O monitoramento será realizado em 9 escolas de São Luís
Ontem (4), o Núcleo de Ação de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção (NAOP) da CGU no Maranhão iniciou as atividades previstas no cronograma de visitas para sensibilização de alunos, professores e servidores das escolas públicas municipais da capital para o início do Projeto Monitorando a Merenda Escolar.
A iniciativa pioneira consiste no monitoramento diário da merenda, pelos próprios alunos, por meio de aplicativo instalado nos celulares. O projeto iniciou-se nas cidades paraenses de Belém e Santarém e hoje é realizado em todos os estados.
Em São Luís, o projeto chegará a 9 escolas:
1. U.E.B GOMES DE SOUSA (VILA MARANHÃO)
2. U.E.B HENRIQUE DE LA ROQUE ALMEIDA (VILA EMBRATEL)
3. U.E.B URUATI (ITAPERA)
4. U.E.B. MINISTRO CARLOS MADEIRA - ANJO DA GUARDA
5. U.E.B. ROSÁLIA FREIRE - BACANGA
6. U.E.B. RUBEM TEIXEIRA GULLAR - COHAB ANIL III
7. U.E.B MAJOR JOSÉ ALGUSTO MOCHEL (MARACANÃ)
8. UEB - CASA FAMILIAR RURAL
9. UEB CÔNEGO SIDNEY CASTELO BRANCO FURTADO
A CGU constatou que a média dos Índices de Desempenho da Educação Básica (Ideb) em cidades onde foi constatada corrupção é menor que a média nacional e os recursos da merenda escolar um dos mais desviados. Nesse sentido, uma boa merenda pode ser a porta de entrada para uma performance melhor dos alunos em sala de aula.
Os resultados esperados, no médio prazo, são: (i) fomento do tema “controle social” nas escolas públicas, possibilitando a continuidade do projeto pelos próprios alunos, em conjunto com organizações da sociedade civil e/ou entidades e órgãos governamentais; (ii) obtenção de melhorias na qualidade da merenda e na estrutura relativa à oferta de merenda das escolas públicas estaduais, nos casos em que a qualidade e a estrutura não estejam adequadas; (iii) contribuição para a melhoria da gestão do PNAE, fomentando a transparência das ações do programa; e (iv) disseminação da ação em nível nacional.
O projeto é realizado pela Controladoria-Geral da União em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com a Controladoria-Geral do Município de São Luís. Mais informações podem ser obtidas pelo Whats 9896040286
Por Welliton Resende
Nenhum comentário:
Postar um comentário