quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Deputado Toca Serra solicita subestação de energia para Pedro do Rosário





O Deputado Estadual e Candidato a Prefeito de Pedro do Rosário, Toca Serra do PCdoB, Solicitou por meio de indicação parlamentar a empresa Equatorial Energia, a implantação de uma Subestação de Energia Elétrica para o Município de Pedro do Rosário, bem como a universalização da Energia Elétrica para todos os Povoados do referido Município.

Segundo o Deputado Toca Serra, a qualidade da energia fornecida hoje em Pedro do Rosário não atende a demanda e tem cuausado muitos prejuízos aos comerciantes, órgãos públicos e a população em geral, por isso é urgente a necessidade da implantação de uma Subestação de Energia Elétrica.

Toca Serra disse ainda que muitos Povoados do Município de Pedro do Rosário, ainda não dispõe de eletrificação, o que prejudica a qualidade de vida da população, pois Pedro do Rosário tem potencial para ser um grande produtor de alimentos agrícolas, e que a energia elétrica é primordial para tal feito.

A tarde o Deputado Toca Serra, foi Pessoalmente a sede da Equatorial Energia no Maranhão, onde foi recebido pelo Diretor da Empresa, o Ex Deputado Estadual Zé Jorge, que prontamente atendeu as Solicitações do Deputado, e afirmou que a Equatorial Energia, iniciará ainda este Ano os trabalhos para implantar Energia nos Povoados que ainda não tem, quanto a Subestação a empresa iniciará os estudos necessários para a devida implantação.

Por Fim Toca Serra agradeceu pela receptividade do Diretor José Jorge, que se Colocou a disposição para Futuras Parcerias.







Com informações: 
Adilsom Sousa 
Da Assessoria 

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Imperatriz também tem muitos candidatos a prefeito: 11 disputam o cargo




Muito se fala que esta eleição para prefeito de São Luís tem muitos candidatos: 11 no total. Mas a segunda maior cidade do Maranhão não perde para a capital nesse quesito. Imperatriz também tem 11 candidatos registrados na briga pela prefeitura.

O número é um recorde na cidade, onde a eleição geralmente é muito polarizada entre dois grupos com um ou dois outros candidatos que disputam uma terceira via.

Desta vez a eleição é muito pulverizada. Caso a inelegibilidade de Ildon Marques se confirme, serão menos candidatos, mas uma eleição ainda mais imprevisível, já que Ildon lidera as pesquisas.

Disputam a eleição para prefeito e vice-prefeito:

Aluísio Melo e Maciel (PSOL); Assis Ramos (DEM) e Alcemir Costa (MDB); Daniel Fiim e Carlos da Autos Tintas (Podemos); Daniel Vieira e Sargento Goia (PRTB); Ildon Marques (PP) e Rodrigo Brasmar (PSD); Sebastião Madeira (PSDB) e Vanessa Rocha (PMN); Manoel Garimpeiro e Norma Bezerra, ambos do PND; Marco Aurélio (PCdoB) e Rosi Vicentini (PSB); Tarcilla Mariana Carvalho Silva e Gláucio Serafim, ambos do PSC; Pastor Laércio (PSL) e Dr. Graça Carvalho (PTC) e Sandro Ricardo e Franklim da Costa do PTB.

Imperatriz tem ainda 461 candidatos a vereador na disputa por 21 vagas na Câmara Municipal.


Fonte: Blog do Clodoaldo Corrêa. 
Disponível em:
Acesso: 29 de setembro de 2020.

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Mulheres com esse tipo de sangue estarão cheias de rugas e cabelos grisalhos antes dos 40




As mulheres que têm esse tipo de sangue estarão cheias de rugas e cabelos grisalhos antes dos 40, isso segundo a ciência.

Você pode aplicar tanto protetor solar e comprar quantos cremes antienvelhecimento desejar, mas a rapidez com que sua pele envelhece com o tempo pode depender de fatores que estão além do seu controle, como seu tipo sanguíneo. Na verdade, novas pesquisas indicam que o seu tipo de sangue, entre outras coisas que têm a ver com a genética, pode desempenhar um papel na sua suscetibilidade às rugas.

Em um estudo recente do Annals of Dermatology, pesquisadores observaram a pele de mulheres: 29 com sangue tipo A; 26 com tipo B; 31 com tipo O; e 13 com tipo AB.

Depois de medir a profundidade das rugas e a elasticidade ao redor dos olhos dos participantes, bem como a cor da pele, incluindo os níveis de melanina, o pigmento escuro que faz com que a pele fique bronzeada quando exposta ao sol, eles descobriram que as pessoas com sangue tipo B produziam menos melanina e apresentavam uma formação de rugas mais profunda.
MAS PORQUE?

De acordo com os autores do estudo, ter menos produção de melanina pode se traduzir em menos proteção contra a exposição solar crônica, levando a mais rugas . A dermatologista Libby Rhee, DO, me diz que as linhas extrafinas podem ser o resultado de como os genes do tipo sanguíneo de uma pessoa interagem com outros genes próximos.

Não é apenas o seu tipo de sangue que influencia a sua propensão a desenvolver rugas ao redor dos olhos , por si só, ou a reatividade da melanina na pele. Em vez disso, genes vizinhos localizados imediatamente ao lado ou perto do seu [gene do tipo sanguíneo] podem ter uma influência na sua pele ”, diz ele.

Você não pode mudar sua genética ou tipo de sangue, mas o que você pode fazer é continuar a se proteger de outras causas conhecidas de envelhecimento prematuro, rugas e descoloração.” -Dr. Libby Rhee, dermatologista.

Mas, uma vez que a pesquisa ainda é preliminar, sem mencionar que a população da amostra do estudo é limitada, o Dr. Rhee diz que não há necessidade de se preocupar ainda se você tiver um “tipo de sangue infeliz com tendência a rugas”, aconselha com o qual o químico de cosméticos Stephen Alain Ko concorda.

Acho que antes de começarmos a dar conselhos sobre cuidados com a pele com base no tipo de sangue, gostaríamos de confirmar esses resultados com um estudo muito maior, replicação e diferentes grupos populacionais”, ele me disse.

Nesse ínterim, há algumas coisas que as pessoas com tipos sanguíneos e B – bem, qualquer tipo de sangue, nesse caso – podem fazer para garantir que sua pele permaneça saudável por muitos anos.

Você não pode mudar sua genética ou tipo de sangue, mas o que você pode fazer é continuar a se proteger de outras causas conhecidas de envelhecimento prematuro, rugas e descoloração”, diz o Dr. Rhee. Ela sugere usar protetor solar, não fumar, seguir uma dieta rica em antioxidantes e gorduras saudáveis, com alimentos como mirtilos e abacates, praticar exercícios regularmente e seguir uma ótima rotina de cuidados com a pele.




Fonte: Informe Brasil.
Disponível em:
Acesso: 28  de Setembro de 2020.



Após assassinato na Litorânea, polícia age rápido e prende membros de quadrilha






Um homem foi assassinado a tiros no calçadão da Avenida Litorânea, em São Luís, na tarde deste domingo (27). Com a operação que tem mantido forte policiamento nas ruas desde a sexta-feira (25) a resposta da polícia não demorou.

As forças de segurança agiram imediatamente após a ação dos criminosos, e conseguiram prender nove suspeitos ainda na cena do crime, apreendendo quatro armas de fogo. Segundo a polícia, o homem morto era integrante de uma facção criminosa.

O suspeito morto era líder de facção na Vicente Fialho e, segundo a polícia, ele havia assumido o controle da área há pouco tempo, descontentando integrantes do grupo criminosos rival.

A SSP informou por meio de nota que o policiamento na capital está nas ruas, presente e em alerta, para combater a criminalidade e garantir tranquilidade à população.


Tocador de vídeo
00:00
00:03


Fonte: Blog do Clodoaldo Corrêa:
Acesso: 28 de Setembro de 2020.

domingo, 27 de setembro de 2020

IRRESPONSÁVEL E OPORTUNISTA”, DIZ MÁRCIO JERRY SOBRE BRAIDE REFORÇAR CLIMA DE VIOLÊNCIA




Presidente do PCdoB Maranhão, o deputado federal Márcio Jerry chamou de ‘oportunismo’ o comportamento do pré-candidato à prefeitura de São Luís, Eduardo Braide (Podemos) que, nesta sexta-feira (25), afirmou que cancelaria um evento de sua campanha em razão de uma suposta “onda de violência” na capital maranhense.

O deputado Eduardo Braide prefere a opção de estimular onda criminosa quando poderia se solidarizar com o trabalho sério das polícias civil e militar do Maranhão. Estou do lado da polícia no combate ao crime. Braide faz gracinha para o crime. Candidato entrou na onda dos criminosos que tentam disseminar clima de violência. Postura irresponsável, oportunista e concretamente aliada dos bandidos das fake news e criminosos que tentam disseminar clima de violência”, criticou o parlamentar.

Mais cedo, blogueiros aliados de Braide começaram a divulgar falsas informações relacionadas a um falso assassinato que teria ocorrido nos arredores da Praça Deodoro. A informação estava incorreta. Na verdade, houve um acidente com um motociclista no local. Com o corpo estirado ao chão, testemunhas acreditaram tratar-se de mais um homicídio.

Jerry também condenou a campanha de divulgação de casos de violência para fomentar o pânico na cidade. “Não é a primeira vez que em São Luís ocorrem ações orquestradas para disseminar clima de violência. Imagens antigas e de outras partes do país são veiculadas; crimes que não ocorreram são divulgados. Enfim, ações de criminosos para ajudar criminosos”, definiu.

Em razão do alarde criado, o governador do Estado, Flávio Dino (PCdoB) fez um apelo à população para que a população não compartilhe e não dê sequência na disseminação da desinformação.

Peço que não divulguem fake news sobre casos de violência. Não houve homicídio na praça Deodoro. Existe gente pegando fotos e vídeos antigos e de outros estados. A sociedade perde com isso, não é o governo que perde. A polícia está nas ruas e fazendo o seu trabalho”, escreveu Dino, em suas redes sociais.




Fonte: Blog do Jorge Vieira .
Disponível em:
Acesso: 27 de Setembro de 2020.

Propaganda Eleitoral na internet: O que pode e o que não pode ser feito?




Desde 2018 a propaganda eleitoral ganhou uma nova configuração com a presença marcante das redes sociais e aplicativos. Em 2020, a legislação desse tipo de propaganda sofreu uma alteração quanto a disseminação de fake news.


O documento da Secretaria de Saúde do estado do Maranhão, que regulamenta as medidas sanitárias nas eleições municipais deste ano, orienta que os candidatos optem pelo uso de material digital para divulgação de propostas. A medida visa reduzir os riscos de contágio de covid-19

Diante disso, observe o que cada candidato pode e não pode fazer durante a campanha eleitoral nas redes sociais, sites e aplicativos:

As páginas na internet e contas oficiais de candidatos nas redes sociais devem ser informadas no ato do registro da candidatura junto à Justiça Eleitoral. As páginas de apoiadores não precisam ser registradas, mas o autor das publicações deve ser identificável e não poderá divulgar ofensas ou difamações sobre outro candidatos.

A propaganda eleitoral paga na internet não é permitida. O que pode ocorrer é o impulsionamento de conteúdo.

Lembrando que o impulsionamento de conteúdo só pode ser feito através da conta oficial do candidato, partido ou coligação. Esse tipo de serviço não poderá ser realizado por nenhuma empresa ou agência terceirizada, o trabalho deve ser contratado pelo próprio ou o partido diretamente com a empresa, tais como Google e Facebook.

O candidato pode impulsionar de forma paga em buscadores, como o Google, seu nome ou um projeto que defendeu e ganhou relevância na mídia. Outro detalhe importante: a empresa deverá ter foro no País, seja por sua sede ou filial.

Envio de mensagens por WhatssApp


O envio de propagandas por aplicativos de mensagem como Whatsapp, Telegram e SMS são permitidos. Porém, só poderá ser usada a lista de contatos e cadastros do próprio candidato ou do partido, sendo ele mesmo o responsável por enviar a mensagem. Empresas, órgãos públicos ou ONGs não podem disponibilizar ou vender dados pessoais e contatos de clientes.

Além disso, é obrigatório que o eleitor tenha fácil acesso a opção de descadastramento e caso a solicitação seja feita, o candidato ou partido tem o prazo de 48h para retirar o contato da lista. Qualquer mensagem enviada após esse período é sujeita a multa de R$ 100. Essa regra também vale para qualquer meio de mensagem eletrônico, como e-mail.


O disparo de informação em massa com uso de robôs é proibido. O envio de propaganda eleitoral por mensagem instantânea só é permitido através do uso de listas de transmissão para envio manual.

Anonimato e ataques a adversários

A lei eleitoral não permite que a propaganda de campanha seja feita de forma anônima, inclusive na internet. Caso seja distribuída uma propaganda eleitoral na rede atribuída falsamente a outra pessoa, inclusive a um candidato ou partido, poderá ser punida com multa de R$ 5 mil a R$ 30 mil.

Outra situação que é considerada crime eleitoral é o chamado marketing negativo de guerrilha. Trata-se de uma estratégia de uso de milícias digitais contra um adversário. Nesse caso, tanto o contratante quanto o contratado respondem pelo crime, que tem pena de dois a quatro anos de prisão no caso de condenação.
Quando começa a propaganda eleitoral em 2020?

Por enquanto, pela legislação eleitoral, está em vigor o período de pré-campanha. O início oficial do período de campanha eleitoral em 2020 será apenas em 27 de setembro.



Fonte: O Imparcial. 
Disponível em:
Acesso: 27 de setembro de 2020.

sábado, 26 de setembro de 2020

Candidato a reeleição Raimundo Antônio faz carreata em Pedro do Rosário, e justiça eleitoral condena a pagar multa de 10mil




Desesperado e abandonado pelo seu grupo político, o Prefeito Raimundo Antonio passou a adotar uma tática suicida para tentar virar a eleição municipal.


Passou a desrespeitar a legislação eleitoral com abuso de poder econômico e político.

Em decorrência dessas atitudes ilegais a justiça eleitoral condenou, o pré candidato a reeleição, a pagar multa de R$ 10.000,00 por realizar uma carreata, gerando aglomerações que ,e desrespeitando a justiça eletoral.

O juiz Lúcio Paulo Fernandes Soares

Juiz Eleitoral Titular da 106ª Zona, entendeu que, a carreata partindo do povoado pólo Santa Tereza há 19 km da sede do município, no dia 02/09/2020 em pleno período vedado. Considera-se uma propaganda extemporânea como ilegal.

Veja aqui a sentença do Juíz:








Com informações:
Adilsom Sousa.
Da Assessoria 

Jovens surdos e intérpretes buscam ar da inclusão







Integrante da nova geração da comunidade surda, Maurício Massouh nasceu em 1994, é digitalizador terceirizado no TJDFT e é universitário em Brasília. Tinha apenas 6 anos quando a Lei Nº 10.436, que oficializou a Língua Brasileira de Sinais, foi sancionada. Em 2008, já na adolescência, pôde presenciar a sanção da lei que estabelece o Dia Nacional do Surdo.




Mas a memória do Dia do Surdo é bem mais antiga. Vem do século 19. Em 26 de setembro de 1857, o imperador Dom Pedro II fundou o Instituto Imperial de Surdos-Mudos por sugestão do professor francês Édouard Huet,. Mais tarde, passaria a se chamar Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).

Para Maurício, as conquistas legislativas, históricas e tecnológicas são importantes. E ele quer mesmo é se divertir e estar incluído como os jovens da idade dele. Maurício tem surdez profunda bilateral por causa de rubéola durante a gravidez da mãe dele. Mas isso não o impede de curtir músicas, dançar e escutar: “Uso aparelho auditivo, amo escutar músicas e, claro, dançar também [Risos]. Escutar é delícia [Risos]. Escuto falas e músicas com legendas sempre.” Na lista de músicas preferidas, estão Pabllo Vitar e alguns artistas do pop nacional e internacional. “O surdo poder fazer tudo! Pode dirigir, pode cantar, pode atuar em novelas”.

Ele faz questão de reforçar que, mesmo em 2020, ainda tem gente que chama surdo de surdo-mudo. “Isso é incorreto e ofensivo, né? Surdo pode falar e cantar sim. Ser surdo é apenas uma coisa que te impede de escutar sem aparelho auditivo ou implante coclear, mas ele tem voz, sim”, enfatiza.


Dia do Surdo: histórias de Inclusão
Surdos e interpretes contam suas experiências de comunicação.

HÁ 10 ANOS, BRENDA RODRIGUES RESOLVEU APRENDER LIBRAS OM UM AMIGO DA IGREJA QUE FREQUENTAVA. ARQUIVO PESSOAL

Quando estuda, Maurício e outros estudantes surdos contam com os tradutores-intérpretes. Parece que são apenas as mãos que se movem, em movimentos ora ligeiros, ora contemplativos. A energia dos dedos, em uma velocidade da luz dos olhares que acompanham, sai combinada com expressões que vão além dos dicionários. Os sons não estão apenas substituídos por palavras, mas por novos sentidos. Quem vê apenas mãos nessa interpretação-tradução nem imagina o que passa no esforço profissional-cidadão da pessoa nesse exercício de um código tão especial. Para a goiana Brenda Rodrigues, de 27 anos, intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi o encanto pela possibilidade de incluir outras pessoas que a fez mover dedos e coração ao mesmo tempo.

Há 10 anos, ela resolveu aprender com um amigo da igreja que frequentava. “Eu fui ficando encantada pelo o que eu aprendia. Minha tia também me ensinava”. Foi uma surpresa para o professor de Brenda quando ele perguntou na sala qual era o sonho profissional de cada um e ela disse que queria mesmo ser tradutora de libras. O professor ficou feliz e sugeriu vários cursos. O estímulo estava dado. Brenda, hoje, trabalha na Empresa Brasil de Comunicação e em um centro universitário em Brasília.

Outro grande momento dela foi quando, pela primeira vez, conseguiu traduzir uma informação para uma pessoa surda. Faltam até palavras em português para definir o que foi aquele momento. Os olhos emocionados descrevem, “Foi uma sensação de satisfação poder transmitir para pessoa algo. Eu não acho que tenha palavras para descrever isso”. Justo ela, tradutora, que sabe de uma responsabilidade que é mais do que um substantivo. “Saber que uma pessoa compreendeu é, de fato, um sentimento de dever cumprido. Ser intérprete é como fazer um juramento máximo de passar a informação a alguém”.

Para ela, a língua de sinais é um aprendizado constante. Inclusive, durante a reportagem, Brenda participou de uma conversa com o pesquisador e professor surdo Messias Ramos Costa, doutorando em linguística. “Foi uma grande emoção porque ele foi meu primeiro professor de libras há 11 anos”. Um idioma novo, uma cultura nova em que não se pode parar de pesquisar.

Nem pesquisar nem de sentir. Brenda tem as palavras preferidas em libras. “O sinal de compaixão é muito forte porque é como se você tivesse os seus sentimentos trocados com a da outra pessoa (assista a vídeo abaixo). É como se você tivesse pegando o sentimento dela e colocando em você. O sinal de obrigada é uma mão aqui na testa e outra aqui no peito. Eu acho lindo”.

https://youtu.be/KFQk0Bg1S0o


Traduzir é um trabalho puxado. Com os universitários, aprendeu, durante a pandemia aulas de diferentes disciplinas para gravar a interpretação das aulas a distância e enviar. Ela não para. Ao vivo, não é possível porque, quando o professor faz a apresentação, não sobra janela para que ela fique em destaque para alunos surdos. Por isso, a aula vira uma tarefa de casa.

Na EBC, é uma das tradutoras das entrevistas coletivas, evento e pronunciamentos de integrantes do governo federal. Para isso, fica à disposição porque a urgência pode chegar a qualquer momento. “MInhas colegas me ajudam muito a melhorar. Vamos para o estúdio, assistimos e interpretamos ao mesmo tempo. Na primeira vez, foi frio na barriga e uma tremedeira nas pernas. Ainda bem que a câmera não mostra”, sorri.

Sempre ao final de um evento, costuma assistir aos vídeos para se autocriticar. Os telespectadores também já a reconheceram depois de eventos. “ O importante é que a informação está chegando em quem precisa ser incluído. É muito gratificante ter o retorno, como de assuntos importantes para toda a Nação. Bom saber, por exemplo, que uma pessoa conquistou um direito e eu pude também participar da informação”.


AntenadaMaranhense, Karen Elysee é a primeira surda em sua família e concorda com Brenda sobre a necessidade de todos estarem conectados a uma frequência cultural. De acordo com a jovem de 22 anos, não basta ao intérprete saber os sinais, é preciso que ele esteja inserido no contexto do idioma. “Quando o intérprete tem o domínio da língua, o surdo consegue entender melhor em lugares como a escola, por exemplo”. Aliás, foi a escola que em Brasília “mudou a vida” dela. “Eu consegui evoluir. Tive mais interações, mais informação”.

Para se comunicar com os parentes mais próximos e amigos ouvintes, utiliza aplicativos de celular que trazem intérpretes voluntários. O primeiro contato, contudo, costuma ser pela escrita. “O ouvinte pensa que é normal a escrita, mas se ele quer aprender algum sinal, eu sempre busco ensinar um pouco.

Assim que se formar, planeja criar uma empresa de jornalismo e publicidade voltada para o público surdo, nos moldes da TV Ines, que considera uma inspiração. Mas também sonha em estudar fora do país, na única universidade com um programa educacional voltado especificamente para pessoas surdas, a Universidade Gallaudet, localizada em Washington, nos Estados Unidos.

Quando tem ouvinte e surdo em grupos de whatsapp, o ouvinte tem mania de mandar áudio. E a gente fica sem saber o que está acontecendo. Então, o ouvinte tem que estudar como funciona a comunidade surda”. Estão todos juntos, em busca de novos sentidos e sonhos, palavras universais que cabem bem nos dois idiomas.
Inclusão

Os veículos da Empresa Brasil de Comunicação procuram garantir a inclusão tanto nos conteúdos jornalísticos, nas pautas, como os de entretenimento, nos temas tratados. O programa Repórter Visual, por exemplo, exibido em Libras, se transformou no primeiro programa do gênero diário criado para levar informação à comunidade de surdos no país. Outra atração de referência é o Programa Especial, totalmente voltado à pessoa com deficiência.



Fonte: Agência Brasil. 
Disponível em:
Acesso: 26 de  setembro de 2020.






sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Flávio Dino diz que foi ameaçado de morte: “está sendo investigado pela Polícia”




O governador Flávio Dino relatou, nesta sexta-feira (25), que foi ameaçado de morte. “A cada nomeação de cadastro de reserva da PM recebo centenas de xingamentos e agressões. Agora, até ameaça de morte recebi, que está sendo investigada pela Polícia. Se não cumprem leis e preceitos éticos quando nem são policiais, o que farão com uma arma na mão?”, disse o governador.

Na última segunda-feira o governo do estado fez a nomeação de 142 novos profissionais para a polícia do Maranhão, entre os quais 40 policiais militares. Alguns que fazem parte do cadastro de reserva e, ainda, não foram chamados utilizaram as redes sociais para atacar o governador. Os policiais militares foram aprovados no concurso público feito em 2017.

Como já expliquei várias vezes, temos dois parâmetros FEDERAIS obrigatórios antes de nomeação de cadastro de reserva da PM: a Lei de Responsabilidade Fiscal e a recente Lei Complementar 173. Há limites de gastos com pessoal e com reposições de recursos humanos”, explicou Flávio Dino.

Entendo o desejo de integrantes do cadastro de reserva da PM em serem nomeados. Normal. Contudo, temos leis federais a cumprir. E de nada adianta xingar, agredir ou ameaçar. Aliás, são condutas bem estranhas para quem sonha em ser policial algum dia”, completou.



Fonte: Blog do John cutrim. 
Disponível em:
Acesso: 25 de Setembro de 2020.

Pastor espanca mulher de 54 anos durante culto em igreja em Cuiabá


Ney Valdecy Ferreira, da igreja Pleno Amor, teria ficado irritado quando a filha da fiel, que é divorciada, foi levar o filho para ficar com o pai no templo. "Eu cai, ele acertou chutes, murros nos olhos e na cabeça” 


O pastor Ney Valdecy Ferreira espancou uma mulher, que se identificou como Maria Aparecida, de 54 anos, durante culto na igreja Pleno Amor, no bairro Pedregal, em Cuiabá (MT) no último domingo (20).

Segundo informações do site Poconet, a agressão aconteceu quando a filha de Maria foi até o templo deixar a filha com o ex-marido. O pastor teria ficado incomodado por ela ser divorciada.

Ele pegou no meu braço e perguntou o que eu estava fazendo dentro da igreja. Perguntou se eu não tinha vergonha de estar lá sendo ex-mulher [de um dos fiéis]. Eu só fui deixar minha filha com o pai dela, com quem fui casada 17 anos”, relatou a filha de Maria, que não quis se identificar, ao site.

Uma das filhas do pastor teria ido tirar satisfações com Maria e começou a pressionar na parede. O pastor então teria iniciado o ataque.

Ele empurrou a filha dele e do jeito que eu estava parada, ele foi me esmurrando. Eu cai, ele acertou chutes, murros nos olhos e na cabeça”, disse Maria, que divulgou fotos com hematomas nos olhos.

A polícia foi chamada e o pastor deve responder por lesão corporal em inquérito instaurado na Delegacia Especializada dos Direitos da Mulher.

Em entrevista à afiliada da TV Record – TV Vila Real – Ney Valdecy disse que foi separar uma briga na igreja, mas não explicou os hematomas no corpo da mulher.

Todos nós corremos para separar eu até dei oportunidade para eles orarem no final. Vocês também tem que ver as fotos do pescoço da minha filha, da minha esposa, como está. Foram elas que agrediram primeiro. Só assim que vão poder julgar”, afirmou.



Fonte : Blog do Gilberto Lima. 
Disponível em :
Acesso:25 de setembro de 2020.

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Pesquisa aponta Toca Serra na preferência do eleitor de Pedro do Rosário

 


Antes de obrigatoriedade  o período de campanha eleitoral no país conforme regulamentação do  TRE, no.município de Pedro do Rosário,  a população já tem uma preferência  na  ponta da língua, quer mudança na gestão do município.


A pesquisa  registrada com 400 moradores da zona rural e sede,

sob o número  07182/2020 ,Contratante(s): 14838501000156 - W SARAIVA VALE

Veja os números  no gráfico  abaixo:










 
Visualizar Pesquisa Eleitoral - MA

Veja o Protocolo:


07182/2020

PEDRO DO ROSÁRIO - MA
Número de identificação: MA-07182/2020 Eleição: Eleições Municipais 2020
Data de registro: 02/09/2020 Data de divulgação: 08/09/2020
Data de início da pesquisa: 27/08/2020 Data de término da pesquisa: 29/08/2020
Cargo(s): Prefeito, Vereador Entrevistados: 400
Valor: R$ 4.000,00 Estatístico responsável: VITOR EMMANUEL BOUÇAS DA SILVA
Registro do estatístico no CONRE: 5ª REGIÃO 8747 Data limite para editar detalhes de bairro/município: 09/09/2020
Contratante é a própria empresa? Não
Contratante(s): 14838501000156 - W SARAIVA VALE / Origem do Recurso: (Recursos próprios)
Pagante(s) do trabalho:
Metodologia de pesquisa:
A pesquisa foi realizada na área geográfica do Município de Pedro do Rosário, nas zonas urbana e rural listadas em anexo, utilizando a técnica da consulta
domiciliar e por abordagem e a verificação da condição de representação do entrevistado, mediante aplicação de questionário estruturado com questões abertas
e fechadas, aplicado na forma de entrevista, conduzida por pessoas previamente treinadas e oficialmente identificadas. A distribuição da amostra seguirá uma
seqüência de bairros e povoados do Município identificados a partir da representação populacional no conjunto total dos moradores e seguirá parâmetros
rígidos de saltos domiciliares, de forma a garantir a aleatoriedade das unidades a serem investigadas. No tocante aos sujeitos da investigação, serão estes
identificados a partir da sua condição de sexo, idade e nível econômico, conforme parâmetros estabelecidos a partir das estatísticas do eleitorado, apresentadas
pelo Superior Tribunal Eleitoral, de forma a bem qualificá-los e adequá-los aos preceitos legalmente estabelecidos.
Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:
FAIXA ETÁRIA: 16-24 (masculino) 51,57% (feminino) 48,43%; 25-34 (masculino) 49,76% (feminino) 50,24; 35-44 (masculino) 51,43% (feminino) 48,57%;
45-59 (masculino) 48,73% (feminino) 51,27%; 60 anos ou mais (masculino) 51,71% (feminino) 48,29%; GRAU DE INSTRUÇÃO: Até Ensino fundamental
(masculino) 55,27% (feminino) 44,73%; Ensino Médio (masculino) 43,00% (feminino) 57,00%; Ensino Superior (masculino) 25,41% (feminino) 74,59%
NÍVEL ECONÔMICO: Economicamente ativo (masculino) 60,60% (feminino) 45,97%; Não Economicamente ativo (masculino) 39,40% (feminino) 54,03%.
O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 3,5% FONTE DOS DADOS: IBGE | TSE Plano Amostral: O delineamento amostral
utilizado foi do tipo multi-estágios estratificado pela zona urbana e zona rural, com alocação proporcional ao tamanho, sorteando-se aleatoriamente cada bairro
ou localidade do Município, correspondente no segundo estágio, com probabilidade proporcional ao tamanho. Em seu último estágio, será utilizado o
preenchimento de cotas relacionadas às variáveis sexo e idade, por abordagem direta em pontos de fluxo ou esquema de saltos domiciliares. Número de
questionários aplicados, margem de erro e nível de confiança; Foram realizadas 400 entrevistas, com a margem de erro máxima de 3,5% para mais ou menos, e
com um nível de confiança de 95%. Logo, afirma-se que, com 95% de certeza, os valores estimados distam no máximo 3,5 pontos percentuais dos valores
reais.
Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:
EQUIPE TÉCNICA: A empresa INOP se compromete a disponibilizar para a execução da pesquisa uma equipe de escritório, composta por: 1 Coordenador; 2
Digitadores; 1 Estatístico; 1 Codificador e uma equipe de campo constituída por 1 Supervisor e 3 Pesquisadores de campo. CONTROLE DE QUALIDADE:
Há filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas. Fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários.
Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a
pesquisa(conforme §7º. do art. 2º. da Resolução-TSE nº. 23.600/2019, Até o sétimo dia seguinte ao registro da pesquisa, será ele complementado com os dados
relativos aos bairros abrangidos; na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada):
QUANTITATIVO DO MUNICÍPIO DE PEDRO DO ROSÁRIO Bairros Bela Vista 16 Nova República 10 Portela 12 Quer Luz 15 Quineira 14 Tocos 12
Centro Comercial 17 Centro Residencial 65 Povoados Anta 21 Assentamento Nova Betel 08 Caju 13 Cocalzinho 12 Encruza Nova 11 Fala Só 20
Ferreirinha/Novo Horizonte 08 Limoal 10 Pedreiras 12 Rio das Lages 08 Rio do Meio 08 Rio dos Peixes 15 Rua Nova 16 Santa Tereza 15 São Mateus 13 Três
Palmeiras 18 Umbizal 10 Xixanda 16 Resultado da Sede 166 Resultado dos Povoados 234 Resultado Geral ¿ Sede e Povoados 400.





Com informações:
Adilsom Sousa
 Da Assessoria 

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Flávio Dino nomeia mais de 140 novos profissionais para a polícia




O governador Flávio Dino anunciou nesta segunda-feira (21) a nomeação de 142 novos profissionais para a polícia do Maranhão. Eles vão ajudar a combater os crimes e as investigações no estado.


Observando os limites da Lei Complementar Federal 173 e da Lei de Responsabilidade Fiscal, efetuei agora nomeações nas polícias do Maranhão: 12 delegados; 20 escrivães; 60 investigadores; 9 peritos; 1 odontolegista e 40 policiais militares”, afirmou o governador.

As duas normas citadas tratam da questão fiscal e da contratação de agentes públicos.

Os policiais militares foram aprovados no concurso público feito em 2017.

Com as contratações feitas desde 2015, o Maranhão chegou à marca de mais de 15 mil policiais. Além disso, cerca de 9 mil policiais receberam promoções.

Resultados


Maranhão tem reforçado o efetivo policial


Com os investimentos, o Maranhão tem reduzindo ano a ano a criminalidade. A taxa de homicídios provocados por armas de fogo, por exemplo, caiu 13,8% entre 2017 e 2018. É o que revela o mais recente Atlas da Violência, produzido pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O número leva em consideração a taxa de homicídios a cada 100 mil pessoas. Os dados de 2018 sãos os mais recentes tabulados pelo Atlas. Os números de 2019 ainda não foram compilados.

Levando em conta todos os tipos de homicídios, também há diminuição consistente. Segundo o Atlas da Violência, a queda foi de 9,5% entre 2017 e 2018.

Qualidade dos dados

Outro aspecto relevante apontado pelo Atlas da Violência é que o número de mortes violentas por causa indeterminada vem caindo no Maranhão. É um indicador importante na hora de analisar a confiabilidade dos dados. Quanto maior o número de mortes violentas por causa indeterminada, pior.

Esse número vem caindo desde 2015 no Maranhão. Entre 2017 e 2018, a queda foi de 13,5%, considerando a taxa para cada 100 mil habitantes. Isso destoa do cenário nacional, em que houve aumento de 25,1%.



O óbito fica classificado como uma morte violenta com causa indeterminada (MVCI), e a sociedade e o Estado ficam sem saber por que o cidadão morreu. Com isso, muitos casos de homicídio ficam ocultados, fazendo com que o principal termômetro da violência letal nos estados deixe de funcionar adequadamente”, diz o relatório do Ipea.




Fonte: Blog do Marden Ramalho
Disponível em:
Acesso: 23 de Setembro de 2020.

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Agora é oficial TRE registra candidatura de TOCA SERRA



Depois maior convenção partidaria já realizada em Pedro do Rosário, o deputado

Toca Serra, sai na frente e registra no TRE, sua candidatura para o pleito eleitoral de 2020.

O Tribunal Superior Eleitoral já liberou o DivulgaCand, sistema de divulgação de candidaturas aos cargos eletivos para prefeitos e vereadores de todo o Brasil.

O sistema é aberto a todos os cidadãos, sem necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário.

O DivulgaCandContas, sistema responsável pela divulgação das candidaturas registradas em todo o Brasil para as Eleições Municipais de 2020, já pode ser acessado no endereço

divulgacandcontas.tse.jus.br.

A ferramenta é atualizada toda hora à medida em que chegam solicitações de registros à Justiça Eleitoral. No dia 26 de setembro, às 19h, termina o prazo para os partidos políticos e coligações apresentarem o requerimento de registro de candidatos e chapas à Justiça Eleitoral.

Neste primeiro momento, todos estão com cadastros aguardando julgamento, isto é, aguardando análise da Justiça Eleitoral quando ao deferimento ou indeferimento das candidaturas. Em alguns casos, os pedidos já foram impugnados.



Com informações:
Adilsom Sousa.
Da Assessoria 

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Artigo de Flávio Dino: "Meu pai"






Meu pai



Conheço o luto. Todos nós conhecemos ou somos destinados a conhecer. Eu conheci do pior modo para um pai: a perda de um filho tão amado, brutalmente arrancado de mim por graves imperícias profissionais em um hospital. Dor que rasga a alma e que não tem passado, só presente, traduzida em lágrimas diárias na face e no coração. Este último agosto me trouxe mais um motivo de luto. O coronavírus, esse causador de terrível doença, levou meu pai, aos 88 anos.

Sálvio Dino teve uma longa vida, cheia de sonhos, marcada por vitórias e frustrações, como é o destino humano. Muito jovem se fez político e escritor. E assim foi até os momentos finais. Como político, muitas passagens poderiam ser lembradas. Escolho três. A primeira, a violenta cassação do seu mandato parlamentar em abril de 1964, logo nos atos iniciais das trevas ditatoriais que caíram sobre a nossa Pátria por mais de 20 anos. Como registro da história, Sálvio Dino deixa o seu corajoso discurso no dia da sua degola política, denominado “Oração da Despedida”. Nela, confirma sua crença na reforma agrária e na justiça social. Da tribuna da Assembleia foi levado para o arbitrário cárcere, sem ter cometido qualquer crime, apenas por suas ideias.

Na minha memória, tenho também a sua preocupação em ser um eficiente legislador, empenhado em propor boas leis. Muitas se tornaram realidade, como o projeto que pioneiramente determinava a criação de uma Universidade Estadual sediada em Imperatriz, proposta que tive a alegria de concretizar com a criação da UEMASUL, já no nosso mandato governamental. Mas, sobretudo, sublinho o caráter inovador dos projetos que Sálvio Dino propôs sobre a temática ambiental ainda nos anos 80, como a lei que protege as nossas palmeiras de babaçu.

Quanto à atuação política do meu pai, há outro ensinamento que muito me marcou. Ele foi prefeito da cidade de João Lisboa, por duas vezes. Não fez fortuna, sequer deixou bens materiais em herança. Morava na mesma casa, em João Lisboa, sempre mantendo-a de portões abertos até sua derradeira saída para o hospital, de onde não voltou.

O Sálvio Dino escritor amava a literatura. Nos últimos anos, dedicou-se a semear e apoiar Academias de Letras. Lembro a sua alegria quando inauguramos uma biblioteca pública em João Lisboa e a sede da Academia Grajauense de Letras. Meu pai escreveu contos, artigos jornalísticos, poesias, estudos históricos. Escreveu muito e tinha muito orgulho de pertencer à Academia Maranhense de Letras, guardiã maior da cultura do nosso Estado. Mas, acima de tudo, Sálvio Dino amava a oratória. Foi um dos maiores oradores que conheci. Voz firme, belas imagens, variedade de técnicas, largueza de gestos. Quando eu discursava na sua presença, ao finalizar sempre buscava seu olhar para ler a sua avaliação silenciosa, fruto de uma intimidade que não pode ser traduzida em palavras, só alcançável pelo amor que une pais e filhos. E como eu me empenhava para impressioná-lo e para ele ter a certeza de que eu tinha sido um atento e dedicado aluno.

Meu pai me apresentou o mar. O mar que tanto amo e onde nada eternamente o meu Marcelo, chamado carinhosamente pelos seus amigos de “peixinho”. Naquele recinto onde guardamos as recordações mais longínquas, está um passeio dominical com meu pai e meu avô Nicolau para ver o mar. E foram muitas idas à praia, quando meu pai fazia longas caminhadas. Mas Sálvio Dino me apresentou um oceano maior do que o Atlântico: os livros. “Leia os clássicos” - certamente foi o que mais ouvi dele quando criança e adolescente. Ele aconselhava e dava o exemplo, pois não me lembro de um único dia em que ele não tivesse um livro nas mãos. Foi assim até no hospital, já doente.

A doença que o levou permitiu que ele me desse a sua derradeira lição neste plano existencial: o profundo amor pela vida. Dela não desistiu em nenhum momento e lutou contra o coronavírus, com coragem e humildade. Na nossa última conversa, ele já no leito hospitalar, falamos sobre literatura, política e futebol. E ele me disse que tinha um livro para terminar de escrever. Pode haver melhor síntese e maior lição?

Deus sabe o quanto tem sido difícil esse período em que me cabe liderar a prevenção e o combate ao coronavírus no Maranhão. O que já era difícil ficou ainda pior, com tantas lembranças. A aliviar este peso, de quando em quando ouço a voz do meu pai declamando Gonçalves Dias para mim, horas antes de morrer: “Não chores, meu filho; Não chores, que a vida
É luta renhida: Viver é lutar.”



Fonte: Blog do Mardem Ramalho
Disponível em:
Acesso: 21 de setembro de 2020.

domingo, 20 de setembro de 2020

Estudante da rede estadual é destaque em Concurso de Fotografia da Campanha Rede do Bem 2020






Gabrielle Santos captou imagem que foi classificada


Estudante da rede estadual é destaque em Concurso de Fotografia da imagem feita pela estudante Gabrielle da Silva Santos, 15 anos, captada do quintal de sua casa, na comunidade Paiol do Centro, no município de Parnarama, foi selecionada para compor um livro que será publicado com todas as 30 fotos classificadas no Concurso de Fotografia da Campanha Rede do Bem: Estamos Aqui para Ajudar – 2020. Gabrielle é aluna do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), Unidade Plena de Matões.

O concurso foi promovido pelo Fórum Estadual de Prevenção da Automutilação e do Suicídio (FEPAS), coordenado pelo Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos (CAOP/DH), Ministério Público do Maranhão e destinado para estudantes da rede pública de ensino.

As fotografias tiveram como temática a natureza (árvores, flores, praias etc.), não podendo conter nenhum elemento humano na imagem. Cada participante poderia enviar apenas uma foto, identificando-se com o seu nome, idade e escola que estuda.

No ato do envio da fotografia, o participante deveria complementar uma frase. A estudante Gabrielle, além de captar de forma singular a imagem que escolheu, retratou bem o significado da fotografia selecionada. “Essa imagem me faz bem porque traz memórias da minha infância, retrata os melhores momentos da minha vida e me conecta com a natureza”, expressou a estudante.




Gabrielle Santos expressou sua satisfação ao saber que a imagem captada por ela foi selecionada no concurso de fotografia e fará parte do livro que será posteriormente publicado. “Eu gostei muito de participar do concurso, porque através dele pude mostrar para as pessoas algo que faço de melhor, que é fotografar”, exprimiu.



 Fonte: Educação Maranhão. 
Disponível em:
Acesso: 20 de setembro de 2020.




sexta-feira, 18 de setembro de 2020

EXIBIÇÃO DE PROGRAMAS COM ALUSÃO OU CRÍTICA A CANDIDATOS EM RÁDIO E TV ESTÁ PROIBIDA ATÉ 29 DE NOVEMBRO





A partir desta quinta-feira (17) até o dia 29 de novembro, emissoras de rádio e televisão deverão observar uma série de restrições ao conteúdo que transmitem sobre candidatos, partidos políticos e coligações ou que revele a posição política de eleitores. As restrições estão previstas na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e fazem parte do calendário eleitoral 2020

O não cumprimento das regras pode acarretar a cassação do registro da candidatura, ou do diploma de eleito, por uso indevido dos meios de comunicação.

Durante a vigência do período eleitoral, as emissoras estão livres para organizar debates políticos ou citar candidatos, partidos ou coligações em programas jornalísticos. Mas a exibição de qualquer conteúdo que os mencione ou favoreça – como peças de propaganda política ou novelas, filmes e séries, por exemplo – não é permitida.

Os programas de rádio ou TV que tenham o nome de um candidato ou façam menção a ele não poderão mais ser transmitidos até depois do segundo turno das eleições. Os próprios candidatos que atuavam como apresentadores já estão afastados dos programas desde o dia 11 de agosto.

Por fim, até a data do segundo turno de votação, as emissoras de rádio e televisão não podem mais exibir imagens de realização de pesquisa ou consulta eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado, ou que haja algum tipo de manipulação de dados.



Fonte: Blog do Jorge Vieira. 
Disponível em :
Acesso: 18 de setembro de 2020.

Autoescola não será obrigatória para obter CNH






A medida consta no Projeto de Lei 4474/20, cujo texto já está em análise na Câmara dos Deputados.


A frequência em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode se tornar facultativa. A medida consta no Projeto de Lei 4474/20, cujo texto já está em análise na Câmara dos Deputados.

O projeto permite que a instrução a futuros condutores possa ser feita de forma privada, sem necessidade de o candidato frequentar uma autoescola”, explicou o autor do projeto, deputado Kim Kataguiri (DEM-SP). A intenção, segundo ele, é deixar o processo de obtenção da CNH “menos burocrático e custoso”.

De acordo com o texto da proposta, para realização de provas escritas, que abrange conhecimentos de legislação de trânsito e primeiros socorros, os órgãos de trânsito terão que oferecer material gratuito em seu sítio eletrônico, permitindo a auto-instrução.

Já no exame prático de direção, realizado na via pública, a instrução poderá ser feita por instrutor independente, credenciado junto aos órgãos de trânsito.


Para isso, o instrutor deverá possuir habilitação na categoria pretendida pelo candidato por no mínimo cinco anos. Além disso, será necessário:
não ter sido penalizado, nos últimos cinco anos, com suspensão ou cassação do direito de dirigir, ou
ter processo em andamento contra si para essas penalidades; e
não ter sido condenado ou estar sendo processado por crime de trânsito.

O veículo utilizado pelo instrutor deverá conter identificação própria da condição de aprendizagem, na forma estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Além dessa proposta, um outro projeto torna a formação em autoescola optativa para os candidatos a motorista (PL 3781/19). A proposta tramita em conjunto com mais de 200 outros projetos que alteram o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).




Fonte: Notícias Concursos. 
Disponível em:
Acesso: 18 de setembro de 2020.






quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Homologada as candidaturas de Gilmar Pereira a prefeito e Irmão Raniere a Vice prefeito de Peri Mirim




Em uma concorrida convenção realizada na última terça-feira dia 15 na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Peri Mirim, o Partido CIDADANIA realizou a sua Convenção Municipal, que Homologou as Candidaturas do atual vice prefeito de Peri Mirim, Gilmar Pereira a Prefeito e do irmão Raniere como candidato a vice prefeito, pelo ( CIDADANIA 23).



Durante a convenção Gilmar Pereira disse, "acredito que Gilmar Pereira e irmão Raniere, têm muito a fazer por Peri Mirim."


A convenção contou com a presença do presidente da Câmara Municipal Peri Mirim Alan Pereira, Pastores, Lideranças Comunitárias, de Autoridades e dos pré candidatos a Vereadores do partido CIDADANIA 23. 



Toda a convenção foi realizada respeitando as normas sanitárias conforme determina a lei e cumprimento aos protocolos sanitários do Governo do Estado do Maranhão.

Marcada por aplausos pelos simpatizantes presentes, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Peri Mirim, manifestando o apoio à Gilmar Pereira e irmão Raniere, com a esperança de mudança e dias melhores para o povo de Peri Mirim.



Gilmar Pereira conta com o apoio dos Deputados Junior Marreca Filho do PATRIOTA, Federal, Toca Serra do PCdoB, Estadual e do Prefeito de Olinda Nova Costinha do PCdoB.

Com informações:
Da Assessoria. 

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Sem farinha: em pouco tempo prepare o seu pão caseiro com 4 ingredientes!





Esta receita é fácil e com muito sucesso, você pode fazer seu pão caseiro com poucos ingredientes e até dividir com um amigo celíaco. Basta verificar se os produtos indicados estão sem gruten, para que seja adequado para consumo.

Para as refeições, lanches e pequenos-almoços é imprescindível ter um pão rico, nada melhor do que caseiro e saudável.

Mostraremos todos os passos desta receita. Eles também podem ser adoçados e congelados, em comparação com o leite em pó, você pode usar tanto desnatado quanto em pó. Anote!


2 ovos
2 colheres de chá de fermento sem glúten
12 colheres de sopa de leite em pó
1 pitada de sal


Preparação muito fácil:

1.- Pegaremos um recipiente, quebraremos os ovos e bateremos até formarem espuma, depois adicionaremos o fermento em pó e bateremos novamente.

2.- Depois juntamos metade do leite em pó e batemos novamente por um minuto e o sal, juntamos a outra parte do leite em pó, vai ficar uma massa mastigável.

3.- Com o forno pré-aquecido, preparamos a forma com um pouco de gordura e preparamos os pãezinhos com o auxílio de uma colher, vamos cozinhá-los em temperatura média por 15 minutos ou até dourar e o pão ficar pronto!




Fonte: Informe Brasil.
Disponível em:
Acesso: 16 de setembro de 2020.

O IDEB das escolas estaduais de ensino médio do Maranhão segue crescendo.






Veja no Instagram:

<https://www.instagram.com/tv/CFKy7I-F6ZA/?igshid=1ts3j75hpp0l4>

O IDEB das escolas estaduais de ensino médio do Maranhão segue crescendo. Chegamos a 3,7, maior índice da história. Temos trajetória de crescimento desde 2015, quando assumimos o governo. Na época, o IDEB era de 2,8. Parabenizo nossas comunidades escolares e a equipe SEDUC.


terça-feira, 15 de setembro de 2020

Convenção do PCdoB confirma Isaias Rodoviário como candidato a vereador de São Luís



Foi em clima de muita festa que aconteceu no último domingo (13), a Convenção do PCdoB na capital. O evento confirmou as candidaturas de Rubens Junior a Prefeitura de São Luís, de Honorato Fernandes como vice-prefeito e de centenas de outros nomes, que concorrem as 31 vagas ofertadas pela Câmara Municipal. 




Entre esses nomes, um vem ganhando enorme destaque, isso desde quando ainda era pré-candidato e que ficou ainda mais evidente durante a convenção, pela significativa presença de apoiadores. Essa pessoa é Isaias Rodoviário.






Isaias tem trabalhado incansavelmente, para que o projeto de chegar ao parlamento municipal, se concretize nas eleições de novembro. Tem sido um atento ouvinte, quanto as reivindicações da população, principalmente, no que se refere as necessidades mais básicas das pessoas. Por ser motorista de profissão, se coloca a disposição como o representante de sua categoria, a dos Rodoviários e pela forte atuação nas lutas em defesa dos trabalhadores, também foi indicado como um possível representante das entidades sindicais no parlamento, caso seja eleito.



Na Convenção do último dia 13, Isaias Rodoviário recebeu o carinho e o apoio não só da população que acredita no trabalho que ele pretende desenvolver na Câmara Municipal, mas também de toda executiva do PCdoB e dos Candidatos Rubens Junior e de Honorato Fernandes.



Só o que eu posso fazer é agradecer, a Deus, quem tem me dado força e muita coragem para seguir em frente e a todas as pessoas que acreditam, que é possível fazer muito mais por São Luís. A Convenção foi mais uma grata surpresa, pelas demonstrações que recebi, o que me faz crer, que estamos caminhando no rumo certo. Quero trabalhar em sintonia com o povo, com a minha categoria, os Rodoviários e com quem através do voto, vai me ajudar a alcançar esse objetivo, ser eleito no dia 15 de novembro. Conto com o apoio, com as sugestões de como podemos melhorar, mas acima de tudo, conto com o carinho e o respeito de todos vocês. Estamos juntos!”, destaca Isaias Rodoviário.






 Com informações:
Ascom
Isaías Rodoviário