quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Governo lança aplicativo do Viva para agendar atendimento




O Governo do Maranhão, por meio do Viva, lançou, nesta quarta-feira (17), o aplicativo Viva MA. Com a ferramenta virtual, o cidadão poderá agendar atendimento previamente, com maior rapidez e comodidade. Além disso, será possível obter informações a respeito do órgão e dos serviços oferecidos.

Com o aplicativo, os cidadãos terão a possibilidade de agendar atendimento nas unidades do Viva Pátio Norte, Shopping da Ilha e Imperial Shopping, em Imperatriz. No Viva Shopping da Ilha serão disponibilizados agendamentos dos serviços de CPF, RG e antecedentes criminais. No Pátio Norte e Imperial Shopping serão oferecidos os serviços de todos os parceiros presentes, entre eles Detran, Jucema, Procon, entre outros. Serão realizados 20 agendamentos por serviço. Caso a unidade tenha 10 serviços, serão totalizados 200 agendamentos. Se o cidadão quiser ser atendido em determinado dia, deve acessar o aplicativo um dia antes para agendar.

O layout traz as ferramentas dispostas de forma simples e visível na página principal do aplicativo, proporcionando melhor interação e facilidade de encontrar o serviço procurado. Para realizar o agendamento basta o cidadão fornecer o nome, endereço, telefone e documentos pessoais solicitados. Fornecido esses dados, o usuário deve selecionar a unidade que deseja ser atendido, o dia e a hora, e o serviço que deseja o atendimento. O aplicativo informará os documentos necessários, evitando que o usuário leve a documentação incorreta ou incompleta.

Feito o passo a passo, o cidadão receberá a senha pelo próprio aplicativo e confirmação pelo e-mail, a qual deverá ser apresentada na hora do atendimento, impressa ou no celular. O agendamento pelo aplicativo poderá ser feito em qualquer horário, porém o atendimento físico será realizado de segunda a sexta, das 16h às 22h.

Além do agendamento, o aplicativo disponibiliza notícias relacionadas ao Viva, localização atual do atendimento móvel e a possibilidade de traçar rota, via GPS, até o local da unidade mais próxima. Serão disponibilizadas, também, a tabela de taxas para os serviços, integração com as redes Sociais do Governo do Maranhão e contato direto com a ouvidoria do Viva.

Segundo o diretor-geral do Viva, Duarte Junior, o aplicativo traz maior efetividade ao atendimento e torna o órgão cada dia mais próximo dos cidadãos. “O aplicativo é uma ferramenta de extrema relevância para os maranhenses, pois permite ao cidadão agendamento a qualquer hora do dia e da noite, disponível na palma da mão. Esse é mais um passo para a efetivação da cidadania no nosso estado, disponibilizando agendamento e informações de forma mais prática e rápida”, afirmou.

O aplicativo é compatível com os principais sistemas móbiles já disponíveis no mercado, o Android e o IOS, e pode ser baixado nas lojas AppStore (iOS) e Playstore (Android) gratuitamente.

sábado, 13 de agosto de 2016

Livro sobre a Petrobras revela que escândalos de corrupção começaram no governo Sarney

A Revista Exame desta semana publica trechos exclusivos do livro "Petrobras - Uma História de Orgulho e Vergonha" da jornalista Roberta Paduan. Segundo a publicação, o então presidente Sarney protegeu seu amigo e compadre, presidente da BR Distribuidora, o general Albérico Barroso Alves, acusado de montar um esquema para saquear a estatal em conluio com instituições financeiras que aceitassem operar a fraude.
petrobras 5
EXAME - Em meados de 1989, o então presidente da Petrobas, Carlos Sant’Anna, chamou um grupo de funcionários para uma reunião que começou com o seguinte discurso: ‘Precisamos de uma estratégia para proteger a Petrobras’. E continuou: ‘Não temos mais o general daqui para resolver os problemas com o general de lá’. Sant’Anna referia-se à relação direta entre os militares que comandaram o país após o golpe de 1964 e os presidentes da estatal, muitos dos quais também foram militares. Até aquele momento, a Petrobras tinha sido presidida por militares em 25 dos 35 anos de sua existência. E a maioria dos presidentes civis que comandaram a petroleira até ali era altamente identificada com a cultura militar. Sant’Anna era exceção. Formado em geografia e história, começou a trabalhar na Petrobras como temporário e, em 1958, foi efetivado ao passar num concurso público. Galgou cargos até chegar à presidência em abril de 1989.
Naquele ano, a situação do país não era de ruptura, como em 1964, mas o cenário mostrava-se altamente desafiador. O Brasil vivia um período de efervescência política e de grave crise econômica. O presidente José Sarney finalizava seu mandato e, depois de 25 anos, os brasileiros se preparavam para votar novamente para presidente da República. Na economia, o país beirava o caos. A inflação fechou 1989 em inacreditáveis 1.972%. Para a Petrobras, a explosão dos preços e a desvalorização cambial eram ainda mais nocivas. O governo impedia a estatal de reajustar o preço dos combustíveis, numa tentativa inútil de segurar a inflação. A empresa perdia 100 milhões de dólares por mês devido à defasagem no preço de seus produtos. Depois de ter registrado em balanço lucros acima do bilhão de dólares (em 1986 e 1988), a Petrobras apresentou em 1989 um resultado que se limitava a 160 milhões, muito pouco para uma gigante com mais de 80 000 funcionários na folha de pagamentos.
petrobras 4Nesse ambiente, o que era um dos cargos mais cobiçados do Brasil, a presidência da Petrobras, transformou-se num desafio não tão atraente. Nos cinco anos de governo Sarney, a empresa teve cinco presidentes, uma rotatividade inédita. Sant’Anna temia um futuro pouco venturoso para a estatal, e ele não estava sozinho. Os funcionários com mais tempo de empresa, principalmente os que ocupavam cargo de gestão, já tinham percebido que a democratização aumentaria a exposição da empresa ao uso político. ‘Os políticos civis vieram com um apetite danado para cima da Petrobras’, disse Roberto Villa, diretor industrial da Petrobras na época.
O primeiro grande escândalo de corrupção envolvendo a Petrobras veio a público no final de 1988, por meio de uma reportagem da jornalista Suely Caldas, do jornal O Estado de S. Paulo. A reportagem revelou que dirigentes de três bancos privados – Bradesco, BCN e Banco Geral do Comércio – haviam procurado Armando Guedes Coelho, então presidente da empresa, para fazer uma denúncia. Eles diziam que um funcionário da BR Distribuidora estava por trás de um esquema montado para saquear a estatal em conluio com instituições financeiras que aceitassem operar a fraude.
petrobras 3O golpe se daria no serviço de cobrança realizado por diversos bancos contratados pela BR e consistia em receber o pagamento das duplicatas de inúmeros postos de combustíveis que compravam produtos da BR. No trâmite normal, os bancos eram remunerados com um percentual de cada cobrança realizada em nome da BR. O banco que ‘colaborasse’ no esquema seria privilegiado com uma fatia maior das cobranças da companhia. Para isso, a instituição financeira teria de fraudar a data de recebimento dos pagamentos, aplicar o dinheiro – sem que a BR soubesse – e dividir os ganhos da aplicação com o proponente do negócio ilícito. Num período de inflação alta, os ganhos seriam altos. A pessoa que visitara os bancos propondo o esquema garantia ter o aval de executivos do alto escalão da subsidiária. A instituição financeira que não ‘colaborasse’ trabalharia menos ou não trabalharia para a empresa.
Ao receber a denúncia, o presidente da Petrobras, Armando Coelho, afastou toda a direção da BR e abriu uma investigação interna. A apuração, realizada em dez dias, confirmou que bancos pouco expressivos, escolhidos sem obedecer aos critérios normalmente utilizados pela estatal, vinham recebendo depósitos milionários em razão das cobranças feitas para a BR. A pessoa que visitava os bancos era Eid Mansur, que não trabalhava nem lá nem na Petrobras. Entretanto, Mansur dizia ser diretamente ligado a Geraldo Magela de Oliveira e Geraldo Nóbrega, dois assistentes do presidente da BR, o general Albérico Barroso Alves, o Barrosinho, como era conhecido nas Forças Armadas. O problema é que o general Barroso era amigo e compadre do presidente José Sarney. Foi ele que o nomeou como diretor industrial da Petrobras e presidente da subsidiária BR (os diretores da petroleira costumavam acumular a presidência de uma das subsidiárias do grupo).
Ao final, a comissão interna que investigou o caso concluiu que Eid Mansur fazia parte de uma quadrilha formada por Magela e Nóbrega, ambos levados para a BR Distribuidora havia poucos meses por Barroso. Depois que a história foi parar no jornal, o Legislativo criou uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Em depoimento à CPI, Magela, Nóbrega e o general Barroso negaram conhecer Mansur.
petrobrás 1No dia seguinte aos depoimentos na CPI, porém, a jornalista Suely Caldas recebeu um telefonema de um funcionário da estatal que tinha um vídeo que desmentia a versão dos três envolvidos. Nas imagens captadas numa festa da BR, o general Barroso e seus subordinados Magela e Nóbrega brindavam alegremente com taças de champanhe com Mansur. Uma nova reportagem estampou uma sequência de fotos que mostravam Mansur se dirigindo a Barroso, enquanto apoiava a mão esquerda nas costas do general e apontava para Magela com a mão direita. Nóbrega, o quarto elemento da foto, observava ao fundo. A reportagem demoliu o falso testemunho dos três.
Os dois assessores de Barroso foram demitidos, mas Armando Coelho não conseguiu afastar o general presidente da BR. Ao telefonar para Sarney e pedir a ele que demitisse Barroso, Coelho ouviu uma resposta desconcertante do presidente. ‘Eu não demito amigos’, teria dito Sarney ao então presidente da Petrobras. Diante do argumento, Coelho entregou o cargo. Alegou que não podia trabalhar com um diretor em quem não confiava, e foi contratado por uma fábrica de catalisadores que pertencia à Petrobras. Depois, aceitou o convite para dirigir a Suzano Petroquímica. Barroso permaneceu ainda algum tempo na diretoria da Petrobras e na presidência da BR, mas foi remanejado para a presidência da Petrofértíl, subsidiária de fertilizantes do grupo, onde ficou por poucos meses, logo deixando a empresa de vez. Mais tarde, descobriu-se que Coelho teve total apoio de Ernesto Geisel, ex-presidente da República e ex-presidente da Petrobras, para realizar a investigação. Geisel, que ainda contava com alto prestígio político, convenceu os militares a não proteger o general Barroso.
Atualmente, Coelho não aceita falar sobre o diálogo que teve com Sarney. Mas também não desmente a história contada por dois auxiliares que eram muito próximos a ele na época. Ambos confirmam que ficaram estupefatos com a justificativa do presidente da República, confidenciada pelo chefe no calor dos acontecimentos. Ao comunicar sua saída da empresa aos diretores e gerentes no auditório da Petrobrás, Coelho foi aplaudido de pé por quase 5 minutos. Mais do que uma homenagem ao presidente que deixava o cargo, as palmas dos funcionários eram um protesto contra o ataque à empresa e a saída de um presidente que não aceitou acobertar a corrupção.
Mais interferências
Depois do escândalo, o fato é que em 1989 a Petrobras não tinha um plano estratégico. E era o que Carlos Sant’Anna pretendia mudar. Por quatro meses, a equipe incumbida de elaborar o plano discutiu cenários econômicos e políticos, nacionais e internacionais, com 40 executivos da companhia. Ao final, chegaram à conclusão de que, nos novos tempos de competição global que se anunciavam, a raiz nacionalista da empresa deveria ser substituída por eficiência e competitividade perante as maiores e melhores petroleiras do mundo. Só assim as empresas e os países prosperariam. Essa foi uma das principais mensagens do plano.
Coordenado pelo engenheiro José Paulo Silveira, superintendente da área de planejamento da estatal, o trabalho foi finalizado em 15 de dezembro de 1989. O plano foi aprovado pelo conselho da Petrobras em janeiro do ano seguinte e divulgado por Sant’Anna aos gerentes num auditório lotado. Quase dois meses depois, no domingo de 4 de fevereiro de 1990, o plano foi parar no jornal O Estado de S. Paulo .. O título era ‘Petrobrás muda para os anos 1990’. A reportagem deixou o presidente eleito, Fernando Collor, furioso. Ele ainda não havia tomado posse, o que aconteceria em 15 de março. Em sua interpretação, o tal plano estratégico era uma forma de resistência ao seu governo. Assim que assumiu, destituiu não só o presidente e os diretores como também metade do grupo de gestores logo abaixo deles. Sant’Anna aproveitou para se aposentar. E o que seria o primeiro plano estratégico da Petrobras acabou engavetado”.

DELEGAÇÃO DE VIANA NA ABERTURA DO JEM'S 2016


A Primeira delegação de Viana a chegar em São Luís foi a do Beach soccer do composta de alunos da escola municipal Martinho freias do povoado Estrada de Rafael, e equipe técnica além do secretário adjunto de Esporte e Lazer do município Lucas Gomes.
Foi uma bonita festa! Fiquei muito feliz em ver a garotada empolgada com a presença de vários municípios. Disse Lucas Gomes, depois de prestigiar uma abertura oficial do JEM’s que tem uma tema otimista para os atletas maranhenses, “VIVER UM SONHO OLÍMPICO, VOCÊ TAMBÉM PODE!”
A secretaria de Educação de Viana está dando total apoio aos atleta e comissão de professores e treinadores, foi ofertado uma logística de transporte integral durante os jogos e assistência direta através do secretário adjunto e o professor Thiago Câmara, coordenador dos JOGOS ESCOLARES VIANENSES..
O secretário de Estado de Esporte e Lazer Márcio Jardim, declarou aberto a temporada do JEM’s e pediu a todos que não desistem do sonho de uma medalha, além de almejar ver um deles no futuro em uma olimpíadas representando nosso País.
A abertura aconteceu no Teatro Arthur Azevedo. Nos meses de agosto e outubro, milhares de estudantes, de 12 a 17 anos, vencedores das etapas municipal e regional dos JEMs, disputam, em São Luís, 20 modalidades, nas categorias infantil e infanto e nos Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses (ParaJEMs).
Pela segunda vez na história dos JEMs, o Governo do Estado vai garantir aos atletas das delegações do interior do estado três grandes centros de alojamento para vivência e intercâmbio dos atletas maranhenses: o Estádio Castelão, o Parque Folclórico da Vila Palmeira e o Centro Social dos Servidores do Maranhão (Ipem). Para segurança e conforto dos alunos, serão disponibilizados veículos para auxiliar no transporte e estrutura completa de alimentação, acompanhados por nutricionistas.
A fim de garantir o bom condicionamento físico dos atletas dos JEMs 2016, o governo investiu, também, na Clínica de Fisioterapia. O Centro foi estruturado com equipamentos modernos e especialistas da área, visando oferecer o suporte necessário aos alunos. Para o lazer dos atletas, ao longo da competição haverá o “Agita JEMs”, projeto que conta com vasta programação de passeios, apresentações culturais e atividades educacionais, que levam mais lazer e cultura aos atletas no período em que não estão participando das disputas.









quinta-feira, 11 de agosto de 2016

DE EDUCAÇÃO MARCONE VELOSO ENTREGA MAIS UMA VAM PARA ESCOLA DA ZONA RURAL EM VIANA.







O secretario de educação de Viana Marcone veloso entregou na tarde de quarta feira 10 de agosto, mais um  transporte do aluno, na comunidade de Santa Maria do Raposo Zona rural do município e contou com a presença de assessores da Semed e supervisores e técnicos, além de Zé Arnold, diretor Administrativo, Kaká Veloso, Tânia Campos coordenadora pedagógica, Secretário Adjunto Maurício Mota.
O veículo Van, faz parte de uma projeto da prefeitura de Viana em ofertar mais qualidade e comodidade aos alunos da rede municipal de ensino, uma frota destes transporte será disponibilizada aos alunos conforme a  viabilidade dos recursos.
A direção da escola organizou uma recepção muito festiva juntamente com a comunidade de Santa Maria do Raposo, onde jovens alunos e pais de alunos estiveram presentes para agradecer ao gestor da Semed e prefeito pela dedicação que vem fazendo pelos alunos que passam por várias dificuldades até chegar a sala de aula.
Maria José, diretora da escola falou a todos que foi uma luta da escola em conseguir entre os primeiros veículos que chegaram para o transporte do aluno, e agradeceu ao secretário pela atenção e disse ainda que está satisfeita com a aquisição deste veículo para escola que servirá muito na região.
Falou representando os pais o senhor Magno Cesar, pai de aluno da escola Heliodório da Silva Rocha, agradeceu ao prefeito e secretário Marcone por esta iniciativa e lembrou, dos riscos e muita poeira que os alunos enfrentam todo dia indo para a escola, e agora com este transporte ficará mais tranquilo. "Agora confiante que seu filho e os seus amiguinhos estará em segurança e chegará em casa feliz e com roupa limpinha". Disse Magno.
Marcone Veloso fez uma referencia a gestão do prefeito Chico Gomes, tem feito muito para educação de Viana, e que esta compra das primeiras vans foi usado recursos próprios, tudo é fruto de uma gestão organizada e séria. Marcone pediu a todos da comunidade que orientasse seus filhos para preservar mais um patrimônio que a escola está ganhando.
Fonte ASCOM SEMED.

FOTOS: Adilson Sousa

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Viana sedia Seminário de Potencialidades Empreendedoras da Baixada Maranhense

Viana estará recebendo nesta quarta-feira (10), o I Seminário de Potencialidades Empreendedoras da Baixada Maranhense, que vai discutir o potencial turístico e empreendedor da região dos Campos e Lagos, que abrange além de Viana, que sedia o evento, os municípios de Penalva, Cajari, Arari, Matinha, São João Batista e Vitoria do Mearim.

Os temas em pauta estão relacionados ao turismo, cultura e natureza como potencial de inclusão socioprodutiva das famílias dos Campos e Lagos, a produção associada ao turismo e infraestrutura como geradora de oportunidades empreendedoras e a importância do comércio e serviços na economia territorial.


                                   
De acordo com o gerente regional do Sebrae em Santa Inês, Aluízio Muniz, a expectativa é que o seminário contribua com o crescimento regional por meio dos temas que serão abordados. ”Queremos atender o anseio daquela população que sonha com o desenvolvimento de seus municípios, através do turismo. O momento será para discutir, estimular e trazer o empreendedorismo por meio das riquezas naturais de cada localidade. O Sebrae espera que este seja o pontapé inicial para um trabalho que será desenvolvido ao longo dos anos, em prol do desenvolvimento do turismo dessa região tão bonita, que são os Campos e Lagos”, afirmou Muniz.

Como parceiros na realização do evento, o Sebrae conta com o apoio das prefeituras da região Campos e Lagos, dos integrantes do Fórum da Baixada, do Consórcio Intermunicipal dos Campos e Lagos (Conlagos), da ONG Arariba  e Associação Comercial de Viana.

Otimista, a organização do evento espera que os debates com a participação do poder público federal, estadual e municipal, lideranças empresariais e rurais e sociedade civil organizada, gerem subsídios para o desenvolvimento socioeconômico da região com foco no turismo sustentável.

O evento está programado para começar às 8h da manhã, no espaço de eventos César Palace, no bairro de Fátima em Viana e o encerramento previsto para 18h horas, o acesso é gratuito.

PROGRAMAÇÃO

8h30 Abertura do evento
9h: Polo turístico dos lagos e campos floridos: turismo como fator
de desenvolvimento socioeconômico e cultural secretaria estadual da cultura e turismo
9h25: Economia Criativa na atividade do turismo: inovação e oportunidades André lobão - produtor cultural, especialista em gestão cultural
09h50: Preservação dos recursos naturais para um desenvolvimento
territorial sustentável: a experiência de jericoacoara - ce
José Bezerra de Souza júnior - Secretário de Turismo de Jijoca de
Jericoacoara – CE
10h15: Moderação Tadeu Borba – consultor especialista em desenvolvimento empresarial
10h35 INTERVALO
10h50: Produção associada ao turismo e inclusão socioeconômica de pequenos empreendedores: a experiência da rota das emoções
Luís Walter Muniz - Gerente da regional dos Lençóis/Munim e coordenador da rota emoções no maranhão

11h15: Tecnologia para os sistemas integrados de produção
agropecuária na baixada maranhense Embrapa
11h40: Piscicultura na Baixada e Caso de Itans –  Matinha associação dos piscicultores de itans
12h05: Moderação - Conceição Marques – especialista em desenvolvimento local e tecnologias sociais
12h25: Intervalo para almoço
TARDE
14h20: Comércio, serviços e sua importância no desenvolvimento territorial e nas atividades do turismo.
Keila Maria Pontes - coordenadora de indústria, comércio e serviços do Sebrae
14h50: Obras estruturantes como geradoras de oportunidades para os
pequenos empreendedores Codevasf.
15h20: Logística de transporte e o desenvolvimento econômico
sustentável na baixada e litoral ocidental maranhense.
Antônio Valente – Superintendente da Ahinor (administração das hidrovias do nordeste)
15h50: Moderação: Alexandre Abreu - Engenheiro Civil - fórum de defesa da baixada maranhense
16h30: Encerramento -  atração cultural

217 ELEITORES COMPARECEM A VOTAÇÃO BIOMÉTRICA SIMULADA EM VIANA

            7 de agosto de 2016. Votação biométrica simulada de Viana.

Presidente, juízes e diretor-geral acompanharam a simulada


Neste domingo, 7 de agosto, eleitores da escola Luís Carlos Guimarães do bairro Vinagre de Viana participaram do projeto de votação biométrica simulada do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. O percentual de comparecimento foi de 9,73%, correspondente a 217 eleitores dos 2.228 aptos a votar no local.
O desembargador Lourival Serejo, presidente do TRE-MA, acompanhou os trabalhos e demonstrou satisfação em ver que muitos eleitores atenderam ao convite da Justiça Eleitoral e foram tirar suas dúvidas, colaborando para que a eleição do dia 2 de outubro funcione sem problemas.
Nas votações biométricas simuladas, a estratégia de convite ao eleitor dos locais escolhidos tem sido de uso de posts em blogs, matérias e entrevistas em emissoras de rádios e televisão, carro de som, carta-convite e ainda carro de som.
Nestas eleições 2016, Viana contará com o eleitorado de 31 mil 640 e a juíza Carolina de Sousa Castro é quem comandará o processo eleitoral no município.
Fórum Eleitoral reformado
Além de participar da votação biométrica simulada, o presidente esteve no Fórum Eleitoral de Viana para visitá-lo após pintura interna e externa, polimento do piso, revisão das instalações, hidráulicas, elétricas e de lógica e de comunicação visual. A reforma custou cerca de 26 mil reais.
Também estiveram em Viana o juiz auxiliar Reginaldo Cordeiro (presidência) e o diretor-geral Gilson Borges.
Fonte: Secom- TRE

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

PRESIDENTE DO TRE LOURIVAL SEREJO VISITA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE VIANA








O ilustre vianense desembargador e presidente do TER no Maranhão Lourival Serejo esteve na manhã de domingo 7 de agosto esteve cumprindo uma agenda em Viana e aproveitou para visitar as novas instalações da reformada e inaugurada recentemente a biblioteca Municipal Ozimo de Carvalho.
Acompanhado da primeira Dama Alinete Gomes, Prefeito Chico Gomes Consuelo Travassos, a juíza Carolina Castro e assessores percorreram as dependências da Biblioteca.
Lourival Serejo parabenizou a iniciativa de reforma uma das mais importantes casas de cultura literária, “este espaço deve ser aproveitado pelo vianeses que sempre foi uma referência para as letras” disse o desembargador.
Prefeito Chico agradeceu também a visita e informou que recentemente o município enviou uma equipe de servidores da biblioteca e professores para acidade de Viana de do Castelo em Portugal para participar de um grande evento tradicional o encontro de funcionários de bibliotecas naquela cidade.
Disse ainda que foi uma oportunidade e fazer intercâmbio cultural com as duas cidades irmãs, onde experiências proveitosas foram socializadas para o engrandecimento dos serviços prestado em nossa biblioteca.
Fonte. ASCOM VIANA.

FOTO: Adilson Sousa.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

EX PREFEITO DE PENALVA ESTÁ PRESO EM VIANA



O Juíz de direito de Penalva Dr. Carlos Alberto Matos Brito, expediu mandato de busca e apreensão hoje quinta feira 4 de agosto,  que condenou à prisão o ex-prefeito de Penalva Nauro Sérgio Muniz Mendes. Ele é acusado pelo Ministério Público do Maranhão, por vários crimes contra o erário publico. improbidade administrativa.
A operação foi realizada no início da noite desta quinta feira véspera  do último dia das convenções partidárias no País, 5 de agosto.
As informações da prisão é da13ª CIA PM EM Viana, que teve a frente o Ten. Teixeira na companhia da força tática e equipe albatroz a  motorizada fizeram a apreensão de Nauro Muniz foi na residência da família na cidade de Penalva onde o ex prefeito não ofereceu resistência e foi recambiado para a delegacia de polícia de Viana e permanecerá até amanhã onde será transferido para a capital.
O processo 466/2016 foi a estopim para mais uma condenação que responderá em regime de reclusão com uma pena  de 11 anos e 3 meses.
Várias condenações pesa em nome do ex prefeito Nauro uma delas foi 2015 sobre apropriação de recurso da cultura, outra desvio de recurso do Fundo Nacional da Saúde.outro por desviar R$ 4.504.922,56 do Fundo Municipal de Saúde. O ex-prefeito deixou também de prestar contas anuais da administração financeira do município à Câmara de Vereadores.
Neste caso Nauro Mendes foi condenado à pena de 3 anos e 3 meses de reclusão, em regime aberto, substituída por restritiva de direitos na modalidade prestação de serviços à comunidade, além de não poder exercer cargo ou função pública, eletiva ou de nomeação, por 5 anos, por infração do artigo 1º, I, do Decreto-lei nº 201/67:  “apropriar-se de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio”.
Segundo ainda segundo as informações amanhã o filho do ex prefeito condenado seria lançado como candidato a prefeito no município, mas  com a prisão do pai de Mateus Muniz, aliados e correligionários não divulgaram qual o rumo tomará os aliados partido que  apoia o PV (PARTIDO VERDE). Nauro Muniz tem 52 anos e foi prefeito em Penalva na gestão 2005-2008.

Procon/MA notifica clínicas particulares para coibir preços abusivos de vacinas contra dengue




O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MA) notificou preventivamente, nesta quinta-feira (4), as clínicas Alergo Center e Vaccini a fim de coibir a prática de preços abusivos sobre a venda de vacinas contra a dengue, chikungunya e zika. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um comunicado essa semana alertando os consumidores de todo o país.

De acordo com a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), a vacina deve custar entre R$ 132,76 até no máximo R$ 138,53, dependendo do ICMS de cada estado. Com base na alíquota praticada no Maranhão (18%), a vacina deve ser comercializada por aqui a R$ 134,63. Contudo, é permitido que as clínicas acrescentem a este valor os custos por aplicação e armazenamento da vacina.

No Maranhão, a vacina dengvaxia do laboratório Sanofi Pasteur, única liberada para comercialização em território nacional, deve começar a ser vendida ainda este mês. A notificação quer prevenir fornecedores e consumidores sobre as regras estabelecidas pela CMED.

Segundo o presidente do Procon/MA, Duarte Júnior, a notificação reitera o compromisso das clínicas privadas de obedecerem ao valor máximo de comercialização da vacina. “Uma vez que o preço já foi estabelecido pelo órgão competente, cabe aos órgãos de defesa do consumidor, como é o caso do Procon/MA, fiscalizar seu pleno cumprimento. Esta é uma ação preventiva para alertar fornecedores e consumidores e evitar cobranças abusivas”, destacou o presidente.

A notificação recorda às clínicas que exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva e elevar sem justa causa o preço de produtos e serviços são práticas abusivas previstas pelo Código de Defesa do Consumidor em seu Artigo 39 incisos V e X. O consumidor também tem o direito de pedir a nota fiscal discriminando cada um dos serviços oferecidos.

Caso desconfie de cobrança abusiva, o consumidor pode realizar denúncia por meio do site, do aplicativo disponível para download ou em qualquer das 22 unidade do Procon/MA distribuídas pelo estado.

As clínicas Alergo Center e Vacine têm até 10 dias para prestar esclarecimentos sobre a comercialização de suas vacinas, e devem apresentar ao Procon/MA as notas fiscais de compra e de venda da vacina dengvaxia nos últimos seis meses. O descumprimento da notificação pode se caracterizar como crime de desobediência sujeito às sanções administrativas e civis cabíveis, nos termos do Artigo 330 do Código Penal.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Ex-prefeito Rilva Luis tenta voltar ao poder em Viana, usando Magrado Barros como “laranja”


O “ABRAÇO DE TAMANDUÁ” XILADO AOS VIANENSES

Sabe aquela expressão “abraço de tamanduá” que define o abraço que alguém recebe de uma pessoa que não simpatiza ou que é falsa? Pois é, essa seria a melhor legenda para essa imagem na atual política vianense.
Adversários e inimigos políticos na eleição passada, em 2012, o enrolado, ficha suja, 38 processos na justiça, duas condenações e com os direitos políticos suspensos,o ex-prefeito de Viana, Rilva Luis, se agarrou nas cuecas do empresário Magrado Barros para tentar se manter na cena política vianense e, por conseguinte, colocar seus familiares em secretarias estratégicas.
Se o Brasil fosse um país sério, esse senhor nem deveria mais andar solto nas ruas ou tentaria encarar os vianenses de quem tanto roubou.
Sendo assim, na convenção do dia 30, sábado, a professora aposentada Lucimar Gonçalves, genitora do ex-prefeito, deve ser indicada a vice na chapa de Magrado Barros, para em seguida, de acordo com as negociações políticas e politiqueiras que o Blog teve conhecimento, ser ungida à poderosa Semed – Secretaria de Educação, na hipótese mais remota do grupo vencer a eleição de outubro.
ABAIXO O RETRATO DA EDUCAÇÃO DE VIANA NA GESTÃO DE RILVA LUÍS

escolas zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
A outra pasta estratégia, e não menos recheada de recursos, seria destinada a irmã do ex-gestor, que já administrou a pasta num passado recente, se comportando igual macaco em loja de porcelana: era bilhete timbrado pra todo lado, para comprar sapatos de luxo, comprar grades de cerveja, comprar remédio pra bicheira de cavalo, para pagar ônibus com torcedores para São Luís , entre inúmeras aberrações, com farta documentação em poder do Ministério Público.
O hospital municipal Dom Hélio Campos e as condições dos postos de saúde, o internauta pode conferir logo abaixo, assim como as escolas de taipa cheias de cupim, herança maldita que Rilva Luis deixou para o sucessor.

E NA SAÚDE COM ERA ANTES DE CHICO GOMES




Maranhão lança ‘Plataforma Agroecológica’ projeto pioneiro no Nordeste



Para democratizar o acesso à informação, o Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançaram a ‘Plataforma Agroecológica’. A iniciativa de ter, em um ambiente virtual, todo um acervo bibliográfico e informativo em agroecologia é pioneira no Nordeste.

A rede de conhecimento dispõe, para pesquisas, mais de 200 publicações, dentre livros em versões digitais, artigos, documentos, cartilhas, áudios e vídeos relacionados com agroecologia, área que estuda a agricultura na perspectiva ecológica.

O Maranhão, que vem acompanhando gradativamente a revolução digital, agora apresenta ao Nordeste uma ferramenta de pesquisa na internet que representa um avanço para difusão de conhecimento aos técnicos e extensionistas rurais, estudantes e instrutores de Casas Familiares Rurais e Escolas Agrícolas, e também, pesquisadores e professores universitários.

O projeto foi desenvolvido pela Embrapa Cocais em parceria com a Agerp, Casas Familiares Rurais, Escolas Agrícolas, Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão (Assema). O patrocinador é o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O acesso é pelo endereço http://plataforma.cpacp.embrapa.br/ ou por meio do site da Agerp www.agerp.ma.gov.br, que disponibilizará um link direcionando à plataforma.

O presidente da Agerp, Júlio César Mendonça disse que a Plataforma cumpre a premissa do Governo Flávio Dino de desenvolver a agricultura familiar por meio do conhecimento. “Democratiza o acesso de técnicos ao conhecimento que será repassado ao agricultor e é de livre acesso, todos podem acessar e adquirir conhecimento mais aprofundado sobre agroecologia, que tem como base uma agricultura sustentável”.

Os técnicos e extensionistas da Agerp, que atuam pelo estado levando assistência técnica aos agricultores familiares, contarão nessa rede virtual um apoio para gerar mais conhecimento a serem aplicados no acompanhamento do cotidiano ao agricultor no campo.

O conhecimento vai chegar ao agricultor por meio dos técnicos e o próprio agricultor pode acessar se tiver internet. “Iremos disponibilizar para escolas rurais um kit de informática para que, nesse ambiente, os alunos façam consultas e assim, sejam incluídos no mundo digital” informou o pesquisador da Embrapa, Carlos Freitas. Segundo o pesquisador da Embrapa, serão promovidos cursos sobre agroecologia para os técnicos da Agerp.

Agroecologia

O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Agerp, José Malheiros, destaca que agroecologia é um tema pouco discutido. Para ele, a Plataforma dará suporte para aprofundar as pessoas interessas aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

“Essa ferramenta é um instrumento para popularizar o tema agroecologia, servindo tanto ao produtor quanto ao consumidor e técnicos. Um dos objetivos é fazer com que a população conheça quais os procedimentos e metodologias adotadas para produção de alimentos saudáveis por meio da agroecologia”.

O pesquisador da Embrapa Cocais, Carlos Freitas explicou que a ideia da plataforma é dispor, em único local, amplas informações sobre o tema. Ele explica que o grande volume de informação na internet dificulta uma busca direcionada sobre o tema. “A plataforma vem justamente reunir e preencher essa lacuna disponibilizando publicações especializadas em agroecologia”.

Governo inaugura posto de atendimento fixo do Viva na área Itaqui-Bacanga



Com o objetivo de ampliar o acesso do cidadão aos serviços de documentação básica, o Governo do Estado inaugurará nesta quarta-feira (03), às 9h, um novo posto de atendimento fixo, desta vez na área Itaqui-Bacanga. O atendimento será instalado na Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga (ACIB), que fica na Rua Vaticano, quadro 57, nº 09 – Praça do Anjo da Guarda.

Para o diretor-geral do Viva, Duarte Júnior, a expansão do órgão é uma forma de garantir os direitos da população. “Ampliando a oferta dos serviços públicos estamos contribuindo diretamente para a efetivação da cidadania dos maranhenses, com mais qualidade, acessibilidade e segurança, uma prioridade do governador Flávio Dino. O posto ficará no local por tempo indeterminado para oferecer mais comodidade à comunidade do Itaqui-Bacanga”, explicou Duarte Júnior.

O novo posto oferece serviços de documentação básica, como emissão de 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais e serviços do balcão do cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), inscrições em concursos e outros serviços online.

O horário de atendimento será de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. A implantação desse posto de atendimento é uma ação que integra o projeto do Governo do Estado de reestruturação e expansão do Viva. Atualmente há postos de atendimento fixo instalados no Shopping da Ilha, com horário estendido de 10h às 22h, oferecendo também entrega de documentos do Detran; e no Shopping Passeio, com atendimento de 9h às 18h.

Além dos postos de atendimento fixo espalhados por São Luís, o cidadão conta ainda com a unidade sede na Av. Beira-Mar, que possui 30 postos de serviço à disposição. A população da área da Cidade Operária, Tropical, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa podem também ter acesso à emissão de documentos pela unidade do Viva no Pátio Norte Shopping, que tem capacidade diária de 4 mil atendimentos.

A mesma capacidade possui a nova unidade no Imperial Shopping, em Imperatriz, que agora conta com duas unidades do Viva. Em Barra do Corda e em Coroatá, o Viva também chegou com novas unidades, mais confortáveis, acessíveis e eficientes, para oferecer em todo o Estado um serviço de qualidade. Até o final do ano, será inauguradas unidades em Codó, Chapadinha, Pastos Bons, Coelho Neto, Santa Luzia do Paruá e o posto do Shopping da Ilha será transformado em uma unidade de grande porte.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

25 mortos e 101 feridos em acidentes nas rodovias federais do Maranhão no mês de julho

Os números estão no balanço do período de férias divulgado nesta terça-feira (02) pela Polícia Rodoviária Federal no Maranhão.
Houve redução de 14% do número de acidentes e de 10% do total de feridos em relação ao mesmo período do ano anterior. A quantidade de óbitos, por outro lado, subiu de 20 para 25, influenciada por dois graves acidentes que tiraram a vida de 12 pessoas
A Polícia Rodoviária Federal divulgou na manhã desta terça feira, através da assessoria de comunicação social no Maranhão, informações relativas a acidentes, fiscalização e ao combate a criminalidade nas rodovias federais que cortam o estado do Maranhão durante o período de férias de julho.

Os números de acidentes e feridos mostram queda de ocorrências e de vítimas lesionadas, redução de 14% e de 10% respectivamente, comparado com julho do ano anterior.

No período de férias deste ano foram 119 acidentes, em 2015 foram 138 ocorrências. Já o número de feridos reduziu de 111 para 101. A quantidade de óbitos se elevou de 20 para 25, aumento de 20%.

Dois acidentes, duas tragédias

A BR 135 é a rodovia federal que vem registrando o maior número de acidentes no estado do Maranhão nos últimos anos, que no início do período de férias de julho foi palco de um dos mais graves acidentes automobilísticos.
Uma colisão frontal ocorrida entre um veículo passeio e um caminhão no dia 3 no Campo de Peris, pouco depois da saída da capital maranhense, resultou em oito óbitos, incluindo duas crianças. 

No último dia do mês outra grave ocorrência vitimou quatro ocupantes de um automóvel na BR 316, entre Codó e Caxias. Uma idosa de quase oitenta anos estava entre as vítimas.

Confira os números do balanço apresentado pela PRF.
Informações: NUCOM/PRF