para o impeachment de Dilma Rousseff, consequentemente, um ato contra Lula. A ex-governadora apostou que, com a chegada do MDB ao Governo Federal, suas chances de derrotar o governador Flávio Dino (PCdoB) fossem potencializadas.
Mas o destino mostrou que Roseana estava errada. Passados dois anos do golpe, a ex-governadora vê a popularidade de seu companheiro de partido, Michel Temer, despencar e ser considerado o governo mais impopular da história.
Passados quase três meses da prisão de Lula, somente agora, Roseana mostra sua solidariedade ao ex-presidente, evidenciando seu oportunismo.

Com informações 
Blog da Sílvia Tereza 

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Morre jornalista que apresentava o programa policial Bandeira 2

Morreu na tarde desta quarta-feira (27), o jornalista Jânio Arley. Ele ficou famoso na década de 90 e início dos anos 2000 ao apresentar o programa policial Bandeira 2 na Tv Difusora, afiliada do SBT.
Janio Arley teve duas paradas cardíacas e foi levado ao Socorrinho do Cohatrac, porém não sobreviveu mesmo com as manobras de ressuscitação.
O ex-apresentador do Bandeira chegou a morar em Brasília por um ano, mas atualmente morava na região do Cohatrac.
O blog da Gênia presta solidariedade de pesar a toda imprensa e família enlutada 


terça-feira, 26 de junho de 2018

Estácio e Abraço encerram curso de capacitação para radialistas

O curso teve duração de oito semanas e é resultado de uma parceria entre a Estácio e Abraço


A quinta turma do Curso de Extensão para Rádios Comunitárias, ofertado pela Faculdade Estácio, encerrou neste sábado, dia 23 de junho com a entrega dos certificados aos participantes.

Durante a cerimônia de finalização, o professor Paulo Pellegrini, instrutor do curso, parabenizou os participantes e reafirmou o compromisso da Estácio de dar sequência à capacitação com novas turmas.
Desde 2016 a Estácio oferta o Curso de Extensão para comunicadores de emissoras comunitárias, em parceria com a Abraço (Associação Brasileira de Rádios Comunitárias) no Maranhão, visando melhorar o desempenho dos radialistas na programação.
A capacitação tem disciplinas sobre história e legislação das emissoras comunitárias, técnicas de redação, locução e interpretação, roteiro e criação para programas de rádio, com aulas teóricas e práticas.

No encerramento do curso houve um bate papo sobre a situação das rádios comunitárias, principalmente no que diz respeito aos projetos em tramitação no Congresso Nacional que têm o objetivo de ampliar a potência das emissoras para até 300 watts (atualmente é de 25 watts) e o número de frequências.
As rádios comunitárias são regidas pela Lei 9.612/98, que completou 20 anos em fevereiro de 2018 e nunca foi modificada, embora tenha várias iniciativas de parlamentares visando alterar a legislação com o objetivo de dotar as emissoras de melhores condições de funcionamento, abrangência e sustentabilidade.
Os participantes do curso questionaram a direção da Abraço Maranhão sobre os outros projetos de lei que tramitam no Congresso.

Para o radialista e jornalista João Filho, que participou da qualificação, o curso insere mais conhecimento aos colaboradores das emissoras comunitárias. “Fazer rádio detém paixão, mas é importante ter conhecimento técnico, teórico e prático. A rádio é comunitária, mas o profissional precisa se preocupar com o conhecimento. Eu trabalhei pela primeira vez em uma comunitária e graças a Deus ingressei no rádio comercial, mas devo ao rádio comunitário. É claro que busquei conhecimento e isso me deu suporte para trabalhar em emissoras comerciais”, destacou o profissional que hoje é colaborador da Rádio Bequimão FM.
No encerramento do curso houve um bate papo sobre a situação das rádios comunitárias, principalmente no que diz respeito aos projetos em tramitação no Congresso Nacional que têm o objetivo de ampliar a potência das emissoras para até 300 watts (atualmente é de 25 watts) e o número de frequências.

Com informações 
g7 João Filho

domingo, 24 de junho de 2018

Cavalo de Aço vence o Moto Club e avança no Campeonato Brasileiro

SÃO LUÍS – Uma partida repleta de gols, assim foi o duelo entre Moto Club e Imperatriz, neste domingo (24), no Estádio Castelão, em São Luís. O Cavalo de Aço venceu o Rubro-Negro por 4 a 2 e carimbou a vaga nas quartas de final da Série D.

O Moto marcou com Ramon, mas ainda no primeiro tempo do jogo, Cloves, Kaká e Júnior Chicão colocaram o Imperatriz a frente no placar. O Rubro-Negro ainda marcou no segundo tempo com Val Barreto, mas não adiantou.
O time do Imperatriz fechou a conta, na etapa final, com um gol de André Penalva. Somando as partidas de ida e volta, O Cavalo de Aço garante a vaga nas quartas de final da Série D do Brasileirão aguardando para saber quem será seu novo adversário.
O jogo
O duelo começou acirrado quando, logo aos 18 minutos, Ramon marcou para o Moto Club, mas “em cima da bucha”, Cloves empatou para o Cavalo de Aço.
O empate deu tranquilidade ao Imperatriz para marcar novamente aos 33 minutos, com André Penalva. Já aos 38, aproveitando um cruzamento feito por Kaká, Júnior Chicão marcou mais um para o Imperatriz. E antes do fim do primeiro tempo, Val Barreto marcou para o Moto.
Na volta do intervalo, Moto Club e Imperatriz reduziram a velocidade da partida. O Rubro-Negro tentou marcar usando jogadas pelas laterais, mas sem êxito. Já, aos 12 minutos, em um cruzamento de Renan para Kaká, o Cavalo de Aço marcou seu quarto gol.
Daí por diante o Imperatriz só administrou a vitória esperando o apito final, e carimbando sua passagem para as quartas de final do Brasileirão.
Está de parabéns!
O blog da Gênia esteve presente prestigiando e aplaudindo !


Com informações 
Imirante
Blog da Gênia 

ATENÇÃO:MAIS SAÚDE PARA TODOS!

 A intenção é diminuir a quantidade de pacientes nas upas.

TODOS SÁBADOS (manhã e tarde) E TODOS DOMINGOS,(até meio-dia), no PAM Diamante, temos as seguintes especialidades:

 Ginecologia, dermatologia, pediatria, avaliação nutricional, exames laboratoriais, preventivo, teste rápido entre outros.

 Raio X na hora, exames laboratoriais na hora de não exigir jejum, mamografia para a semana. Coleta de preventivo.

 Rua João Luís, 3684, Centro.
 Até medicacao está sendo entregue.

 Nessa ação Social levar:  cartão do SUS, RG e comprovante de Residência !

VAMOS DIVULGAR E PARTICIPAR DESTE PROGRAMA DO GOVERNO DO ESTADO QUE É UM DIREITO DE TODOS NÓS!

sexta-feira, 22 de junho de 2018

A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, diz que impedir a sátira é censura. “

A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, disse que impedir a sátira é censura.

“É uma censura prévia e a censura é a mordaça da liberdade. Quem gosta de mordaça é tirano. Quem gosta de censura é ditador”.


Em tempo:
Fazendo aqui uma  referência a frase da Ministra presidente do Supremo Carmem Lúcia, que deixa bem claro o que significa oligarquia e tirania. Podemos lembrar de uma decisão também do STF, não tão distante, que por mais uma vez, o jornal Estado de São Paulo, foi amordaçado, para não fazer nenhum destaque em reportagens que venha citar o senhor   Fernando Sarney Filho do ex presidente José Sarney.
fica bem contraditório quando o próprio Supremo permite esse tipo de sensura.
Ora, a serviço de quem? As decisões estão sendo colocadas em prática?
Primeiro parabéns ao supremo federal que enfrentou a abert e entendeu o real sentido da sátira.
Sendo assim um ponto para o humor brasileiro.
Já para o outro caso citado, zero para os magistrados, que de forma contraditório defendendo o interesse sabe lá de quem! Tolindo o direito da livre expressão. Ainda mais em um grande jornal do País, porque será?

Relembrando o caso:

Estado e proíbe informações sobre Sarney

Gravações em áudio proibidas revelaram ligações do presidente do Senado com os atos secretos da Casa

Felipe Recondo, de O Estado de S.Paulo

31 Julho 2009 | 19h25

O desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), proibiu o jornal O Estado de S. Paulo e o portal Estadão de publicar reportagens que contenham informações da Operação Faktor, mais conhecida como Boi Barrica. O recurso judicial, que pôs o jornal sob censura, foi apresentado pelo empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) - que está no centro de uma crise política no Congresso.


Por Adilsom Sousa

Abert perde mais uma ação no STF. Agora falta perder no senado para Abraço.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (21) liberar veículos de comunicação a fazerem sátiras e montagens com candidatos, bem como emitir opiniões favoráveis ou contrárias a políticos durante as eleições.

Prevista numa mudança da lei eleitoral em 2009, a regra já havia sido suspensa pelo próprio STF em 2010, no julgamento de uma ação apresentada pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

Nesta semana, os ministros do STF julgaram a lei no mérito e a maioria considerou que a proibição contraria a Constituição, por ferir a liberdade de expressão.

Votaram dessa maneira os ministros:

Alexandre de Moraes;Edson Fachin;Luís Roberto Barroso;Rosa Weber;Dias Toffoli;Luiz Fux;Gilmar Mendes;Ricardo Lewandowski;Marco Aurélio Mello;Celso de Mello;Cármen Lúcia.

A lei eleitoral proibia "usar trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que, de qualquer forma, degradem ou ridicularizem candidato, partido ou coligação, ou produzir ou veicular programa com esse efeito".

Outro ponto questionado é o trecho que impede a difusão de "opinião favorável ou contrária a candidato, partido, coligação, a seus órgãos ou representantes".

Votos dos ministros

Primeiro a votar, na sessão desta quarta, o relator da ação, Alexandre de Moraes considerou os artigos inconstitucionais.

"Entendo que nos dispositivos impugnados está presente o traço marcante da censura prévia, com seu caráter preventivo e abstrato. [...] Quem não quer ser criticado, que não quer ser satirizado, fica em casa, não seja candidato". – Alexandre de Moraes

Nesta quinta, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, ressaltou o trabalho da Justiça Eleitoral de combate às "fake news", mas diferenciou esse tipo de conteúdo das sátiras e críticas aos candidatos.

"Faço 'discrimen' entre liberdade de expressão e propaganda eleitoral sabidamente inverídica e que causa dano irreparável aos players. Se o voto deve ser livre, não podemos chancelar notícias sabidamente inverídicas, que viralizam em tempo recorde, sob o pálio da liberdade de expressão", afirmou o ministro.

Ao apresentar o voto, o decano do STF, Celso de Mello destacou a importância do humor para apontar o que há de "grotesco, desonesto, fraudulento e enganoso" na política.

"O riso e humor expressões de estímulo à prática consciente da cidadania e ao livre exercício da participação política. O riso e o humor são transformadores, são renovadores, são saudavelmente subversivos, são esclarecedores, são reveladores. É por isso que são temidos pelos detentores do poder", afirmou o ministro.

Gilmar Mendes concordou com a derrubada das regras que proíbem a sátira, mas alertou que continua possível ao Judiciário avaliar eventuais abusos na comunicação social em período de disputa eleitoral.

"Muitas reprodutoras de televisão nos estados estão em mãos de famílias de políticos. Certamente tem um direcionamento e pode ocorrer. Ou que uma orientação editorial leve a fazer um noticiário massivamente contra um determinado candidato. Aqui há o bom e fundamental direito de resposta", afirmou o ministro.

Abert e PGR

No início do julgamento, nesta quarta, o advogado da Abert, Gustavo Binenbojm, defendeu que os trechos da lei violam a liberdade de manifestação do pensamento, da atividade intelectual e o direito de acesso à informação.

Ele afirmou que se trata de uma forma disfarçada de censura que atinge críticas de humor e críticas jornalísticas à política. "A censura atinge frontalmente duas formas, duas manifestações da sociedade civil que são caras à democracia."

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, também disse que as normas ferem a liberdade de expressão. "O período eleitoral não é um período de exceção democrática", completou.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Golpe no WhatsApp para consulta ao PIS afeta 116 mil pessoas em 24 horas

Mais um golpe atingiu os usuários do WhatsApp. Se aproveitando do início do pagamento dos recursos do PIS-Pasep, iniciado na última segunda-feira (18) em todo o país, hackers estão distribuindo links maliciosos que ofereceriam a possibilidade de verificar o saldo a ser recebido. Cerca de 116 mil pessoas foram atingidas apenas nas últimas 24 horas, de acordo com informações do dfndr lab, do PSafe.
Além de mensagens no WhatsApp, a ameaça continua ganhando escala através de notificações enviadas para uma base de usuários que já caíram em golpes anteriores. Segundo o laboratório de cibersegurança, mais de 100 mil pessoas fazem parte da base que permitiu o envio do conteúdo malicioso.

A forma de disseminação é semelhante a outros golpes ocorridos em 2018. Ao clicar no link nas notificações, os usuários são direcionados para uma página com um texto que, supostamente, seria da Caixa Econômica Federal, indicando a liberação do benefício. “PIS salarial pra quem trabalhou entre 2005 à 2018 no valor de R$ 1.223,20”, diz a página do golpe.
Após algumas perguntas pessoais, como "Você trabalhou com carteira assinada entre 2005 a 2018?” ou “Você está registrado atualmente?”, a fraude incentiva o usuário a compartilhar com 30 amigos ou grupos do WhatsApp para, finalmente, finalizar o processo e realizar o saque do valor.
O TechTudo entrou em contato com o dfndr lab a respeito do domínio usado neste golpe, de final ".top", pois ele já havia aparecido em outras campanhas maliciosas no passado. O laboratório confirmou esta informação e acrescentou que isso demonstra que o hacker tem apenas mudado o tema. Enquanto este domínio não for bloqueado, ele ainda poderá ser aproveitando em novos golpes.

Golpes têm sido recorrentes no mensageiro

Este caso do PIS se junta aos diversos outros golpes ocorridos este ano. Em maio, cerca de 50 mil brasileiros foram atraídos por uma falsa promessa de ingressos gratuitos para o filme "Vingadores: Guerra Infinita". Além de responder perguntas pessoais, os hackers ainda exigiam que o conteúdo fosse compartilhado com amigos da vítima.
Recentemente, a greve dos caminhoneiros também foi utilizada para fraudes. Um link malicioso supostamente mostraria postos de gasolina com combustível disponível para compra - que na verdade levavam para sites pagos e apps de origem duvidosa. Antes disso, outro golpe oferecia uma blusa oficial da Seleção Brasileira para quem compartilhasse a mensagem com até 30 contatos.

Desconfiar de promessas mirabolantes é a solução

Para evitar cair nos recorrentes golpes do WhatsApp, é necessário olhar com cuidado para links que prometem ofertas imperdíveis, produtos ou serviços gratuitos. Notícias alarmistas também têm grandes chances de serem fraudes. Para entender melhor como se proteger, confira o nosso guia definitivo para não cair em cilada no Whatsapp.
Existem ainda diversos aplicativos que podem auxiliar na proteção. O Whoscall, por exemplo, ajuda na detecção de golpes envolvendo assinaturas de horóspoco, notícias e esportes. Para os mensageiros, o DFNDR security pode ser uma boa opção. O app possui uma ferramenta anti-phishing que detecta conteúdo suspeito no WhatsApp, Facebook Messenger e até em SMS.


Por Wallace Nascimento, para o TechTudo

Falta um mês para o início das convenções partidárias


As eleições gerais de 2018 estão chegando e os preparativos para o pleito já começam a ser planejados. As convenções partidárias definirão os candidatos ao Governo do Estado, ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa.
De acordo com o calendário das eleições de 2018, publicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as convenções poderão ser iniciadas no dia 20 julho e vão até o dia 5 de agosto. Nelas também serão escolhidas as coligações.
O atual governador e pré-candidato à reeleição, Flávio Dino (PCdoB), encaminha-se para realizar a maior convenção deste ano no Maranhão. Ele já tem o apoio do PDT, PSB, PT, PPS, DEM, PP, PR, PRB, PTB, PROS, PTC, PEN, Solidariedade, além do próprio PCdoB.
A ex-governadora Roseana Sarney conta com o apoio do seu partido MDB, além do PSD, PV e PMB.
A pré-candidata Maura Jorge já tem declarações de apoio do PRTB, PSDC, Podemos, além do PSL, seu partido.
O senador Roberto Rocha, até o momento, conta apenas com o PSDB. Ele espera a convenção tucana no estado para definir seu nome na disputa ao governo do estado.
Professor Odívio Rezende teve seu nome definido pelo PSOL, o pré-candidato terá ainda o apoio do PCB.
Outros dois pré-candidatos seguem indefinidos. O deputado estadual Eduardo Braide (PMN) e o ex-secretário Ricardo Murad (PRP) terão, nas convenções partidárias, a oportunidade para definirem seus destinos.
Alguns partidos também seguem indefinidos. São eles: Avante, Rede, Novo, PSC, PHS, PPL, PSTU e PCO.

Com informações 
Silvia Tereza 

quarta-feira, 20 de junho de 2018

TSE cassa mandato do prefeito Zé Vieira e Bacabal terá nova eleição

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não reconheceu, agora, à noite, o Recurso Especial Eleitoral nº 187-25.2016.6.10.0013, proposto por Zé Vieira, referente à eleição de 2016, em Bacabal, e dessa forma está cassado o mandado do prefeito bacabalense.
Vieira foi acusado pela coligação “Bacabal Rumo ao Futuro”, encabeçada pelo deputado estadual Roberto Costa (MDB), candidato que ficou em 2º lugar nas eleições para prefeito, de promoção pessoal com dinheiro público, e teve indeferido, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o registro de sua candidatura e de seu vice. No entanto, Zé Vieira participou das eleições graças a liminares nas instâncias superiores, venceu e tomou posse, sendo que depois disso o caso virou um “imbróglio” judicial sem fim, com idas e vindas, hora favorável a Vieira, hora em seu desfavor.
O recurso de Vieira contra a decisão do TRE já havia sido pautado outras três vezes, todas em 2017: 23 de maio, 19 de outubro e 7 de novembro. Em todas as ocasiões o caso foi retirado de pauta.
Ontem, à noite, a Corte Eleitoral decidiu pelo não conhecimento do recurso de Vieira e do seu vice Raimundo Florêncio Monteiro Neto (PHS), filho do deputado estadual Carlinhos Florêncio (PCdoB).
Diante da decisão, Zé Vieira aguarda no cargo a publicação do Acórdão do TSE, que determinará ao presidente da Câmara Municipal de Bacabal que assuma a prefeitura e convoque nova eleição dentro de 30 dias. Nesse intervalo, Zé Vieira deve recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).


Com informações 

John Cutrim

GRAVE ACIDENTE NA BR 230


Grave acidente na BR 230, entre Balsas e São Raimundo das Mangabeiras, deixa dois mortos

As primeiras informações dão conta que na manhã desta quarta-feira (20), uma colisão envolvendo uma carreta e uma caminhonete deixou ao menos duas pessoas mortas. A carreta tombou sobre a caminhonete.

A caminhonete S10 com placa da Bahia foi esmagada pela carreta baú.






A qualquer momento mais informações

Fonte: PRF

terça-feira, 19 de junho de 2018

COM MAIS DE 20 MIL ATENDIMENTOS, SORRIR JÁ VIROU REFERÊNCIA NA SAÚDE DO MARANHÃO

Desde que foi inaugurado pelo governador Flávio Dino, há três meses, a Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) já realizou mais de 22 mil procedimentos de baixa e alta complexidades. Maior Centro de Atenção à Saúde Bucal do Nordeste, a unidade tem se destacado entre os pacientes pela qualidade do atendimento e facilidade no agendamento.
Com os 17 consultórios odontológicos internos, equipamentos de última geração e 87 profissionais à disposição da população, o Sorrir já fez 3.885 atendimentos de urgência, 5.145 consultas, 3.584 exames, 660 próteses.
Além disso, realizou três implantes e outros 9.339 procedimentos gerais, atendendo 11.840 pacientes.
Atendida nesta quinta-feira (14) pelo Sorrir, a paciente Maria Batista Pereira diz não ter encontrado dificuldades no encaminhamento à unidade, que fica quase em frente ao Terminal da Praia Grande, em São Luís.
“Fui encaminhada para cá em abril, em maio eu já tinha feito a consulta e agora estou aqui para fazer o molde da minha prótese. Eu achei fácil o atendimento daqui”, diz.
Zaqueu Alves, que também foi fazer o molde da prótese, não teve dúvida ao avaliar o serviço: “O atendimento aqui é nota 10”.
O diretor geral da clínica, o dentista Fabrício Saraiva, explica que, além dos pacientes da capital, existe uma grande demanda oriunda do interior do Maranhão.
“Esses pacientes procuram os postos de saúde das suas respectivas cidades e são avaliados pelo dentista da Unidade Básica de Saúde. Depois, se os postos não realizarem o atendimento por falta de capacidade técnica, são encaminhados pro Sorrir. E a gente já consegue definir dia, data e horário para o atendimento”, frisa.
“Essa ficha é devolvida para o gestor municipal, que fica responsável pelo transporte do interior até o Sorrir pra fazer o tratamento”, completa.

Expansão
Recentemente, o governador Flávio Dino anunciou um programa de descentralização da saúde bucal maranhense, com instalação de Unidades Odontológicas no interior do Estado.
“O Sorrir em São Luís está à disposição de todos os maranhenses, mas estamos trabalhando com a Secretaria de Saúde para expandir esse serviço e garantir que todos os maranhenses tenham acesso ao tratamento em locais mais próximos”, disse o governador.
Atendimento
O Sorrir atende de segunda a sexta feira, das 8h às 20h. O prédio fica ao lado da Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (FEME), em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande, em São Luís. O atendimento dos serviços odontológicos é realizado mediante encaminhamento médico das Unidade Básicas de Saúde (UBS), onde a população deve recorrer no primeiro momento. Há também atendimento de urgência.

Com informações 
Agência de notícias do Maranhão 

segunda-feira, 18 de junho de 2018

MEC divulga resultado do Sisu nesta segunda-feira

O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (18) o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta edição, o programa oferece 57.271 vagas em 68 instituições públicas de ensino superior em todo o país. O resultado será divulgado na página do programa na internet.
Os estudantes selecionados deverão fazer a matrícula nas instituições de ensino entre 22 e 28 de junho. Aqueles que não foram selecionados poderão participar da lista de espera. O prazo para que isso seja feito é de 22 a 27 de junho. A convocação dos candidatos em lista de espera será de 3 de julho a 21 de agosto.
Podem concorrer às vagas os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e obtiveram nota acima de zero na redação.
As vagas serão oferecidas em oito instituições públicas estaduais, uma faculdade pública municipal e 59 instituições públicas federais, com dois centros de Educação Tecnológica, 27 institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia e 30 universidades.

Com informações 
Blog da Sílvia Tereza 

FLÁVIO DINO E PREFEITO DUTRA ENTREGAM 700 TÍTULOS DE TERRA EM PAÇO DO LUM

Cerca de 700 luminenses passaram a ser oficialmente donos dos imóveis onde moram, na manhã deste sábado, dia 16. O governador Flávio Dino, por meio da Secretaria de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), em parceria com a Prefeitura de Paço do Lumiar, entregou os títulos de regularização fundiária de propriedades habitadas de 10 comunidades de Paço do Lumiar, em solenidade na Igreja São Francisco de Assis, no Maiobão.
Foram beneficiados moradores das comunidades Residencial Abdalla I e II, Pindoba, Pindaí, Rio Grande, vilas Carlos Augusto, Nazaré, Cafeteira, São José I e Alto do Paranã, todas no município de Paço do Lumiar. “Já entregamos 4 mil títulos de terra aqui em Paço do Lumiar no nosso governo. Isto significa R$ 4 milhões investidos na regularização fundiária, que garante cidadania e também valorização dos imóveis em pelo menos 50%”, destacou o governador Flávio Dino.
O prefeito Domingos Dutra lembrou que aquela era a terceira vez durante sua gestão à frente do Município que o governador ia a Paço do Lumiar fazer entrega de títulos de terra. “São famílias que deixam de ser chamadas de invasoras, para serem chamadas de proprietárias. Título dá segurança jurídica para fazerem melhorias sem risco de perder seus imóveis. Ainda faltam muitos títulos a serem entregues, mas este governo já fez muito e vai fazer muito mais”, afirmou o prefeito.
Foram entregues 189 títulos pela Secid e 501 pelo Iterma. Os seis primeiros títulos foram entregues pelo governador e pelo prefeito e o restante no salão paroquial da igreja. A primeira moradora contemplada foi Maria Leonésia da Silva, que recebeu o título das mãos de Flávio Dino, Domingos Dutra e da secretária da Secid Flávia Alexandrina.
Outra moradora contemplada, Maria da Anunciação de Sousa Abreu, agradeceu ao governador logo após receber o título de propriedade. “Desde que moro no Abdalla I já entrou governador, saiu governador e nenhum se preocupou em nos dar este título. Estou muito feliz e grata”, afirmou a moradora.
Durante a solenidade, o prefeito Dutra lembrou que Flávio Dino é o governador que mais foi a Paço do Lumiar. “Ele já pisou aqui seis vezes e sempre para anunciar boas novas. Além dos títulos de propriedade, entregou praça e avenida urbanizadas, Corpo de Bombeiros, assinou ordem de serviço do hospital-maternidade de Paço do Lumiar, além de ter ajudado com recursos para recuperação asfáltica de ruas e avenidas, num total de 22 quilômetros feitos pelo Governo do Estado”, informou o prefeito Dutra.
Participaram também da solenidade o presidente do Iterma, Raimundo Lídio, secretários municipais, vereadores, membros das gestões municipal e estadual e a população.

Com informações 
Blog do Jorge Vieira 

sábado, 16 de junho de 2018

Governo inicia convocação dos candidatos aprovados no concurso público da Saúde

O Governo Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza a primeira etapa de convocação dos aprovados no Concurso Público Nº 001/2017 para preenchimento de vagas nas 45 unidades de saúde gerenciadas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) na capital e interior do Maranhão. Trezentos e quarenta e cinco candidatos estão sendo convocados para as áreas de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Bioquímica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Medicina (endocrinologia, ginecologia e obstetrícia, ortopedia, cardiologia e pediatria), Terapia Ocupacional e Administração.
“Iniciamos a fase de convocação dos candidatos aprovados no concurso da Saúde. O certame é mais uma injeção de recursos da gestão Flávio Dino na reestruturação das carreiras do serviço público estadual, que representa uma estratégia fundamental para o melhor funcionamento da rede pública de saúde no Maranhão”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
Os candidatos convocados deverão comparecer junto ao setor de Recursos Humanos na UPA de Timon, Hospital de Presidente Dutra, Hospital Materno Infantil de Imperatriz, UPA de Codó, Hospital Regional Adélia Matos Fonseca, em Itapecuru, e sede da Emserh em São Luís, entre os dias 15 e 18 de junho, conforme edital de convocação, no horário das 9h às 11h e das 14h30 às 17h, para retirar a requisição de exames médicos.
Para os cargos assistenciais é exigido hemograma completo, glicemia em jejum, VDRL e tripagem sanguínea. Já para os cargos administrativos hemograma completo, glicemia e tripagem sanguínea.
O resultado dos exames médicos e laboratoriais necessários para a admissão em cada cargo deverá ser entregue impresso no dia da apresentação dos documentos exigidos. Para este dia, a listagem completa da documentação a ser apresentada pode ser conferida no site www.emserh.ma.gov.br.
De posse de toda a documentação necessária, inclusive os resultados dos exames, os candidatos convocados deverão comparecer no auditório do Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico Dr. Luiz Alfredo Netto Guterres – Pam Diamante, localizado na Rua João Luís, 3684 – Diamante, São Luís, de acordo com o cronograma previsto no edital.
Para o presidente da Emserh, Vanderley Ramos, a realização do concurso na área da saúde teve um significado histórico de ineditismo para o Maranhão. “Neste primeiro momento estamos convocando 345 dos aprovados em diversas áreas do concurso público para a Saúde. Isso comprova a necessidade e seriedade do certame e, acima de tudo, o compromisso do governo Flávio Dino em reestruturar o serviço nas unidades de saúde públicas do estado, prestando atendimento com mais qualidade ao cidadão”, declarou.
O concurso é válido por dois anos, contado a partir da data de homologação do resultado final do certame, podendo ser prorrogado, uma única vez por igual período, por conveniência administrativa. O concurso foi realizado no dia 18 de fevereiro e recebeu 44.371 inscrições. O número total de candidatos presentes foi 38.084.
Calendário de apresentação final dos candidatos no Centro de Especialidades Médicas e                 Diagnóstico Dr. Luiz Alfredo Netto Guterres – Pam Diamante:
21/06/2018 – 8h30 às 11h30: Biomédico; Bioquímico; Enfermeiro; Enfermeiro Obstetra; Enfermeiro UTI Adulto; Enfermeiro UTI NEO; Enfermeiro UTI Pediátrica; Farmacêutico.
21/06/2018 – 14h30 às 17h: Fisioterapeuta; Fisioterapeuta – UTI Pediátrica Neonatal; Fonoaudiólogo; Nutricionista; Psicólogo.
22/06/2018 – 8h30 às 11h: Técnico de Enfermagem.
22/06/2018 – 14h30 às 17h: Técnico de Enfermagem; Terapeuta Ocupacional; Médico Ginecologia e Obstetrícia; Médico Ortopedia; Médico Cardiologia; Médico Pediatria; Assistente Administrativo.

Com informações 
Blog do marrone