sábado, 30 de janeiro de 2016

Agora o bicho vai pegar! Será?



A Justiça do Maranhão condenou quatro proprietários de gado bubalino que criavam os animais em áreas alagadas de Proteção Ambiental na Baixada Maranhense ao pagamento de uma indenização por danos materiais para a recomposição do meio ambiente degradado. Eles têm o prazo de seis meses para retirar os animais do local.

A defesa dos produtos chegou a alegar que os danos ambientais citados pelo Ministério Público Estadual (MPE) seriam apenas suposições já que o relatório técnico apresentado à Gerência Estadual de Meio Ambiente teria sido elaborado de forma unilateral, sem a participação dos proprietários.

Mas, o juiz Luiz Emílio Bittencourt rejeitou os argumentos dos advogados de defesa e entendeu que a criação estaria causando graves danos ambientais aos ecossistemas locais e comprometendo fauna, flora e recursos hídricos.

O magistrado citou normas da Constituição Estadual e leis que estabelecem os campos naturais inundáveis como reservas ecológicas, determinam a retirada dos búfalos e proíbem sua criação nos campos públicos.

O descumprimento da decisão judicial acarretará uma multa diária de R$1 mil.
 (Do G1 MA)

Governo antecipa o pagamento do funcionalismo para este sábado



O Governo do Estado antecipará o pagamento do funcionalismo público estadual para o próximo sábado (30). A medida obedece determinação do governador Flávio Dino, de adiantar o pagamento dos servidores sempre que houver viabilidade financeira para o Estado.

O pagamento será realizado para mais de 110 mil servidores, entre ativos e inativos, que compõem a folha de pagamento do Estado. Conforme explica a secretária de Estado da Gestão e Previdência, Lílian Guimarães, apesar do calendário de pagamentos de 2016 apresentar sempre os dois primeiros dias úteis do mês subsequente ao trabalhado, como referência para pagamento, as datas foram definidas como limite, contudo o Estado tem sempre atuado de acordo com a determinação do governador e vem antecipando sempre que possível.

Os contracheques são disponibilizados impressos para os servidores, e também na versão digital, por meio do Portal do Servidor. Para acessar, é necessário apenas senha de acesso, que pode ser cadastrada presencialmente na sala do Portal do Servidor (localizada no Edifício ClodomirMilet, s/nº, térreo), ou pelos telefones (98) 3131-4191 ou 3131-4192.

Boa notícia! Prefeitura de Viana concede aumento de 12% aos professores da rede municipal


A prefeitura de Viana enviou do Projeto de Lei de reajuste salarial dos professores da rede municipal de ensino à Câmara Municipal, onde deve ser aprovado (em votação extraordinária), o incremento de 12% no vencimento base do magistério público municipal da educação, estabelecido pelo governo federal. Com isso, Viana garante os direitos da classe e repassará o aumento já na folha do mês de janeiro, a ser paga nesta-sexta-feira (29).

Segundo o prefeito Chico Gomes - que fez o anúncio com exclusividade ao Blog Vianensidades -, o piso salarial dos professores vianenses corresponde ao determinado pelo Ministério da Educação e está acima da média de muitas cidades brasileiras, demonstrando atenção aos direitos da categoria.“O aumento determinado pelo MEC seria de 11,36%, mas nós preferimos arredondar o valor para 12%, mesmo sabendo da preocupação do governador Flávio Dino e de muitos gestores em não poder honrar o reajuste dos professores. Viana é uma das primeiras cidades do Maranhão e do Brasil a respeitar o piso do professor. Vamos continuar com esse objetivo. Já mandamos a convocação para a Câmara para que, dentro do prazo legal, em uma sessão extraordinária, o projeto seja votado”, ressaltou o prefeito Chico Gomes.

Agora a situação apertou! CGU e TCE fecham o cerco a municípios que não têm portal da transparência


A partir de um trabalho tecnicamente sério realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) e pela Controladoria Geral da União (CGU) no estado, os municípios maranhenses só poderão celebrar convênios com o Governo do Estado se possuírem um  portal da transparência devidamente funcionando na internet.

O Coordenador do Núcleo de Ação de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção da CGU no Maranhão, Wellington Resende, afirmou que “a falta de alimentação dos portais da transparência enseja na proibição aos municípios de receber transferências estaduais ou federais, voluntárias e legais. Por sua vez, a falta de regulamentação do acesso à informação em âmbito municipal e a inexistência de Serviços de Informação ao Cidadão (SIC´s) constitui crime de responsabilidade do agente público”.

O Governo do Estado deverá seguir as orientações do TCE e da CGU sob pena de sofrer sanções legais principalmente da corte de contas estadual, já que é este órgão que analisa e julga as contas públicas do governo, e um dos critérios que serão mais levados em consideração a partir de agora é justamente a observância se o executivo estadual fez repasse de recursos aos chamados “municípios opacos”, ou seja, aqueles que não possuem portal da transparência.

Pela rede social do Twitter, o secretário de Transparência e Controle, Rodrigo Lago, declarou que “nos convênios, o Maranhão [Governo do Estado] exigirá dos municípios certidão do TCE/MA sobre portais da transparência”.

Um levantamento minucioso realizado pela CGU nas 217 cidades maranhenses, constatou que 180 municípios, ou 82% do total, não cumprem os requisitos previstos na legislação, sobretudo os dispostos na Lei de Responsabilidade Fiscal, e muito menos alimentam os seus portais da transparência – isso quando o município possui um portal.

Com o advento da nota técnica do TCE/CGU essa triste realidade nas gestão publica municipal tenda a acabar num futuro muito próximo.

A cidadania agradece. (Blog do Robert Lobato)

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Deu Flamengo!





Já era de se esperar!
O campeonato Brasileiro de futebol Feminino realizou uma partida valendo pelo grupo 4 onde a seleção de Viana MA, está inserida.
Viana e Flamengo, jogo muito prestigiado pelos vianenses, pois foi casa cheia e com já era de se esperar as meninas cariocas levaram melhor, ganharam de 3 a 0 e já estão líder do grupo.
O próximo jogo em Viana será no dia 10 de fevereiro e contra a seleção de 
Duque de Caxias. 

Executiva da Abraço Nacional reúne com André Figueiredo.



A  ABRAÇO Nacional reuniu nos dias 22,23 e 24 de Janeiro em Brasilia para empossar a nova diretoria executiva que contou com a maioria dos diretores regionais e na oportunidade vários temas foram debatidos com relação as novas outorgas de RADICOM para o País.
Um dos assuntos debatidos foi a possibilidade da entidade orientar e formalizar uma nova parceria, que irá possibilitar uma sede própria aos estúdios de rádios comunitárias existente no Brasil. A ideia rá será um modelo de consórcio fechado direcionado somente as entidades de rádio difusão comunitária. O projeto foi apresentado por um representante de consórcio que em breve poderá ser oficializado aqui neste blog. 
Outra importante ação da nova diretoria foi conseguir uma reunião dentro da agenda do ministro das Comunicações André Figueiredo (PDT).
O ministro das Comunicações, André Figueiredo, garantiu a representantes da radiodifusão comunitária que até o fim de 2017 todos os municípios brasileiros deverão contar com uma emissora. A universalização do serviço foi um dos assuntos tratados durante encontro, na segunda-feira (25), com a nova diretoria executiva da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço).Na reunião, Figueiredo reforçou que o MC vai buscar soluções, por meio do diálogo constante, que facilitem a atuação das rádios comunitárias no país. Os representantes da Abraço Nacional apresentaram uma série de reivindicações do setor, como o aumento da potência das emissoras e a necessidade de se ter dois canais por município.
O ministro explicou que a proposta de ampliação para dois canais por município e a implantação de novas emissoras entre comunidades quilombolas estão entre as prioridades. "Nossa gestão será bastante transparente e vamos buscar parcerias que estiverem ao nosso alcance para facilitar este importante segmento da comunicação em nosso país", afirmou.
Fonte: mc.gov.br

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Flamengo enfrenta Viana nesta quarta no Djalma Campos.

 

Será amanhã às 16h no estadio Municipal Djalma Campos em Viana-MA, uma grande festa desportista acontecerá em grande estilo para todos vianenses.
A delegação do Flamengo Já está em viana desde o sábado realizando treinos e reconhecimento e campo.
Será uma partida histórica par a viana afirmou o presidente da Liga vianense, Cacá Oliveira, " uma partida como esta só reforça a importância do futebol feminino" . disse Oliveira.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), já definiu a escala de árbitros para a partida entre Viana-MA x Flamengo-RJ, nesta quarta-feira (27) às 17h no estádio Djalma Campos, pelo Grupo 4 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino.
O confronto terá arbitragem de Paulo Sérgio Santos Moreira, com as assistências de Antonio Fernando de Sousa Santos e Ivanilson Gonçalves da Silva.O quarto árbitro será Asteliene Soares Milles

A equipe do Esporte Clube Viana, está inserida no Grupo 4 da competição ao lado do Flamengo-RJ, Vitoria-PE E São Francisco-BA.

Vale conferir!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Fórum da Baixada Cria Bloco Piaba Maluca




No último sábado, 23 de janeiro, foi realizada a primeira festa carnavalesca do bloco piaba maluka, o bloco oficial do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, na sede da AABB, no Calhau. A brincadeira momesca é constituída por um expressivo grupo de conterrâneos de diversos municípios da microrregião da Baixada. O salão foi ornamentado com faixas e banners da campanha “Diques da Baixada já”.
Autoridades e baixadeiros de diversos municípios participaram do animado evento, como Amarildo Pinheiro (prefeito de São João Batista), Beto Pixuta (prefeito de Matinha), Zé Martins (prefeito de Bequimão), Natalino Salgado (ex-reitor da UFMA), César Soares (vice-prefeito de Pinheiro), Isaac Dias (vice-prefeito de São Bento), vereadores, lideranças populares, os membros do Fórum da Baixada e uma massa juvenil muita descontraída.
A piaba foi escolhida como nome e símbolo do bloco por ser o peixe que melhor identifica a Baixada (o Pantanal Maranhense) e serve como fonte de alimento e renda para expressiva parcela da população local.
O objetivo principal da brincadeira é prestar uma homenagem à Baixada. Evidentemente, também tem o propósito de congregar as famílias e promover um espaço privilegiado de animação e lazer para os maranhenses oriundos dessa microrregião, difundindo a cultura, os encantos, a gastronomia, as belezas naturais e os usos e costumes da sua genteA festa momesca é apenas um detalhe, um pretexto sadio para reunir a numerosa colônia baixadeira residente na Capital do Estado.

JEMs em 2016 terá novidades para inscrição.




GRANDE ILHA – O Governo do Estado, por meio de uma equipe técnica de colaboradores da Secretaria de Estado de Esporte do Estado e Lazer (Sedel) realizou reunião na última quinta-feira (21), de articulação e planejamento dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) deste ano. Entre os temas em debate, o calendário da competição e as principais mudanças que vão acontecer nas etapas municipais, regionais e na estadual.
Durante a reunião, a secretária adjunta de esporte educacional, Joslea Rodrigues, falou sobre as principais metas que deverão ser cumpridas durante a organização da 44ª edição dos JEMs 2016, dentre elas a ampliação das etapas municipais, no intuito de incentivar maior adesão dos municípios.
“Neste ano buscamos envolver mais de 110 municípios nas 20 modalidades dos jogos, fortalecer o apoio aos municípios sedes das etapas regionais, além de acompanhar e orientar a realização dos jogos municipais. Temos como prioridade também, a melhor qualificação de técnicos e árbitros por meio de cursos de formação e capacitação que estão sendo planejados pela Sedel”, disse Joslea.
Outra novidade articulada para os JEMs 2016 é a utilização de um Sistema de Cadastro de Inscrição online, que permitirá maior controle de municípios, escolas e alunos participantes dos Jogos Escolares, para melhor estabelecer estatísticas de investimentos para competição.
O diretor geral dos JEMs, Sandow Feques, anunciou no encontro que, pela primeira vez na história dos jogos, a realização da etapa municipal de São Luís será realizada pela prefeitura municipal de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer.
“São Luís era o único município que não realizava seus Jogos, provocando uma grande lacuna na execução dos JEMs. Agora, sob gestão da prefeitura, garantimos uma etapa regional metropolitana mais abrangente, que contempla, de forma mais satisfatória, a participação ativa dos municípios de Alcântara, Bacabeira, Paço do Limiar, Raposa, Rosário e São José de Ribamar”, explicou Sandow Feques
Em 2015, a nova gestão da Sedel alcançou todas as metas estabelecidas para o JEMs e os resultados ganharam destaque durante o 1° Encontro de Gestão Governamental. Neste ano, a equipe técnica responsável pela execução dos Jogos espera superar os resultados em quantidade e qualidade, visando valorizar ainda mais os alunos atletas de todo estado.
  • Infornações: BNC Esportes

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Viana já dispõe de coleta seletiva de lixo



Há dois meses e meio a  cidade de Viana, já tem uma empresa especializada em coleta seletiva de lixo doméstico. Trata -se da F.H.M Comércio e Serviços LTDA, que foi licitada pelo município de Viana e está com suas atividades em pleno vapor.

A sede da empresa esta localizada na avenida Luis Couto entrada da cidade e contas com mais de 60 funcionários trabalhando diretamente no pátio de depósito dos resíduos coletados e selecionados,
Uma grande quantidade de papel, plastico e pneus já está prensado pronto para ser transportado a uma fabrica de reciclagem localizada em Feira de Santana estado da Bahia.
 Segundo o responsável pela empresa, os serviços de coleta são diários e separados na própria sede, para depois revender, que conta com a frota de veículos alugados e profissionais treinados para cada atividade.
João Batista França trabalha na empesa na coleta de  lixo, e disse que esta contente em poder trabalhar nesta com uma coleta seletiva, além de está mais organizada e independente.

Atualmente mais de 20 toneladas de lixo são coletadas por dia em viana, o responsável pela empresa o Senhor Tota Calvet, alertou a necessidade dos moradores em colaborar mais com a dispensa dos resíduos domésticos já estar em sacolas ou depósitos conforma a coleta do dia.

UNICEF mobiliza municípios na prevenção do vírus zika


O Brasil está em estado de alerta após um aumento expressivo dos casos de microcefalia em recém-nascidos, registrados principalmente na Região Nordeste do País. Segundo o Ministério da Saúde, de meados de outubro até 20 de janeiro (Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde), foram registrados 3.893 casos suspeitos de microcefalia. As notificações foram registradas até 16 de janeiro e ocorreram em 764 municípios de 21 unidades da federação. Do total notificado, 224 tiveram confirmação de microcefalia e outros 282 foram descartados. Continuam em investigação 3.381 casos suspeitos de microcefalia.
No total, foram notificados 49 óbitos por malformação congênita. Destes, 5 foram confirmados para a relação com o vírus zika. Pernambuco continua com o maior número de casos suspeitos (1.306), o que representa 33% do total registrado em todo o país. Em seguida, estão os estados da Paraíba (665), Bahia (496), Ceará (216), Rio Grande do Norte (188), Sergipe (164), Alagoas (158), Mato Grosso (134) e Rio de Janeiro (122).

O Ministério da Saúde reconhece a existência de relação entre os casos de microcefalia e o vírus zika, transmitido pelo Aedes Aegypti, vetor também da dengue e da chikungunya. Para isso, é importante que todos estejam cientes dos riscos, de como se prevenir e ajudar a eliminar o mosquito e seus criadouros.

Orientações para a população

A forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito Aedes Aegypti. 

Seguem algumas ações periódicas que a população deve tomar:

·         Verificar se a caixa d’água está bem tampada

·         Deixar as lixeiras bem tampadas

·         Colocar areia nos pratos de plantas

·         Recolher e acondicionar o lixo do quintal

·         Limpar as calhas

·         Cobrir a piscina

·         Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários

·         Limpar a bandeja externa da geladeira

·         Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação

·         Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado

·         Cobrir bem a cisterna

·         Cobrir bem todos os reservatórios de água

A limpeza não se restringe só às residências. É importante ficar atento a possíveis focos de água parada na escola, no trabalho e em outros locais da comunidade.

Áreas de maior vulnerabilidade e prevenção
As áreas com mais focos do mosquito transmissor estão concentradas nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, mas quase todos os estados brasileiros possuem áreas de risco ou alerta para a presença do mosquito Aedes Aegypti. Esses focos podem surgir por meio do acúmulo de lixo, armazenamento de água em cisternas e caixas d’água e pequenos reservatórios nas casas. É importante que a população esteja atenta, conheça as formas de cuidado e faça vistorias periódicas para eliminar recipientes que acumulam água parada.
Atuação do UNICEF
O UNICEF está atuando em parceria com o Ministério da Saúde na mobilização da população para a erradicação do Aedes Aegypti, transmissor do vírus zika e de outras doenças. Assim, as informações relevantes ao combate do mosquito e sobre como se prevenir podem chegar mais rápido a todas as regiões do País.

Por meio das iniciativas Selo UNICEF Município Aprovado e Plataforma dos Centros Urbanos, o UNICEF pretende alcançar os mais de 1.700 municípios brasileiros em que atua diretamente na Amazônia e no Semiárido e nas áreas mais vulneráveis de oito capitais brasileiras.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Eleicões 2016: O que pode e o que não deve fazer o pré-candidato



Como é do conhecimento de todos as regras eleitorais, sobretudo no que se refere às campanhas se tornaram bastante restritivas. Os estudiosos e legisladores entendem, não sei se com acerto ou não, que está nas campanhas políticas a origem de todos os males nacionais.
Firmes neste sentimento editaram normas limitando o gasto nas campanhas, restringiram o financiamento aos recursos próprios dos candidatos, desde que possuam origens; recursos do fundo partidário; e doação de pessoas físicas – limitadas a dez por cento da renda auferida no exercício anterior e conferida com a declaração prestada à Secretaria da Receita Federal. Os eleitores poderão contar a fazer gastos diretos e não reembolsável com seus candidatos desde que esse gasto não ultrapasse a R$ 1.064 (hum mil e sessenta e quatro reais), a partir deste valor as doações terão que ser feitas através de depósito identificado à conta do candidato.
Outra medida festejada é a redução da campanha de 90 para 45 dias.
Pois bem, como sabemos os postulantes às eleições vindouras já estão se articulando, buscando apoios, conhecimento aos eleitores e mais diversas outras atividades para ficar “bem na fita”.
E, é sobre isso que iremos tratar.
Como sabemos o jogo político ficaria muito desigual se os pretensos candidatos só pudesse fazer os atos políticos à partir de 16 de agosto conforme reza o calendário eleitoral. Pensando nisso o legislador instituiu a figura da “pré-campanha”, onde o eleitor poderá conhecer os possíveis candidatos.
As condutas permitidas estão explicitadas na legislação, a Resolução TSE 23.457, de 15 de dezembro de 2015, estabelece quais:
Art. 2º Não configuram propaganda eleitoral antecipada, desde que não envolvam pedido explícito de voto, a menção à pretensa candidatura, a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos e os seguintes atos, que poderão ter cobertura dos meios de comunicação social, inclusive via Internet:
I – a participação de filiados a partidos políticos ou de pré-candidatos em entrevistas, programas, encontros ou debates no rádio, na televisão e na Internet, inclusive com a exposição de plataformas e projetos políticos, observado pelas emissoras de rádio e de televisão o dever de conferir tratamento isonômico;
II – a realização de encontros, seminários ou congressos, em ambiente fechado e a expensas dos partidos políticos, para tratar da organização dos processos eleitorais, da discussão de políticas públicas, dos planos de governo ou das alianças partidárias visando às eleições, podendo tais atividades ser divulgadas pelos instrumentos de comunicação intrapartidária;
III – a realização de prévias partidárias e a respectiva distribuição de material informativo, a divulgação dos nomes dos filiados que participarão da disputa e a realização de debates entre os pré-candidatos;
IV – a divulgação de atos de parlamentares e de debates legislativos, desde que não se faça pedido de votos;
V – a divulgação de posicionamento pessoal sobre questões políticas, inclusive nas redes sociais;
VI – a realização, a expensas de partido político, de reuniões de iniciativa da sociedade civil, de veículo ou meio de comunicação ou do próprio partido, em qualquer localidade, para divulgar ideias, objetivos e propostas partidárias.
Observem, que as despesas decorrentes destes atos – para as atividades que envolva custos – devem correr às expensas dos partidos políticos.
Sou da opinião que atos de promoção que deixem de observar estes limites, não só sujeitam os pré-candidatos à multa por propaganda antecipada – além da retirada da mesma – que vai de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), como pode ensejar a representação por abuso do poder econômico, etc.
A Justiça Eleitoral e diversas entidades da sociedade civil prometem vigilância cerrada aos atos que não estejam previstos na legislação. O que vai ao encontro as recomendações que temos feito aos postulantes a mandato eletivo.
Agora mesmo, com a proximidade do período momesco, muitos me indagam se podem financiar blocos carnavalescos ou colocarem seus nomes em abadás.
A recomendação que faço quanto a isso é que NÃO FAÇAM nem uma coisa e muito menos a outra. Primeiro que financiar blocos e gravar nomes em abadás não estão previstos na relação de atos que podem ser praticados. Segundo, que isso nunca deu um voto a ninguém. Isso sem contar que, certamente, esse tipo de práticas poderão trazer aborrecimentos bem maiores e além das multas previstas.
A mesma recomendo serve para outras coisas como financiar retiros espirituais, financiar shows, piqueniques, torneios. FUJAM DISSO.
O mesmo cuidado devem ter os gestores públicos, desde 1º de janeiro muitas condutas, até então tidas como normais, podem ser enquadradas como condutas vedadas nos termos da Lei 9.504/97.
Nos textos seguintes abordaremos outros temas relacionados as eleições 2016.


Abdon Marinho é advogado.

Justiça Eleitoral foca no combate ao caixa 2 nas eleições de 2016



O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), desembargador Lourival Serejo, afirmou ontem (19), em entrevista a O Estado, que a grande missão da Justiça Eleitoral nas eleições de 2016 será o combate ao caixa 2.
Com a aprovação das novas regras para o pleito, que já começam a valer na eleição para prefeitos e vereadores, houve drástica redução do limite de gastos por candidato, o que deve impactar diretamente nas campanhas.
Para Serejo, em alguns casos só um “milagre” permitirá que os postulantes a cargos eletivos consigam fazer campanha de fato com o valor permitido em lei.
“Vimos recentemente a relação com os limites de gastos. Municípios com R$ 200 mil, R$ 150 mil, R$ 100 mil [de limite para campanhas de prefeitos]. A gente sabe que é impossível um candidato a prefeito fazer uma campanha com R$ 200 mil. E aí, como vai ocorrer o milagre?”,questionou.
O magistrado destaca que além dos TREs, vários outros órgãos estão empenhados em garantir a lisura dos pleitos nos municípios. “A OAB vai fazer uma grande campanha contra o caixa 2”, declarou.
Ele cita também ações e parcerias com o Ministério Público Eleitoral (MPE) – no caso das eleições deste ano esse papel é assumido pelos próprios promotores nos municípios -, com o Tribunal de Contas da União (TCU) e com a Controladoria-Geral da União (CGU).
“Ter uma fiscalização eficiente é muito difícil. Nesse aspecto o Ministério Público Eleitoral é um parceiro grande”, comentou.

Redução

Levantamento de O Estado divulgado na edição do último domingo, 17, mostrou que alguns municípios do Maranhão, levando-se em consideração a instrução normativa criada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com cálculo sobre os gastos, o teto vai de 50% a 70% em relação ao maior valor gasto nas eleições municipais de 2012.
Na capital, o montante apresentado no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão corresponde apenas a 50% do valor mais elevado declarado pleito de 2012.
A redução é considerável nos maiores colégios eleitorais. Em São Luís, por exemplo, o valor máximo que poderá ser investido pelos candidatos a prefeito corresponde a metade do maior valor declarado na última eleição municipal.
Em 2012, o maior gasto de campanha na capital foi de R$ 4.697.991,79. Este ano, contudo, o limite especificado para candidato a prefeito da capital é de R$ 2.348.995,90.
Para vereador, o gasto limite em 2016 é de R$ 330.878,32. O valor corresponde a 70% do maior valor gasto em 2012: R$ 472.683,32.
Imperatriz – Na cidade de Imperatriz, segundo maior colégio eleitoral do estado, o limite de gastos para candidatos a prefeito e a vereador corresponde a 70% dos maiores valores gastos, para cada, em 2012.
Candidatos ao Executivo poderão gastar até R$ 1.013.180,22. No último pleito, o maior valor gasto foi de R$ 1.447.400,32. Para o legislativo, o teto para as eleições deste ano é de R$ 109.062,42. Em 2012 o maior valor declarado foi de R$ 155.803,43. 
 Fonte: O Estado)

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

ABRAÇO PRESTIGIA DEBATE COM PRESENÇA DO MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES E PROPÕE DEMANDAS



A Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (Abraço-MA) também marcou presença, como convidada, de um importante encontro temático com o ministro André Figueiredo, no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

Na ocasião, o ministro avaliou o processo de evolução na comunicação brasileira traçando um balanço das ações que o ministério pretende realizar nos próximos meses. 

Durante a palestra, acompanhada por representantes do governo, do setor de radiodifusão, da academia e da sociedade civil, o ministro destacou que o estado receberá, até 2017, mais 29 rádios comunitárias e que o último Plano Nacional de Outorgas 2015-2016 de Radiodifusão Educativa também vai contemplar 16 municípios maranhenses com novas rádios FM com fins educativos. “Com a migração das rádios comerciais de AM para FM, 19 emissoras já realizarão a mudança neste ano. O desenvolvimento do Estado, potencializado pela democratização da comunicação, amplia os resultados das políticas públicas para a população", explicou o ministro. 

Ao final da palestra,os presentes tiveram a oportunidade de elaborar vários questionamentos e uma das mais esperadas estava em relação às rádios comunitárias. O coordenador de formação da Abraço-MA e também professor titular do departamento do curso de comunicação social da UFMA, Ed Wilson, apresentou em síntese alguns itens que o movimento de rádios comunitárias tem observado como principais dificultadores para a sobrevivência deste tipo de comunicação, em especial no território maranhense. 

Em resposta, o ministro disse que o levantamento dessa situação têm sido estudada pelo ministério e enfatizou ser necessário discutir o problema e lutar para que esta situação possa ser resolvida com a proposta de discutir inclusive com outras pastas do governo federal, a exemplo da Casa Civil e a Secom da Presidência da República, afim de promover o fortalecimento das rádios comunitárias. 

O deputado maranhense Weverton Rocha, líder da bancada federal (PDT), também se colocou a disposição para ser o intermediário nas ações que propõem analisar e acompanhar as principais reivindicações dentro do Congresso Nacional.

PELA PRIMEIRA VEZ MARANHÃO RECEBE MINISTRO EDINHO SILVA E ABRAÇO ACOMPANHA O DEBATE



Após passar a manhã de sexta-feira reunida com gestores da EBC em São Luís, o Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do Brasil,  Edinho Silva participou à tarde de mais um compromisso muito importante, desta vez a convite do governador Flávio Dino.

O evento intitulado “Diálogos pela Comunicação” reuniu mais de 150 profissionais de imprensa, de diferentes municípios, entre jornalistas, radialistas, blogueiros e mídia ativistas. O evento foi acompanhado por todos no auditório do Palácio dos Leões, sendo que o objetivo seria discutir os desafios da comunicação na atualidade. Além dos comunicadores, estiveram presentes também ao debate, o vice-presidente da Câmara Federal, o deputado federal Waldir Maranhão (PP), o deputado federal Rubens Pereira Júnior (PCdoB), o vice-presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Mário Maurici e os deputados estaduais Marco Aurélio e Sérgio Frota.

A diretoria executiva da Abraço-MA não poderia ficar de fora também desta agenda propositiva em fortalecer a democratização das comunicações e pensar nas perspectivas que o movimento de rádios comunitárias tem planejado durante os últimos anos e com a intenção de poder contribuir muito mais para o alcance do bem comum, sobretudo nas defesas pela liberdade de pensamento e de expressão, cidadania, ética e transparência.



A liberdade de imprensa para ser boa, tem que ser para todos”, disse o governador durante a mesa-redonda, mediada pelo secretário estadual de Comunicação, Robson Paz. Flávio Dino destacou a importância de se ter a crença de que a comunicação pública, alternativa e comunitária é fundamental para a construção de um país melhor. 

O ministro Edinho ressaltou alguns dos maiores desafios da Comunicação: a democratização e a regionalização dos conteúdos. “É necessário que a Comunicação Pública reconheça e se aproprie dos novos modelos de comunicação. A nossa missão é ser o meio pelo qual as esperanças e sonhos das pessoas sejam realidade”, afirmou o ministro. 

Na quinta-feira (14), o Maranhão já havia recebido a visita ilustre do ministro das Comunicações, André Figueiredo, em compromissos relevantes, como a entrega do projeto técnico de implantação do Canal da Cidadania de São Luís e assinatura de um convênio de parceria técnica com o Governo do Maranhão, a fim de executar projetos pela universalização da comunicação e ampliação do acesso à internet nos municípios maranhenses. 

O presidente da Abraço-MA, Luís Augusto, avalia como positiva a vinda dos ministros ao Maranhão e acredita que isso representa uma ótima fase em que o Maranhão vive. Com isso, nós maranhenses esperamos a efetivação de políticas públicas voltadas ao campo da comunicação, com avanços que possam se estender para além da tecnologia, ou seja, que a formação, o acesso aos meios e a produção neles possam ser realidade aguardada tão logo, já que estamos ultimamente testemunhando várias parcerias acontecendo e prestes a acontecer entre as esferas, municipal, estadual e federal.

A agenda do Ministro foi também para receber do prefeito de São Luis o projeto técnico para implantar o canal da Cidadania na capital. 


A solenidade de entrega do projeto técnico de implantação do Canal da Cidadania ao ministro das Comunicações, André Figueiredo, aconteceu na sede da Prefeitura. O ato ganhou o destaque de pioneirismo, pois São Luís se tornou a primeira capital brasileira a solicitar a outorga de concessão do Canal da Cidadania.

Segundo André Figueiredo, essa nova ferramenta já poderá utilizar o formato de multiprogramação. "Isso permite a integração de mais três canais simultâneos e agregado ao da Prefeitura, bem como valoriza a transmissão do conteúdo diferenciado e a maior regionalização", comentou. "A atual gestão está comprometida em garantir a inclusão social e digital. É isso será potencializado com a conquista desse canal", acrescentou.

A futura emissora de televisão municipal faz parte do conjunto de canais públicos A futura emissora de televisão municipal faz parte do conjunto de canais públicos explorados por entes da Administração Pública direta e indireta em âmbito federal, estadual e municipal, e por entidades das comunidades locais, dentro do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD-T). Em São Luís, o Canal da Cidadania deverá operar no canal 13D.

A Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (Abraço-MA) parabeniza o empenho de todos os envolvidos neste projeto e reafirma seu papel importante para o diálogo e debate sobre as questões ligadas à área da Comunicação, principalmente as discussões que priorizam a  democratização dos meios, regionalização e valorização de uma comunicação mais participativa e de qualidade. 

Governador Flávio Dino lança programas para fortalecimento do Esporte no Maranhão



“Acho muito importante esse apoio do governador Flávio Dino. A gente precisa de estímulo, de incentivo. Quem pratica algum esporte sabe o quanto o apoio é importante”, disse o jovem Dailson Sérgio, de 17 anos. Ele compete como damista desde 2001, pela Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais (APAE-MA) e já conquistou o vice-campeonato no esporte. Dailson está entre os maranhenses que serão atendidos com o pacote de ações na área do esporte e lazer lançado pelo governador Flávio Dino. A solenidade, realizada na manhã desta quarta-feira (20), no Palácio Henrique de La Roque, teve presença de atletas de várias modalidades esportivas, secretários de Estado e demais autoridades.
“Este é um momento ímpar para a política pública do Esporte no Maranhão. É a oportunidade para somar com nosso futebol, estimular o esporte comunitário, aproximar atletas e comunidades, além de promover valores, talentos e a cultura da paz”, enfatizou o governador. As ações anunciadas por Flávio Dino têm apoio do Governo Federal.
Foram lançados três projetos no setor tendo como foco o apoio às práticas esportivas, o estímulo a novos talentos e a estruturação dos espaços de esporte e lazer. O ‘Mais Lazer para Todos’ será implantado em 38 municípios desenvolvendo atividades físicas, de recreação e jogos de diversas modalidades como basquete, futebol, vôlei.
A ‘Caravana Mais Esporte e Lazer’ vai oportunizar a prática esportiva à comunidade em geral, contemplando crianças, jovens, adultos e idosos. Serão 25 cidade atendidas e inclui, ainda, ação de lazer com a montagem de cinema em praças e espaços públicos. O ‘Mais Esporte e Lazer para Todos’ tem como meta estruturar as áreas destas práticas em 23 municípios que serão contemplados. Para execução dos projetos, o governo vai investir mais de R$ 100 milhões, até 2018.
“Estas ações serão ampliadas para escolas, esporte comunitário e profissional com reestruturação dos espaços e apoio financeiro”, reiterou Flávio Dino.
A execução desse plano de ações para o esporte vem preencher a carência deste setor e oportunizar o acesso a todos os segmentos sociais, principalmente, ao menos favorecidos. É o que avalia o secretário de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), Márcio Jardim. “Investir no esporte é possibilitar a inclusão social afastando jovens das situações de risco e promovendo saúde”, disse.
O prefeito de Tuntum, Cleomar Tema, que representou os municípios beneficiados com as ações, destacou o incentivo que as cidades ganharão. “O programa contempla atividades de lazer, esporte, e, ainda, de reestruturação dos espaços para prática das atividades. Uma ação completa e de extrema relevância para os municípios”. Ainda entre os presentes ao evento, estavam o secretário de Estado da Comunicação, Robson Paz; o vice-presidente de Operações da Cemar, empresa parceira do programa, Márcio Almeida; e o secretário municipal de Esporte e Lazer, Júlio França.
Fonte. Secom.

REFORMA DE FLÁVIO DINO TEM FOCO NA ARTICULAÇÃO POLÍTICA E GERENCIAMENTO EM TODO ESTADO




TRÊS NOMES FORAM DESTAQUES DURANTE A COLETIVA DO GOVERNADO FLÁVIO DINO.

O QUE MUDOU.
Mudou apenas o nome. A Secretaria de Articulação Política e Assuntos Federativos vai se chamar Secretaria de Comunicação e Assuntos Políticos.

Na essência, o governador Flávio Dino (PCdoB) atribuiu mais poderes ao seu principal secretário, Marcio Jerry (PCdoB), consolidando e centralizando a articulação política do governo.

Assim, a reforma administrativa alinhou política e comunicação no eixo estratégico da gestão. Essa mudança ocorre necessariamente em um ano eleitoral importante para o governo.

2016 é o meio do caminho. Flávio Dino sabe que a reeleição em 2018 não está garantida, embora faça um governo sem comparação com Roseana Sarney (PMDB).

A principal e imediata missão de Marcio Jerry é articular uma base governamental ampla e vitoriosa nas eleições municipais e preparar a grande batalha de 2018.

Para isso, é fundamental alinhar mídia e política, administrando os fluxos de notícias, os agendamentos do governo e a distribuição de verbas publicitárias nos meios de comunicação.
A função propriamente gerencial ficará a cargo do governador Flávio Dino (PCdoB), que terá como braço direito a Secretaria de Governo, a ser criada e entregue a Felipe Camarão, ex-secretário de Cultura.

Flávio Dino precisa de uma pessoa com perfil gerencial e de bom trato para monitorar, cobrar e avaliar o cumprimento das ações e metas do governo.

Essa missão, mais técnica, ficará a cargo de Felipe Camarão, gestor experiente e dotado de expertise na área executiva. Ele vai acompanhar e cobrar resultados dos secretários.

O desempenho do plano estratégico do governo será fundamental para avaliar a gestão e, ao fim de quatro anos, apresentar resultados exitosos ao eleitorado.

Camarão cuida da área técnica e Marcio Jerry fica mais livre para fazer a articulação política, combinada à comunicação, como bem leu e aprendeu naquele livro de Albino Rubim.

Essa é a engenharia.
A Casa Civil permanece com Marcelo Tavares. Ele foi citado duas vezes na entrevista coletiva do governador Flávio Dino, mas vai ficar focado nas questões mais burocráticas de azeitamento da máquina pública.

Segundo Dino, os esforços para a redução de gastos estão sob a coordenação de Tavares, além da articulação com os poderes Judiciário e Legislativo.

O ostracismo do chefe da Casa Civil não deve agradar ao ex-governador e deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB), que cobrou abertamente, na entrevista do Jornal Pequeno, mais visibilidade e musculatura política ao cargo de Marcelo.

Dino elogiou José Reinaldo, reconheceu sua legitimidade para aconselhar o governo, mas não atendeu aos apelos do aliado.

Esse é o retrato do momento. 2016 começou quente.