sexta-feira, 31 de agosto de 2018

A força de Márcio Jerry em São Luís…

O candidato a deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) irá receber significativa votação em São Luís. Em diversos bairros o ex-secretário de Comunicação e Assuntos Políticos do Maranhão concentra apoio de diversas lideranças e faz dobradinhas com inúmeros candidatos a deputados estaduais.
– Itaqui- Bacanga
Nesta quinta-feira (30), por exemplo, Jerry foi recebido com festa em uma plenária realizada na área Itaqui- Bacanga. Durante a plenária realizada no Parque do Buriti, representantes de associações, sindicatos e lideranças políticas importantes reafirmaram o apoio à sua eleição para deputado federal.
– São Bernardo
No bairro do São Bernardo e do Jardim São Cristóvão I e II também declarou apoio a Márcio Jerry, em evento político realizado na rua Boa Esperança na noite desta terça-feira (29), em parceria com o candidato a deputado estadual Adelmo Soares.
– Planalto Turu, Divineia, Sol e Mar e Vila Luizão
No final da tarde de terça-feira, Márcio Jerry participou também de uma caminhada pelos bairros do Planalto Turu, Divineia, Sol e Mar e Vila Luizão, que contou com a participação do deputado federal Márcio Jerry e do deputado estadual candidato à reeleição Glalbert Cutrim. O percurso de cerca de 8km reuniu representantes da juventude e de entidades estudantis, bem como associações de moradores, igrejas e outras entidades da sociedade civil.


Com informações 
Blog do Domingos Costa

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

“Quando falam em enxugar a máquina, é enxugar o direito dos mais pobres”, diz Flávio Dino em plenária

As plenárias têm debatido os rumos e as mudanças no Maranhão em todas as áreas da política pública

O governador Flávio Dino participou na noite desta terça-feira (28), em São Luís, da Plenária dos Direitos Humanos, Procon, Juventude, Negros, Mulheres e Cultura. As plenárias têm debatido os rumos e as mudanças no Maranhão em todas as áreas da política pública.
“Os direitos humanos são uma grande conquista dos povos, sobretudo daqueles que menos têm, daqueles que precisam da mão protetora do Estado”, disse Flávio.
“Muitos aí falam em enxugar a máquina. Quando falam em enxugar a máquina, não tenham dúvida: é enxugar o direito dos mais pobres”, acrescentou.
O governador ainda disse que “tem muita gente dizendo que defensor de direitos humanos é defensor de bandidos. E isso visa que as pessoas sejam ainda mais exploradas, oprimidas e dominadas”.
Flávio também falou sobre a “a centralidade da luta do povo negro e indígena deste Estado e deste país”. Segundo ele, “a luta dessas populações não é algo menor, porque a sociedade brasileira se construiu por sobre a exploração de negros, indígenas e outros povos colonizados pelos europeus”.
Apoio
Na plenária, Flávio recebeu o apoio das pessoas que lotaram o espaço, na avenida dos Holandeses. “Eu defendo os direitos humanos, eu defendo o direito de crianças e adolescentes. Por isso, Flávio Dino de novo”, disse Claudia Lima, Miss Exuberante Plus Size Maranhão.
O estudante Daniel Araújo disse que Flávio “é o único governador que realmente se preocupa com a educação dos jovens do Maranhão. Ele se preocupa com a nossa educação e o nosso futuro. Por isso eu sou Flávio Dino de novo”.
“Ele botou o Maranhão para cima. O Maranhão estava no fundo, e agora está para cima. É 65!”, acrescentou Esmeralda Freire.
“Eu sou Flávio Dino pelas políticas públicas implantadas aqui no Maranhão, especialmente para as mulheres, que vêm avançado e precisam ter continuidade”, afirmou Anne Benevides.

Com informações 
Blog da Sílvia Tereza 

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Pesquisas Ibope: Lula atinge pelo menos 50% em todos os estados do Nordeste e Bolsonaro é mais forte em RR, AC e DF

Ex-presidente supera metade das intenções de voto nos estados do Nordeste; Bolsonaro lidera em 2 estados e no DF; Marina alcança seus maiores índices no Norte; e Ciro e Alckmin nos estados onde fizeram suas carreiras políticas.




Pesquisas estaduais realizadas pelo Ibope mostram que o ex-presidente Lula tem pelo menos 50% das intenções de voto em todos os estados do Nordeste (na pesquisa estimulada e considerada a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos). Numericamente (quando desconsiderada a margem de erro), o maior valor atingido pelo candidato do PT é no Piauí: 65%. Ele ainda alcança 63% no Maranhão, 62% em Pernambuco, 57% na Paraíba, 56% no Ceará e em Sergipe, 55% na Bahia e 53% em Alagoas e Rio Grande do Norte. O menor índice de Lula é em Santa Catarina (20%).

O segundo colocado nas pesquisas, o candidato Jair Bolsonaro, atinge as suas maiores intenções de voto em dois estados do Norte, Roraima (38%) e Acre (35%), e no Distrito Federal (30%). Os piores índices são todos em estados do Nordeste, com o menor valor (8%) nos estados do Piauí e Sergipe.
As pesquisas foram realizadas em 25 estados e no Distrito Federal. Apenas em Minas Gerais ainda não foi divulgada uma pesquisa Ibope após o registro dos candidatos nas eleições deste ano.
O estado em que Marina Silva atinge o valor mais alto é no Amapá (17%), enquanto Ciro Gomes alcança seu máximo no Ceará (15%), Geraldo Alckmin em São Paulo (12%) e Alvaro Dias no Paraná (22%).
Considerando a margem de erro, Lula tem a maior intenção de voto em 17 estados (todos do Nordeste, além de AP, AM, MT, MS, PA, RJ, RS e TO), Jair Bolsonaro em 2 (RR e AC) e no DF. Há também empates técnicos pela liderança em 6 estados (em ES, GO, RO, SC e SP, entre Jair Bolsonaro e Lula; e no PR, entre Alvaro Dias, Jair Bolsonaro e Lula).

Cenários com Fernando Haddad:

As pesquisas estaduais também testaram cenários com Fernando Haddad como candidato do PT. Numericamente, a intenção de votos de Haddad está entre 1% (Amazonas e Roraima) e 6% (Piauí) na pesquisa estimulada.
Neste cenário, os resultados de Jair Bolsonaro são cerca de 3 pontos percentuais melhores, em média, por estado, distribuídos de forma semelhante pelo país (a maior diferença é no Tocantins, com aumento de 6 pontos percentuais). Já Marina Silva apresenta força em alguns estados do Norte e no Nordeste – numericamente, seus 10 melhores resultados são nessas regiões (Amapá, Pará, Acre, Amazonas, Maranhão, Alagoas, Piauí, Sergipe, Pernambuco e Bahia).
Com a ausência de Lula, Ciro Gomes aumenta 24 pontos no Ceará, alcançando 39%. Além do estado onde foi governador, o candidato obtém aumento superior a 6 pontos percentuais (suficiente para superar a margem de erro) em outros 3 estados comparado ao cenário anterior (Piauí, Maranhão e Tocantins). O melhor desempenho de Geraldo Alckmin continua a ser em São Paulo, onde passa a 15%.
Considerando a margem de erro e somente os candidatos, Jair Bolsonaro tem a maior intenção de voto em 13 estados e no DF (AC, AM, ES, GO, MT, MS, RJ, RS, RO, RR, SC, SP, TO), Ciro em um (CE). Há também empates técnicos pela liderança em 11 estados (entre Jair Bolsonaro e Marina Silva em AL, AP, BA, PA, PE e SE; entre Jair Bolsonaro, Marina Silva e Ciro Gomes no MA, PB e RN; entre Jair Bolsonaro e Alvaro Dias no PR; e entre Marina Silva e Ciro Gomes no PI).

Não sabe, não respondeu, brancos e nulos

Quando o ex-presidente Lula está incluído na pesquisa, o estado com maior índice da soma de “não sabe / não respondeu” com brancos e nulos é o Rio Grande do Sul (25%). No cenário com Fernando Haddad, o estado com o menor número é o Acre (22%), sendo que este valor vai até 51%, no Rio Grande do Norte.
A alteração entre os cenários leva a um aumento médio de cerca de 16 pontos percentuais em cada estado na soma de “não sabe / não respondeu” com brancos e nulos.

Sobre as pesquisas:

Todas as pesquisas têm margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.
Confira as informações sobre cada pesquisa:
  • Acre: realizada entre 18 e 21 de agosto. Foram entrevistados 812 eleitores em 19 municípios. Contratada por Rádio TV do Amazonas Ltda. Registro no TRE protocolo nº AC-08479-2018 e no TSE protocolo nº BR‐00533/2018.
  • Alagoas: realizada entre 13 e 15 de agosto. Foram entrevistados 812 eleitores em 36 municípios. Contratada por TV Gazeta de Alagoas Ltda. Registro no TRE protocolo nº AL-00461/2018 e no TSE protocolo nº BR-01162/2018.
  • Amapá: realizada entre 13 e 16 de agosto. Foram entrevistados 812 eleitores em 14 municípios. Contratada por Rádio TV do Amazonas Ltda. Registro no TRE protocolo nº AP-03839/2018 e no TSE protocolo nº BR-07096/2018.
  • Amazonas: realizada entre 13 e 16 de agosto. Foram entrevistados 812 eleitores em 23 municípios. Contratada por Rádio TV do Amazonas Ltda. Registro no TRE protocolo nº AM-01315/2018 e no TSE protocolo nº BR-05767/2018.
  • Bahia: realizada entre 19 e 21 de agosto. Foram entrevistados 1.008 eleitores em 58 municípios. Contratada por Televisão Bahia S.A. Registro no TRE protocolo nº BA-03534/2018 e no TSE protocolo nº BR-09377/2018.
  • Ceará: realizada entre 13 e 15 de agosto. Foram entrevistados 1.204 eleitores em 58 municípios. Contratada por Televisão Verdes Mares Ltda. Registro no TRE protocolo nº CE-04197/2018 e no TSE nº BR-08812/2018.
  • Distrito Federal: realizada entre 21 e 23 de agosto de 2018. Foram entrevistados 1.204 eleitores. Contratada por Globo Comunicação e Participações S/A. Registro no TRE protocolo nº DF-03959/2018 e no TSE protocolo nº BR-00412/2018.
  • Espírito Santo: realizada entre 15 e 17 de agosto de 2018. Foram entrevistados 812 eleitores em 32 municípios. Contratada por A Gazeta do Espírito Santo Rádio e TV Ltda / TV Gazeta. Registro no TRE protocolo nº ES-09067/2018 e no TSE protocolo nº BR-06548/2018.
  • Goiás: realizada entre 14 e 16 de agosto. Foram entrevistados 812 eleitores em 39 municípios. Contratada pela Televisão Anhanguera S/A. Registro no TRE protocolo nº GO-00742/2018 e no TSE protocolo nº BR-05595/2018.
  • Maranhão: realizada entre 20 e 22 de agosto. Foram entrevistados 1.008 eleitores em 58 municípios. Contratada por Televisão Mirante Ltda. Registro no TRE protocolo nº MA-00502/2018 e no TSE protocolo nº BR-02085/2018.
  • Mato Grosso: realizada entre 21 e 24 de agosto de 2018. Foram entrevistados 812 eleitores em 36 municípios. Contratada por Televisão Ponta Porã Ltda. Registro no TRE protocolo nº MT-04065/2018 e no TSE protocolo nº BR-01573/2018.
  • Mato Grosso do Sul: realizada entre 21 e 23 de agosto de 2018. Foram entrevistados 812 eleitores em 32 municípios. Contratada por Televisão Ponta Porã Ltda. Registro no TRE protocolo nº MS-06269/2018 e no TSE protocolo nº BR-06268/2018.
  • Pará: realizada entre 15 e 19 de agosto. Foram entrevistados 812 eleitores em 45 municípios. Contratada por Televisão Liberal Ltda. Registro no TRE protocolo nº PA-08797/2018 e no TSE protocolo nº BR-05823/2018.
  • Paraíba: realizada entre 21 e 23 de agosto. Foram entrevistados 812 eleitores em 40 municípios. Contratada por Televisão Cabo Branco Lta e Televisão Paraíba Ltda. Registro no TRE protocolo nº PB-08079/2018 e no TSE protocolo nº BR-02889/2018.
  • Paraná: realizada entre 19 e 21 de agosto. Foram entrevistados 1.008 eleitores em 55 municípios. Contratada por Sociedade Rádio Emissora Paranaense SA. Registro no TRE protocolo nº PR-04869/2018 e no TSE protocolo nº BR-06574/2018.
  • Pernambuco: realizada entre 17 e 19 de agosto. Foram entrevistados 1.204 eleitores em 57 municípios. Contratada por Globo Comunicação e Participações S/A e Editora Jornal do Commercio S.A. Registro no TRE protocolo nº PE-00006/2018 e no TSE protocolo nº BR-09085/2018.
  • Piauí: realizada entre 18 e 20 de agosto. Foram entrevistados 812 eleitores em 40 municípios. Contratada por TV Rádio Clube de Teresina S.A. Registro no TRE protocolo nº PI-04617/2018 e no TSE nº BR-00028/2018.
  • Rio de Janeiro: realizada entre 17 e 20 de agosto. Foram entrevistados 1.204 eleitores em 39 municípios. Contratada por Globo Comunicação e Participações S/A e Editora Globo S.A. Registro no TRE protocolo nº RJ-03249/2018 e no TSE protocolo nº BR-00596/2018.
  • Rio Grande do Norte: realizada entre 14 e 16 de agosto. Foram entrevistados 812 eleitores em 40 municípios. Contratada por Televisão Costa Branca Ltda. Registro no TRE protocolo nº RS-05553/2018 e no TSE protocolo nº BR-03466/2018.
  • Rio Grande do Sul: realizada entre 14 e 16 de agosto. Foram entrevistados 1.008 eleitores em 60 municípios. Contratada por RBS Participações S A. Registro no TRE protocolo nº RS-01969/2018 e no TSE protocolo nº BR-06119/2018.
  • Rondônia: realizada entre 18 e 21 de agosto. Foram entrevistados 812 eleitores em 30 municípios. Contratada por Rádio TV do Amazonas Ltda. Registro no TRE protocolo nº RO-03015/2018 e no TSE protocolo nº BR-09340/2018.
  • Roraima: realizada entre 13 e 16 de agosto. Foram entrevistados 812 eleitores em 14 municípios. Contratada por Rádio TV do Amazonas Ltda. Registro no TRE protocolo nº RR-03241/2018 e no TSE protocolo nº BR-01235/2018.
  • Santa Catarina: realizada entre 14 e 16 de agosto. Foram entrevistados 812 eleitores em 46 municípios. Contratada por NC Comunicações S.A. Registro no TRE protocolo nº SC-09381/2018 e BR-09360/2018.
  • São Paulo: realizada entre 17 e 19 de agosto. Foram entrevistados 1.204 eleitores em 66 municípios. Contratada por Globo Comunicação e Participações S/A e S/A O Estado de São Paulo. Registrado no TRE protocolo nº SP-00450/2018 e no TSE protocolo nº BR-05723/2018.
  • Sergipe: realizada entre 14 e 16 de agosto. Foram entrevistados 812 eleitores em 36 municípios. Contratada por Rádio Televisão de Sergipe Ltda. Registro no TRE protocolo nº SE-02253/2018 e no TSE protocolo nº BR-06887/2018.
  • Tocantins: realizada entre 14 e 16 de agosto. Foram entrevistados 812 eleitores em 38 municípios. Contratada por Centro Norte de Comunicação Ltda. Registro no TRE protocolo nº TO-07815/2018 e no TSE protocolo nº BR-03809-2018.

Fonte 
Por Lucas Gelape, G1


“CONSTRUIR ESCOLAS É A COISA MAIS ESTRUTURANTE QUE EXISTE”, DIZ DINO NA TV GUARÁ

O governador e candidato à reeleição Flávio Dino ressaltou nesta segunda-feira (27) que tem entregue obras de vários tipos e complexidade no Estado, incluindo rodovias e pontes. Mas ele acrescentou que as chamadas obras estruturantes não são apenas viárias.
“Não há nada mais estruturante que a educação. Construir e reformar escolas é a coisa mais estruturante que existe”, afirmou Flávio em entrevista à TV Guará.
Desde 2015, o Governo do Maranhão já construiu e reformou mais de 800 Escolas Dignas em todas as regiões do Maranhão.
Flávio também citou os oito grandes hospitais entregues por ele. E, claro, as rodovias, como a MA-034 (Buriti-bravo a Caxias) e a estrada entre Barra do Corda e Doca Bezerra. “Concluímos tantas outras estradas; em São Luís fizemos a Forquilha, o retorno do aeroporto e muitas outras obras.”
Escolas integrais – Flávio contou que, para os próximos quatro anos, a meta é chegar a 150 escolas de ensino integral. Em 2015, quando assumiu, não havia nenhuma. Hoje já são 50. Portanto, serão mais cem na próxima gestão de Flávio.
Ele acrescentou que serão também 100 unidades do IEMA, que foca no ensino profissionalizante. Atualmente são 26, entre unidades plenas e vocacionais. “Vamos chegar a cem, não tenham dúvidas. E teremos uma ênfase muito importante em idiomas. Inglês é uma ferramenta que as pessoas adquirem para o trabalho.”
Menos impostos – Na entrevista, Flávio também lembrou que, logo em 2015, reduziu impostos para as micro e pequenas empresas. A tabela do Simples – um regime tributário para esse setor – estava congelada havia anos.
“Os pequenos empresários estavam pagando mais tributos do que deveriam. Mandamos um projeto de lei para a Assembleia Legislativa e reduzimos as alíquotas”, disse Flávio.
Além disso, também foi colocado em prática o programa Moto Legal, que regulariza a situação das motocicletas com R$ 50 por ano. Isso significa menos IPVA e licenciamento mais barato para os motoqueiros.
Para os próximos anos, o plano de governo de Flávio prevê novas reduções de imposto: “Vamos reduzir ainda mais, inclusive criando uma faixa de isenção que hoje não existe”.
“As micro e pequenas empresas são 95% do total no Maranhão. Em vez de privilegiar 100 empresas, como era feito no passado”, estou beneficiando 100 mil empresas”, disse o governador.

Com informações 
Blog do Jorge Vieira 

domingo, 26 de agosto de 2018

Stênio Rezende sofre grave acidente com a esposa na BR-316

O deputado estadual Stênio Rezende (DEM) e a esposa, Andreia Rezende (DEM), sofreram um grave acidente na BR-316, na madrugada deste domingo (26).
Ela é candidata à vaga do marido, que está inelegível e ambos têm feito campanha juntos pelo interior do Maranhão.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF-MA), o acidente – uma colisão frontal entre a Jeep Cherokee do casal de políticos e um CrossFox – ocorreu no KM-313,5 da BR-316, no município de Olho-D’água das Cunhãs.
O motorista do CrossFox moreu na hora.
Ainda segundo a PRF-MA, o quadro de Andreia Rezende é muito grave. Ela teve lesão na coluna vertebral, ferimentos na cabeça e no pulmão.

Com informações 
Blog do Gilberto Léda

sábado, 25 de agosto de 2018

ATO DA CARAVANA DO PT EM APOIO A FLÁVIO DINO JOGA ÁGUA NA ESTRATÉGIA DE ROSEANA USAR LULA

A presença da caravana do presidente Lula no Maranhão e a manifestação do líder petista, através do candidato a vice Fernando Haddad, de apoio à candidatura do governador Flávio Dino (PCdoB), colocou por terra a estratégia da candidata da oligarquia Sarney em usar, de forma indevida, o nome do ex-presidente preso em Curitiba em suas atividades pelo interior do Maranhão.
Falando para milhares de pessoas que se aglomeraram no Centro Histórico de São Luís nesta sexta-feira (24), Haddad se encarregou de deixar bem claro que a aliança do PT maranhense com a oligarquia Sarney é coisa do passado. E disse isso com todas as letras ao ser questionado sobre o assunto numa rádio local: ‘Você tá com essa dúvida até agora? Eu vou resolver essa parada agora pra você. O candidato do Lula é Flávio Dino!’”, acrescentou o ex-prefeito de São Paulo.
A candidata Roseana, que chegou na ser apresentada pelo sobrinho e deputado estadual Adriano Sarney como a “Lula do Maranhão”, depois do discurso de Haddad deve desencarnar de Lula e do PT , até porque os atuais dirigentes locais em nada se parecem com Raimundo Monteiro, o “Monteirinho da Roseana”, aquele ex-presidente do PT aliado da oligarquia que apoiou o golpe que derrubou Dilma e colocou Michel Temer, patrono da candidatura de Roseana, na presidência.

Com informações 
Blog do Jorge Vieira 

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Veja a agenda dos candidatos ao Governo do Maranhão nesta sexta-feira (24)

Confira a agenda de campanha dos candidatos ao governo do Maranhão para esta sexta-feira (24).
Flávio Dino (PCdoB):
8h30 – Caminhada em Coroatá.
11h – Carreata em Alto Alegre do Maranhão.
18h – Ato ‘Lula Presidente’, com Haddad e Manuela, em São Luís.
Maura Jorge (PSL):
11h – Sabatina com o jornal O Estado, em São Luís.
17h – Caminhada em Paulino Neves.
Odívio Neto (PSOL):
Manhã – Participa de reuniões com entidades em São Luís Gonzaga.
Tarde – Participa de reuniões com entidades em Santa Inês.
Ramon Zapata (PSTU):
7h30 – Panfletagem na Caema, no Centro de São Luís.
Tarde – Gravação de programa de TV.
Roberto Rocha (PSDB):
09h – Reunião com candidatos na sede do PSDB, em São Luís.
14h – Reunião com lideranças da Ilha de São Luís.
16h – Reunião no comitê.
Roseana Sarney (MDB):
10h – Visita a cidade de Caxias.
13h – Visita a cidade de Aldeias Altas.

PESQUISA EXATA/JP CONFIRMA VITÓRIA DE FLÁVIO DINO NO PRIMEIRO TURNO COM 61% DOS VOTOS

Mais uma pesquisa Exata/Jornal Pequeno vem confirmar a vitória do governador Flávio Dino na disputa do próximo dia 7 de outubro. O estudo revela que se as eleições fossem hoje, Dino seria reeleito com 61% dos votos válidos, com praticamente o dobro de votos de Roseana Sarney (PMDB), que figura na segunda posição, com 31%.
Ainda segundo o levantamento do Exata, no terceiro lugar aparece Roberto Rocha (PSDB), com 5%, seguido de Maura Jorge (PSL), com 3%. Os candidatos Odívio Neto (PSOL) e Ramon Zapata (PSTU), não pontuaram.
Dino também aparece na frente na votação nominal, onde são considerados os números de indecisos, brancos e nulos, com 52% das intenções de votos. Atrás dele está Roseana Sarney, com 26%; Roberto Rocha, com 4% e Maura Jorge, com 3%. Nessa modalidade, os candidatos Odívio Neto e Ramon Zapata também não pontuaram. Não souberam ou não responderam somaram 10%. Brancos e nulos totalizaram 5%.
Registrada no TSE sob o número MA-07422/2018, a pesquisa Exata utilizou 1401 questionários e ouviu a opinião de eleitores de todo o Maranhão entre os dias 19 e 23 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiabilidade é de 95%.
Os dados divulgados nessa pesquisa confirmam levantamentos anteriores realizados pelo Exata, que já apontavam vitória de Dino no primeiro turno. Segundo o Instituto Exata, ele teve um crescimento de quatro pontos percentuais entre os meses de junho e agosto. Em junho, aferição já indicava a reeleição do governador com 57% das intenções de votos. No mês de julho, o mesmo Instituto Exata revelava que Dino era o candidato preferido para 60% dos eleitores maranhenses.
Ibope também aponta decisão no primeiro turno
Outro instituto também revela vitória de Dino no primeiro turno. Contratada pela TV Mirante, pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (23), aponta que Dino está na liderança com 43%, contra 34% de Roseana. Maura Jorge e Roberto Rocha aparecem com 3% cada e Ramon Zapata com 1%. O candidato Odívio Neto não pontuou.
No cenário apresentado pelo Ibope, a soma dos percentuais de todos os adversários que pontuam, mais os números de Roseana Sarney, não é suficiente para levar a disputa ao segundo turno. A pesquisa Ibope foi registrada no TRE-MA sob o nº MA-00502/2018. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Essa você pode confiar.

Com informações 
Blog do Jorge Vieira 

VARGEM GRANDE CAMINHA AO LADO DE FLÁVIO DINO

O governador e candidato à reeleição Flávio Dino fez uma caminhada repleta de gente nesta quinta-feira (23) em Vargem Grande. Os moradores compareceram em peso para dar apoio a Flávio. A trilha musical que animou o ato foi o Passinho do 65.
“A gente vota nele porque confia. As promessas dele são muito boas”, disse a moradora Juliana da Silva.
“Foi o melhor governador, foi o único que fez coisas na nossa cidade. Tem a Escola Digna, que tá servindo para todos os jovens; e tem o Restaurante Popular, que é para as pessoas que não têm dinheiro para comer em restaurante chique. Comida boa, de R$ 2”, afirmou Sheila Cardoso.
Além de Escolas Dignas e o Restaurante Popular, Flávio fez uma série de investimentos na cidade desde 2015, incluindo Núcleo de Educação Integral, uniformes, Bolsa Escola, ônibus escolar, Mais Asfalto, ampliação do abastecimento de água, nova ambulância, novos policiais e viaturas, entrega de sementes, Maranet e Cras.
Presença permanente – “Não há uma única política de governo que a gente não tenha trazido aqui para o município”, disse o governador. Ele ressaltou a parceria com a prefeitura para levar ações como o Mais Asfalto à cidade.
“Já vim aqui inaugurar escola, Restaurante Popular, Mais Asfalto e, na próxima vez que eu vier aqui, tendo a honra de ser reeleito, será para inaugurar essa grande obra de R$ 7 milhões, que é a obra do sistema de água de Vargem Grande”, acrescentou.
Para o prefeito do município, Carlinhos Barros, “é sempre gratificante contar com a presença do governador, querido do povo. É uma parceria muito boa que deu certo entre Estado e prefeitura”.
Para o prefeito de Presidente Vargas, Wellington Uchoa, que também participou do ato, Flávio “é o melhor governador que já teve no Maranhão e vai se eleger no primeiro turno pelo bom trabalho que vem fazendo”.

Com informações 
Blog do Jorge Vieira 

Campanha organizada de Duarte Júnior incomoda concorrentes

Nesse início de campanha eleitoral, indiscutivelmente, um dos candidato a deputado estadual que mais vem se destacando em São Luís é o ex-diretor Diretor do Procon e Viva Cidadão, Duarte Júnior (PCdoB).
Com o bloco na rua, Duarte faz questão de participar do corpo a corpo junto ao eleitor, e não é apenas nos finais de semana. Todos os dias o advogado e professor universitário de apenas 32 anos está em algum ponto de São Luís pedindo voto.
Ao lado do seu batalhão com bandeira em punho, o comunista tem participado de todos os atos de campanha do governador Flávio Dino e dos candidatos ao Senado Weverton Rocha e Eliziane Gama. Seja nas mais diversas comunidades da periferia ludovicense ou nos retornos de trânsito dos bairros nobres da capital.
Organização tem sido a marca de Duarte nas ruas, a aceitação ao nome do jovem é outro ponto positivo. Por conta do sucesso da largada da campanha, o candidato vem sendo alvo de sórdidos ataques dos seus concorrentes que usam meios de comunicações locais para tentar desgastar a imagem do advogado.
E o que é pior, esses ataques vêm até mesmo de companheiros da própria coligação…

Com informações
Blog do Domingos Costa

Vereadora Bárbara Soeiro diz, “Precisamos combater o feminicídio com unhas e dentes”,

O Feminicídio pode ser definido como crime de homicídio motivado pelo ódio contra as mulheres. Ele é caracterizado pelos assassinatos em contexto de violência doméstica/familiar, e o menosprezo ou discriminação à condição de mulher. Esse crime é enquadrado na categoria de Crimes Violentos Letais Intencionais, que inclui os homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Segundo dados do 12º Anuário de Segurança Pública, no Brasil em 2017, os estupros aumentaram 8,4%, chegando a 60.018. E os casos de feminicídio totalizaram 1.133. Também houve crescimento no número de mulheres vítimas de homicídio (6,1%), chegando a 4.539.

No Maranhão, o feminicídio aumentou nos últimos três anos. Pelos menos vinte e cinco mortes foram registradas em 2015. No ano de 2016 o número chegou a vinte e oito. Em 2017, cinquenta mulheres foram vítimas de feminicídio, sendo que dez casos foram registrados na Região Metropolitana de São Luís, segundo levantamento do Ministério Público do Maranhão (MPMA).
De acordo com a coordenadora das Delegacias da Mulher no Maranhão, Kazume Tanaka, o padrão de que a mulher não é dona de si mesmo e que em violência de casais ninguém se mete, tem que ser desnaturalizado.

“É necessário que as mulheres entendam que a violência não é normal e pode levar a morte. Quem sofre algum tipo de agressão dentro de casa tem que ser estimulada a denunciar. Isso vai fazer com que o número de feminicídio caia,” afirmou.

Mediante o crescente número de feminicídio, a Lei 6.257/17, de autoria da vereadora Bárbara Soeiro, institui o dia 13 de novembro como Dia Municipal de Combate ao Feminicídio. Nesta data, serão realizadas ações educativas e campanha de conscientização sobre o valor da mulher. A ideia é reduzir o número de morte de pessoas do sexo feminino por violência.

A defesa da mulher é uma das principais bandeiras da atuação de Bárbara Soeiro na Câmara Municipal de São Luís. Segundo ela, a valorização da mulher começa em casa com os familiares.
“A educação tem que permanecer dentro dos lares, porque ela a ajuda reduzir a violência, principalmente contra mulher. Para que os direitos das mulheres sejam respeitados, precisamos começar a combater o feminicídio com unhas e dentes”, exclamou a parlamentar.



Textos: Tarcísio Brandão