sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Cantata Mil Vozes de Natal promovida pela gestão do prefeito Edivaldo emociona público com bela apresentação no Complexo Deodoro

Integram a cantata alunos da rede municipal da Prefeitura de São Luís; evento faz parte de uma intensa programação natalina promovida pela Prefeitura ao longo do mês de dezembro no Centro de São Luís


 magia do natal tomou conta do espaço do Complexo Deodoro na noite desta quarta-feira (18). Um público diversificado se reuniu para acompanhar a Cantata Mil Vozes de Natal, promovida pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. Neste ano, como novidade na cantata, as crianças interpretaram músicas na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Além de apresentações com música, encenações e dança, o evento marcou a chegada do Papai Noel, que saudou especialmente as crianças que estavam presentes. A Cantata Mil Vozes de Natal faz parte de uma intensa programação natalina que está sendo realizada ao longo do mês de dezembro no Centro de São Luís. O prefeito Edivaldo, acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda e de secretários municipais, prestigiou a apresentação ao lado de um grande público. 
“Natal é tempo de celebrar. Por isso, a Prefeitura de São Luís está oferecendo uma programação especial durante o mês de dezembro. Nesta noite, junto com as crianças da rede municipal de ensino e suas famílias, membros da gestão municipal, professores e todo o público que se fez presente, celebramos o resultado de um trabalho que tem por essência a arte e a inclusão. As crianças estão de parabéns por toda a dedicação que tiveram para realizar este espetáculo”, destacou o prefeito Edivaldo.
A programação da cantata teve início com um cortejo natalino com a Banda Marcial Amadeus Mozart. Após o cortejo pela praça, aconteceu nas escadarias da Biblioteca Benedito Leite a apresentação do projeto Cordas Friccionadas, desenvolvido através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o curso de música da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O grupo executou com instrumentos como viola, violino e violoncelo as canções Brilha Brilha Estrelinha, Noite Feliz e Bate o sino.
Alana Rabelo, 13 anos, conta como foi a experiência de se apresentar. “Gostei muito porque é muito bom tocar essas músicas natalinas e a gente não tem essa oportunidade todo dia. A apresentação superou minhas expectativas, deu tudo certo”, disse Alana Rabelo que participa do projeto Cordas Friccionadas há três anos. “Achei muito lindo. A Alana me dá muito orgulho e desde que entrou no projeto vem se desenvolvendo. Ela era um pouco tímida, mas vem se expressando melhor desde que entrou no projeto”, contou Franciléia Rabelo, mãe de Alana.   
A cantata teve continuidade com a apresentação do Coral Mil Vozes de Natal, formado por alunos da rede municipal de ensino. No repertório do grupo estavam canções como Vem Chegando o Natal, Jesus Cristo e Bate o Sino. As músicas O Homem de Nazaré e Noite feliz foram algumas das músicas integralmente interpretadas em LIBRAS pelas crianças. 
O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, destaca que a gestão do prefeito Edivaldo tem investido cada vez mais na cantata. “Neste ano, 1.150 crianças fazem parte deste espetáculo que vem se consolidando a cada ano. Com esta cantata, queremos mostrar à sociedade que a inclusão é uma realidade em nossas escolas e que, através deste exemplo, possamos difundir a cultura de paz em nossa cidade”, disse.
Além das músicas, a cantata foi incrementada com a narração e encenação do nascimento de Jesus e participação especial de meninas do programa Dançando e Educando. A programação encerrou com a chegada do Papai Noel e uma mensagem de paz através do refrão da canção que diz: “Só o amor muda o que já se fez e a força da paz junta todos outra vez”.
Depois de um espetáculo emocionante crianças descreveram como foi participar da cantata. “Foi muito legal. A gente ensaiou por cinco meses e é a primeira vez que participo da cantata. Este é o momento de celebrar o dia que Jesus nasceu. Ele nos deu a vida e a luz e é por isso que a gente está celebrando aqui”, contou Thallisya Oliveira, de 11 anos, estudante da U.E.B Leonardo da Vinci. “Cantar com os sinais de LIBRAS foi muito legal porque é uma forma da gente se comunicar com as pessoas que não escutam e também desejar a elas um feliz Natal”, acrescentou Thaís Gisele Chagas, 12 anos
A cantata atraiu ludovicenses, mas também turistas que visitam a cidade. “Vim visitar minha filha que me convidou por conta da programação e estou achando tudo tão bonito que a minha vontade é de vir morar aqui. É muito importante que a população tenha a oportunidade de participar de programações como esta, principalmente as crianças”, disse a brasiliense Aparecida Chagas.
Também acompanharam a Cantata Mil Vozes de Natal os secretários municipais Socorro Araújo (Turismo), Marlon Botão (Cultura) e Fatima Ribeiro (Segurança Alimentar).

Com informações 
Agência de notícias do Maranhão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário