quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

FELIZ ANO NOVO, MUITA GRATIDÃO AO 2020






É hora de receber o Ano Novocom alegria e esperança no coração.

De deixar o ruim no
e abraçar o futuro com otimismo.

Vamos fazer desta virada de ano
um recomeço de tudo que é bom.
Um renovar de sentimentos positivos,
e um renascer de velhos sonhos.

Deus, em toda sua misericórdia e generosidade, nos concedeu mais um ano de vida. E a Ele devemos agradecer por tudo de bom, e pelo que não foi tão bom também.

Desejo muita felicidade para este ano.
Que sejam 365 dias de realizações,
sucesso e muita prosperidade.
Feliz Ano Novo!

Deus, em toda sua misericórdia e generosidade, nos concedeu mais um ano de vida. E a Ele devemos agradecer por tudo de bom, e pelo que não foi tão bom também.



O Blog da Gênia deseja à todos amigos um Ano Novo cheio de bênçãos !

Réveillon: Queima de fogos em vários pontos de São Luís será com som reduzido






A queima de fogos que será feita em diversos pontos da Ilha de São Luís na virada do ano terá o som abafado e reduzido, atendendo a uma demanda cada vez mais contundente da sociedade para que os fogos não sejam prejudiciais a pessoas com autismo, idosos e animais com maior sensibilidade auditiva. Além disso, a distribuição dos pontos foi pensada para que as pessoas vejam o espetáculo sem sair de casa.

Será uma queima de fogos mais reduzida, de um minuto e meio no máximo. Será descentralizada, em alguns pontos da Ilha”, diz o secretário de Cultura do Maranhão, Anderson Lindoso.

Também faremos uma queima de fogos com estampido reduzido. Serão fogos com sons abafados, bem reduzidos, para não levar transtornos às pessoas e aos animais”, acrescenta.

Em casa

Como não haverá festas públicas, por causa da pandemia, a distribuição dos pontos pela Ilha é uma maneira de comemorar o ano novo com mais segurança, em casa e com os familiares.

De acordo com Lindoso, “não há necessidade de sair de casa e se aglomerar em praças e ruas. As pessoas vão olhar pela janela ou sacada”.

Por isso, são diversos pontos, para que não haja concentração e para que o maior número de pessoas possa acompanhar o espetáculo. Todos os pontos foram aprovados pelo Corpo de Bombeiros para garantir mais segurança.

Em Imperatriz, também haverá queima de fogos, igualmente com som reduzido.



Fonte: Blog do Clodoaldo Corrêa. 
Disponível em:
Acesso:31 de Dezembro de 2020.

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Dexametasona e outros medicamentos que podem mudar os rumos da COVID-19






No mundo todo, são mais de 80 milhões de casos diagnosticados do novo coronavírus (SARS-CoV2), sendo 1,7 milhão de óbitos, segundo dados levantados pela Universidade Johns Hopkins. Na luta contra a COVID-19, pesquisadores e cientistas seguem investigando remédios eficazes contra a infecção, como o anti-inflamatório dexametasona já usado em alguns quadros. Outras fórmulas, ainda em pesquisa, também devem ajudar o tratamento dos doentes.

É estimado que a dexametasona já teria salvo cerca de 650 mil vidas em todo o mundo, segundo Martin Landray, professor da Universidade de Oxford e principal pesquisador do estudo randomizado Recovery. Até o momento, este é o maior ensaio clínico randomizado de drogas contra a COVID-19. “Só no Reino Unido, a dexametasona já evitou mais de 12 mil mortes”, afirmou o pesquisador.

Medicamentos contra a COVID-19

Além da dexametasona, os pesquisadores do estudo Recovery devem divulgar, entre janeiro e o começo de fevereiro, resultados de outros medicamentos no combate da COVID-19, a partir de ensaios clínicos randomizados em grande escala. Para verificar a eficácia dos tratamentos, esses testes são realizados por milhares de médicos e enfermeiras em pacientes, atualmente tratados em hospitais no Reino Unido.

De acordo com Landray, testar alternativas contra a COVID-19 em grupos tão grandes é fundamental para verificar a eficácia dos tratamentos. Isso porque respostas robustas são possíveis a partir de milhares de testes e, não, de centenas ou dezenas. Dessa forma, “você descobre o que realmente funciona”, explica Landray. 

Além disso, podemos descobrir quais pacientes serão mais beneficiados. Serão os velhos, os jovens ou os imunocomprometidos? Você só pode descobrir isso se tiver um teste com milhares de pessoas nele”, completa.

A seguir, confira os medicamentos que estão sendo investigados pelo grupo contra a COVID-19:
Plasma convalescente

Alternativa cogitada desde o início da pandemia, o método já foi aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration), nos EUA, de forma emergencial. Para o tratamento, o plasma sanguíneo convalescente é obtido em pacientes que se recuperaram da COVID-19. Esse material é rico em anticorpos contra o coronavírus e que podem ajudar outras pessoas a combater a infecção.
Anticorpos monoclonais

Essa proposta de tratamento da COVID-19 é com um tipo relativamente novo de medicamento, mais usado para tratar alguns tipos de câncer e doenças autoimunes. Nesses casos, o paciente recebe uma espécie de coquetel de anticorpos, baseado nos mais eficazes que descobriram no corpo de pacientes que se recuperaram da COVID-19. Existem várias fórmulas em desenvolvimento, mas o estudo Recovery deve focar no medicamento da empresa de biotecnologia norte-americana Regeneron.
Mais anti-inflamatórios

Entre os anit-inflamatórios, está o tocilizumab. Normalmente, é receitado para o tratamento de artrite e, agora, pode ser um dos promissores medicamentos contra a COVID-19, caso se comprove sua eficácia. A desvantagem da fórmula é o seu elevado custo. Usado há décadas para o tratamento da gota, a colchicina é outra droga anti-inflamatória promissora contra o coronavírus. Ambos atuam para amenizar a tempestade de citocinas inflamatórias que costuma ocorrer em alguns quadros da infecção.

Aspirina

Muito conhecida, a aspirina é um medicamento utilizado para afinar o sangue e, dessa forma, ajuda na redução dos coágulos sanguíneos nos pulmões. Esta é uma complicação preocupante em alguns casos da COVID-19 e, por isso, o medicamento pode ser um eventual aliado.

Tratamentos descartados contra o coronavírus



Pesquisa investiga remédios eficazes contra a COVID-19 no sistema de saúde britânico (Imagem: Reprodução/ HeungSoon/ Pixabay )


Até o momento, o estudo divulgou resultados obtidos a partir de quatro medicamentos testados contra a COVID-19: o antibiótico azitromicina, a combinação de drogas lopinavir-ritonavir, a hidroxicloroquina e a dexametasona. De todos, apenas o último demonstrou evidências de sucesso no combate ao coronavírus.

Quando iniciamos o Recovery, olhamos para medicamentos baratos, amplamente disponíveis, mas promissores, e descobrimos que um deles — a dexametasona — funcionava. Mas os medicamentos que estamos examinando custarão centenas de libras por tratamento, então precisamos ter certeza de que funcionam antes de implantá-los em larga escala”, explica Landray.

Projetamos este estudo para ser o mais simples possível de implementar, de modo a não sobrecarregar a equipe da linha de frente ocupada do NHS [espécie de SUS do Reino Unido]. O apoio deles e dos pacientes tem sido notável. Nossos resultados melhoraram o atendimento da COVID-19 para milhões. As respostas que receberemos no início do próximo ano, quaisquer que sejam, farão isso novamente”, completa o pesquisador.



Fonte: Canaltech
Disponível em:
Acesso:29 de Dezembro de 2020.


segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Temos que nos preparar para algo que pode ser ainda mais grave no futuro', diz OMS sobre pandemia

 



O diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, alertou, nesta segunda-feira (28), que a pandemia de Covid-19 não é, necessariamente, a "grande" pandemia – e que o mundo precisa se preparar para algo que pode ser pior no futuro.


"Essa pandemia foi muito grave. Se espalhou ao redor do mundo extremamente rápido, afetou cada canto do planeta. Mas essa não é necessariamente a "grande" [pandemia]", alertou Ryan durante coletiva de imprensa em Genebra.

"Esse vírus é muito transmissível, mata, e tirou entes queridos de muitas pessoas. Mas a taxa de letalidade é razoavelmente baixa comparada a outras doenças emergentes. Isso é um alerta. O planeta é frágil. Essas ameaças vão continuar", afirmou o diretor.


"Se tem uma coisa que precisamos aprender com essa pandemia, com toda a tragédia e perda, é que precisamos nos organizar. Temos que nos preparar para algo que pode ser ainda mais grave no futuro", alertou Ryan.



No sábado (26), o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, também alertou que a pandemia de Covid-19 não seria a última que o mundo enfrentaria.

Ryan lembrou, ainda, que é provável que o novo coronavírus (Sars-CoV-2) se torne endêmico – isto é, que nunca venha a desaparecer. Esse alerta já havia sido feito pelo diretor em maio.

O diretor e a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, reforçaram que, mesmo com a chegada de vacinas contra a Covid-19, as medidas de combate ao vírus precisarão ser seguidas por um tempo. Isto porque o objetivo principal das vacinas – ao menos as atuais – é evitar casos graves da doença, e não a transmissão do vírus.

Além disso, ainda deve levar tempo para que se consiga vacinar um número suficiente de pessoas para alcançar a imunidade de rebanho


 (veja vídeo).

'

Imunidade de rebanho': o que é e quais os riscos de deixar a pandemia correr seu curso



Conflito na Etiópia



O diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, também falou do conflito da região do Tigray, na Etiópia, seu país natal. Ele foi questionado sobre como havia passado o ano pessoalmente, para além da pandemia.

"Eu tenho muitos parentes lá, incluindo meu irmão mais novo, e eu não sei onde eles estão. Eu não me comuniquei com eles, porque não há comunicação. Como se a Covid não fosse suficiente, eu tenho essa dor pessoal também. Eu me preocupo com meu país. Carregar tudo isso tem sido difícil", disse.





Fonte: G1 Globo.
Disponível em:
<https://g1.globo.com/google/amp/bemestar/coronavirus/noticia/2020/12/28/temos-que-nos-preparar-para-algo-que-pode-ser-ainda-mais-grave-no-futuro-diz-oms-sobre-pandemia.ghtml>
Acesso:28 de Dezembro de 2020.

MP barra festas de pré-Réveillon de Bacabeira, Rosário e Santa Rita e quer cancelamento em Imperatriz






Atendendo ao Ministério Público do Maranhão (MPMA), a Justiça determinou, nos dias 22 e 23 de dezembro, a suspensão de eventos de pré-Revéillon nos municípios Rosário, Bacabeira (termo judiciário de Rosário) e Santa Rita. As festas seriam realizadas nos dias 29 e 30 dezembro.

O MPMA argumentou que a realização dos eventos facilitaria a proliferação do novo coronavírus (Covid-19) e o risco levou à articulação de Ações entre as Promotorias de Justiça de Santa Rita e de Rosário, além da Defensoria Pública de Santa Rita.

A determinação judicial também proíbe a realização de outro outro show/evento de médio ou grande porte (com mais de 150 pessoas), público ou privado. A multa é R$ 50 mil por ato de descumprimento.

Os Municípios de Rosário e Bacabeira devem adotar as medidas necessárias à proibição de realizações desses eventos e a identificação dos responsáveis por eventual descumprimento e acionar órgãos de segurança. Também devem adotar ações que coíbam o risco de proliferação do Covid-19. Se necessário, força policial igualmente pode ser utilizada para o cumprimento da decisão.

Réveillon de Imperatriz

O Ministério Público do Maranhão propôs Ação Civil Pública pedindo que a Justiça obrigue o Município de Imperatriz e o Governo do Estado do Maranhão a cancelarem o evento chamado de Virada Cultural, bem como programação de festas de final do ano, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. A Ação foi protocolada no último dia 24, por conta do surto de coronavírus.

De acordo com a ACP, o Município de Imperatriz vem apresentando alta nas taxas de internação de em leitos clínicos e Unidades de Terapia Intensiva. A taxa de ocupação de leitos de, no mês de dezembro, no Hospital de Campanha, variou entre 40% e 55%, enquanto no Hospital Macrorregional de Imperatriz chegou a 70%.




Fonte: Blog do Clodoaldo Corrêa. 
Disponível em:
Acesso:28 de Dezembro de 2020.

FLÁVIO DINO: 2021 – FÉ E ESPERANÇA PARA PROSSEGUIR





Por Flávio Dino

Em todo o mundo, o findar de 2020 e a chegada de um novo ano ganham enorme significado. A expectativa de que tenhamos um novo ciclo repleto de dias melhores nos leva a um exercício de fé e esperança. A vacinação contra a Covid-19, o fim da pandemia, a retomada plena das atividades econômicas e a liberdade de estar perto de quem amamos são alguns dos motivos que enchem os corações de ansiedade pelo que 2021 representará. Reforço a minha convicção de que, com a bênção de Deus, teremos um ano melhor.

Mesmo em meio às intempéries, encerramos este ano com avanços importantes. Não abrimos mão do trabalho sério, contínuo e responsável em favor da população do Maranhão. Seguimos implantando a nova rede estadual de saúde inaugurando mais 13 unidades hospitalares, o que resultou em cerca de 500 leitos permanentes incorporados, além dos temporários exclusivos para coronavírus. Também conseguimos superar a marca de 55 mil cirurgias eletivas realizadas em todas as regiões do Estado, por meio do Programa Mais Cirurgias. Destaco a relevância dos nossos profissionais de saúde, a quem reitero agradecimento pelo dedicado e fundamental trabalho nesse difícil ano.

Na Educação, mantivemos o franco progresso experimentado desde o primeiro ano de nossa gestão, destacando o Maranhão como o estado com maior programa educacional em execução do país. A partir do Programa Escola Digna, superamos 1.000 obras concluídas em prédios escolares, além de fardamentos, materiais didáticos, transporte escolar e, neste ano, apoio tecnológico para manutenção do ensino à distância em virtude da interrupção das aulas presenciais. Registramos cerca de 90% dos alunos do ensino médio alcançados por atividades educacionais não presenciais, minimizando os prejuízos oriundos dos fatores sanitários.

Por meio da principal estratégia de retomada do trabalho – o Plano Emergencial de Empregos Celso Furtado, já alcançamos a aplicação de quase a totalidade de recursos previstos e superamos antecipadamente a meta de geração de vagas formais de empregos, batendo ainda em novembro a marca de 63.670 postos de trabalho criados, mais do que todo o ano de 2019, segundo dados do Caged do Governo Federal.

Com isto, contribuímos com a melhoria das condições de vida das famílias maranhenses em meio às crises sanitária e econômica que enfrentamos. Agradeço em especial, ao empresariado e aos trabalhadores, pela parceria fundamental para estes resultados. Registro que, além dos investimentos públicos, também ampliamos as ações do Governo em apoio aos negócios privados nesse período, a exemplo da concessão de anistia e descontos de impostos, parcelamento de tributos e prorrogação de validade de certidões negativas, mantendo as atividades empresariais.

Em 2020, vivemos muitos desafios sim, talvez os maiores da história do nosso estado, mas também tivemos muitas conquistas, as quais fazemos questão de celebrar porque são fruto de um trabalho de uma equipe aguerrida e incansável, a quem agradeço destacadamente. Em diversas oportunidades, atestamos a importância do serviço público de qualidade na construção de uma sociedade mais igualitária em direitos.

Chegamos, portanto, a 2021 com a firme confiança de que será um ano de mais fraternidade, paz e progresso para o nosso estado e, quiçá, para o Brasil. Apesar das incertezas do cenário nacional, prosseguiremos com fé e esperança, convictos de que nossa maior responsabilidade é continuar cuidando do Maranhão e das pessoas que aqui vivem, assegurando mais dignidade e justiça social. Feliz ano novo!




Fonte: Blog do Jorge Vieira. 
Disponível em:
Acesso:28 de Dezembro de 2020.

GOVERNADOR FLÁVIO DINO INAUGURA PARQUE SÃO JOÃO PAULO II, NO ATERRO DO BACANGA




Nesse final de ano, a entrega de um espaço público de grande importância para São Luís e para o Maranhão, sendo que, em 2021, completam 30 anos da histórica missa de João Paulo II neste local. Revitalizamos e estamos entregando a todos que queiram usufruir dos múltiplos espaços de convivência comunitária, lazer e esporte. E, ao mesmo tempo, reviver este momento de grande importância, celebrar a esperança e a crença de que as mensagens de fraternidade são fundamentais. Esse espaço representa tudo isso”, disse o governador Flávio Dino, durante a inauguração do Parque São João Paulo II. A solenidade, na tarde deste domingo (27), no Aterro do Bacanga, teve presença de diversas lideranças religiosas.


Antecipando a inauguração, uma celebração da palavra marcou a solenidade. O parque é mais uma da série de obras entregue pelo Governo do Maranhão, a uma semana do novo ano. O espaço vai servir à interação social, esporte e lazer. A revitalização marca homenagem ao Santo João Paulo II. O papa esteve em São Luís, no mês de outubro de 1991, celebrando missa campal no Aterro do Bacanga.

Ocupando área de 64 mil metros quadrados, o espaço está estruturado com vários itens, incluindo praças, jardins, playground, praça da alimentação, local para feiras e eventos. O projeto do Governo revitalizou ainda a Capela e o memorial São João Paulo II.

A obra do parque integra a política de revitalização dos espaços públicos e expansão de parques estaduais. Nesta política estão incluídos os parques do Rangedor, Itapiracó, Lagoa da Jansen, Parque Ambiental de Codó e outros, já recuperados e entregues.


Com a recuperação do Parque São João Paulo II se consolida a requalificação da área urbana do Aterro do Bacanga. Agora, o local, que antes estava abandonado, passa a ser ponto de cultura, convivência e prática de todas manifestações religiosas. Um resgate à memória da visita do papa ao Maranhão. O espaço vai funcionar das 15h às 21 horas.
Presentes na celebração e que tiveram palavra na cerimônia, o arcebispo metropolitano da Arquidiocese de São Luís, Dom José Belisário; presidente da Federação de Umbanda e Culto Afro Brasileiro do Estado do Maranhão, Biné Gomes Abinakó; da Federação Espírita do Maranhão, Jacob Martins; e demais autoridades religiosas.




Fonte: Agência de notícias do Maranhão. 
Disponível em:
Acesso:28 de Dezembro de 2020.

“O pior está por vir”, afirma Anthony Fauci em relação à pandemia da Covid-19




O imunologista Anthony Fauci disse, neste domingo (27), acreditar que o pior da pandemia do novo coronavírus “ainda está por vir”. O também conselheiro do presidente Donald Trump para assuntos relacionados à Covid-19 falou à CNN em uma entrevista sobre o panorama da pandemia.

"Estamos realmente em um ponto muito crítico. Podemos ter um forte aumento de infectados por causa das viagens de fim de ano e da provável reunião de pessoas (...) o pior ainda está por vir”, afirmou.

Quando questionado sobre a nova variante do Sars-CoV-2, encontrado no Reino Unido nos últimos dias, o imunologista afirmou que a mudança não parecer tornar as pessoas mais doentes: “obviamente, isso é algo que sempre levamos a sério, mas acho que o público precisa se lembrar que esses são vírus de RNA e estão em mutação contínua o tempo todo". "Na maioria das vezes, as mutações não têm um significado funcional", disse o médico.

Além de estar aconselhando Trump, Fauci também foi escolhido para a equipe de saúde focada no combate da pandemia do próximo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Ele completou 80 anos no início desta semana, mas afirmou que, mesmo em período de festas de aniversário e de fim de ano, está seguindo seus próprios conselhos de restrição da pandemia, inclusive para o Natal.

Embora eu ame muito ter meus filhos, que moram em diferentes partes do país, não acho que me reunir com eles seja a coisa mais prudente a fazer. No Natal, por exemplo, fiz um jantar tranquilo com minha esposa", concluiu. 



Fonte: CNN Brasil.
Disponível em:
Acesso:28 de Dezembro de 2020.

domingo, 27 de dezembro de 2020

Ex-delegado Tiago Bardal é condenado a dez anos e oito meses de prisão por peculato e concussão





O ex-chefe da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), da Polícia Civil do Maranhão, Tiago Mattos Bardal, foi condenado pelos crimes de peculato e concussão. Somadas, as penas chegam a dez anos e oito meses de prisão.




Proferida no último dia 17, pelo juiz José Ribamar D’Oliveira Costa Júnior, da 2ª Vara Criminal de São Luís, a decisão se refere a processo criminal que trata da prisão em flagrante de um comerciante, identificado como Francisco de Almeida Cruz, com diversas caixas de cigarro clandestinas.

Segundo o Ministério Público, após o pagamento de R$ 100 mil em propina, ele foi liberado indevidamente por Bardal, com uma caminhonete Amarok e toda carga apreendidas por investigadores da Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor).

O dinheiro, ainda segundo a acusação, foi entregue pelo empresário a Bardal em duas parcelas de R$ 50 mil, no estacionamento do Mix Mateus do Recanto dos Vinhais.

O Ministério Público diz também que Tiago Bardal, de posse de um termo interrogatório, que não fora usado para formalizar nenhuma peça de investigação policial, obrigou o comerciante a lhe pagar mais R$ 80 mil em propina, em 10 parcelas de R$ 8 mil, cada, no mesmo local.

Bardal também foi condenado a 52 dias-multa, no valor de um quarto do salário-mínimo legal, a ser recolhido até o décimo dia útil, e à perda do cargo de degelado de Polícia Civil do Estado do Maranhão, ambas após o trânsito em julgado da sentença – ele já foi exonerado do cargo, administrativamente, pelo governador Flávio Dino (PCdoB).

Apenas em relação à acusação de prevaricação houve absolvição. O juiz José Ribamar Júnior entendeu que, “por ser menos grave”, esse crime foi “absorvido pelo crime de concussão”.

Na decisão, o magistrado não acolheu a defesa do ex-chefe da Seic, dentre outras alegações, de que ele estaria sendo vítima de perseguição do secretário estadual da Segurança Pública, Jefferson Portela, por ser, segsegundoundo alegou, seu desafeto.

Considerando que Tiago Bardal não se encontra preso em razão das acusações, e que “, o titular da 2ª Vara Criminal de São Luís assegurou ao ex-superintendente de investigações criminais da Polícia Civil do Maranhão o direito de apelar em liberdade no processo.





Fonte: Blog do John cutrim. 
Disponível em:
Acesso:27 de Dezembro de 2020.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Justiça suspende pagamentos de licitações suspeitas em Buriticupu






Em atendimento a pedido do Ministério Público do Maranhão, a Justiça concedeu, nesta segunda-feira, 21, liminar para que seja cumprida integralmente pelo prefeito de Buriticupu, José Gomes Rodrigues, uma Recomendação relativa à transição municipal e à suspensão de pagamentos de licitações suspeitas, indicadas pela equipe de transição e pela Controladoria Geral da União (CGU).

Também foi determinado ao prefeito que sejam apresentadas cópias de todos os procedimentos licitatórios e seus respectivos processos de pagamentos.

A medida judicial deu-se em Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa, formulada pelo titular da 1ª Promotoria de Justiça de Buriticupu, Felipe Rotondo.

Foi fixada, ainda, multa diária, no valor de R$ 50 mil, em caso de descumprimento ou cumprimento apenas parcial da decisão, de autoria do juiz Raphael Leite Guedes.

O procedimento foi instaurado logo após o resultado das eleições em Buriticupu, quando foi eleita uma nova gestão. O atual prefeito não concorreu, pois já está exercendo o segundo mandato.

Segundo o promotor de justiça Felipe Rotondo, a Recomendação expedida objetivava assegurar uma transição municipal republicana, a fim de evitar prejuízos à continuidade dos serviços essenciais prestados à sociedade, bem como prevenir danos ao erário, dilapidação de documentos públicos, ausência de transparência na gestão fiscal e de prestação de contas, dentre outras obrigações previstas nas normas constitucionais e legais.

Mesmo após realizadas reuniões, constituída equipe de transição, requisitados documentos, a Recomendação não foi inteiramente cumprida, não havendo o fornecimento de todos os documentos exigidos pelas leis, inclusive pela Constituição Estadual”, informou o membro do Ministério Público.

Além disso, a CGU informou a realização de pagamentos a empresas com indícios de fraude em valores elevados.




Fonte: Blog do Clodoaldo Corrêa. 
Disponível em:
Acesso:23 de Dezembro de 2020.

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

FOLHA DE S.PAULO: MARANHÃO É O ÚNICO ESTADO COM RITMO DESACELERADO DE CORONAVÍRUS






Levantamento publicado pelo jornal Folha de S.Paulo nesta sexta-feira (18) mostra que o Maranhão é o único Estado com ritmo desacelerado de contágio do coronavírus em todo o Brasil.

São quatro estágios existentes: acelerado, estável, desacelerado e reduzido. O Maranhão se classifica em desacelerado. Os demais estão nas categorias estável ou acelerado.

Ainda assim, as recomendações sanitárias continuam. Por isso, seguimos lutando para que a vacina chegue o mais rápido possível ao alcance da população maranhense”, afirmou o secretário da Saúde do Maranhão, Carlos Lula.

Outros levantamentos mostram que o Maranhão tem se destacado contra o coronavírus. De acordo com dados tabulados pelo consórcio de veículos de comunicação, o Maranhão é um dos dois estados brasileiros a apresentar tendência de queda no número de óbitos relacionados ao novo coronavírus.

A redução é de 21% no número de mortes por Covid-19, enquanto 16 estados mais o Distrito Federal registraram alta no número de mortes.

A tendência de queda no número de óbitos pela Covid-19 no Maranhão é corroborada por levantamento divulgado pelo site Poder 360, que traz um panorama dos casos fatais pelo vírus, por milhão de habitante. Nesse cenário, além do Maranhão, apenas Paraná, Bahia e Minas Gerais se mantêm com taxa de óbitos bem abaixo da média nacional (873 mortes/ milhão de habitantes).



Fonte: Blog do Jorge Vieira. 
Disponível em:
Acesso:22 de Dezembro de 2020.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Eduardo Braide anuncia mais três secretários para a gestão municipal em São Luís






O prefeito eleito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), anunciou nesta segunda-feira (21), mais três nomes que irão compor sua equipe de trabalho a partir de janeiro de 2021. Foram anunciados os titulares da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (FUMPH), da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMCAS) e de Segurança com Cidadania (SEMUSC).

A historiadora Kátia Bogéa será a presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico; a assistente social Rosângela Bertoldo assumirá a Secretária Municipal de Assistência Social; e o delegado Marcos Affonso vai ser o titular da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania”, informou o prefeito eleito em suas redes sociais.

Perfil dos secretários
Kátia Bogéa



Historiadora formada pela Universidade Federal do Maranhão. Técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-Iphan por 39 anos, foi superintendente do Iphan no Maranhão e presidente nacional do Iphan. Coordenou o Programa PAC das Cidades Históricas no Brasil. Responsável pelas candidaturas do Tambor de Crioula e do Complexo Cultural do Bumba-Meu-Boi do Maranhão, respectivamente, como Patrimônio Imaterial do Brasil como Patrimônio da Humanidade junto à Unesco.

Rosângela Bertoldo



Assistente social. Especialista em Gestão Pública e Gerontologia. Foi superintendente de Planejamento e coordenadora da Política de Assistência Social da Secretaria de Desenvolvimento Social do Maranhão; Chefe da Assessoria de Monitoramento de Programas do NEPE; Secretária-adjunta e conselheira do Conselho estadual da Mulher. Assistente social da Secretaria de Desenvolvimento do Maranhão, é consultora do Instituto de Desenvolvimento Humano e de Proteção Ambiental, Diretora de Intercâmbio da Associação Nacional de Gerontologia, conselheira do Conselho Municipal de Assistência Social e do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso.


Marcos Affonso



Bacharel em direito pela Universidade da Amazônia. Pós-graduado em Gestão Integrada de Segurança Pública e Criminologia Crítica. Delegado de carreira da Polícia Civil há 22 anos, já foi secretário de Segurança Pública do Maranhão, superintendente de Polícia Civil do interior e da capital, membro da Comissão de Combate ao Crime Organizado, superintendente estadual de Investigações Criminais e delegado Titular do Departamento de Proteção à Pessoa.

Os demais nomes do secretariado municipal continuarão a ser anunciados pelas redes sociais do prefeito eleito de São Luís, Eduardo Braide.



Fonte: G1 Globo.
Disponível em:
Acesso:21 de Dezembro de 2020.

FLÁVIO DINO ELEITO PRESIDENTE DO CONSÓRCIO DA AMAZÔNIA




O governador Flávio Dino (PCdoB) foi eleito por aclamação, nesta segunda-feira (21), presidente do Consórcio da Amazônia Legal, região composta por nove estados.

Dino, que substituirá o atual presidente Waldez Góis (PDT), governador do Amapá, expressou sua alegria em rede social em poder comandar a entidade ao logo de 2021 e reafirmou seu compromisso em defesa das leis, da sustentabilidade e do desenvolvimento da região.

“Tive a honra e alegria de ser eleito presidente do Consórcio de Estados da Amazônia Legal. Agradeço a confiança dos colegas governadores da região. Vamos prosseguir na defesa da agenda do respeito às leis, da sustentabilidade e do desenvolvimento”, postou em sua página no Twitter.




Fonte: Blog do Jorge Vieira. 
Disponível em:
Acesso:21 de Dezembro de 2020.

sábado, 19 de dezembro de 2020

Jornalista Emílio Azevedo, da Agência Tambor, entrevista Prefeito eleito em itapecuru-mirim Benedito Coroba oroba





Ele foi Promotor de Justiça no Maranhão por mais de vinte anos. Antes disso, foi deputado estadual de oposição, no começo da década de 1990. Agora, já aposentado do Ministério Público, se elegeu prefeito de sua cidade natal, Itapecuru Mirim, vencendo uma candidatura milionária e de viés oligárquico.

Estamos falando de Benedito Coroba, que no último dia 15 de dezembro conversou com a AGÊNCIA TAMBOR e falou sobre vários assuntos, entre eles o combate às máfias do Maranhão, os poderes de Sarney e Flávio Dino, as consequências da recente eleição de São Luís, a necessidade urgente de preservação do Rio Itapecuru e sobre seus futuros desafios como prefeito. Leiam a entrevista na integra.

Por Emilio Azevedo

18/12/2020

AGÊNCIA TAMBOR – No Maranhão de novas e velhas máfias, como foi ganhar uma eleição municipal contra adversários que tinham um poder econômico muito maior que o seu?

Benedito Coroba – Em relação a isso, Emílio, eu vejo que houve um fenômeno, não sei se ocasional, em que essa política clientelista chegou a uma certa exaustão em Itapecuru. E o povo optou pela mudança. Mas essa situação do poder econômico, do poder político, do poder da comunicação, continua sendo o grande problema nas eleições. Porque, é regra esse poder decidir as eleições. O que houve em Itapecuru foi uma exceção. Um fato isolado. Acho que nós precisamos de uma reforma política no Brasil que possa igualar a disputa entre os candidatos.

AGÊNCIA TAMBOR – E agora que o povo de Itapecuru sinalizou que deseja mudanças, quais os maiores desafios de sua futura administração como prefeito?

Benedito Coroba – É o desafio de qualquer administração no Maranhão. Nós temos dois grandes problemas. Um é exatamente o que falamos a pouco, que tem origem no abuso de poder econômico. Isso tem uma repercussão na eleição e também nas administrações. Porque essas organizações econômicas, por conta do seu “poder de fogo” conseguem emplacar empresas, ganhar as licitações. Como promotor de Justiça eu via isso no Maranhão. Essas empresas ganham as licitações e não prestam um bom serviço para a população. E são empresas caras. Os preços são altos e os serviços de péssima qualidade. E isso tem uma repercussão natural na administração. São obras mal feitas, serviços mal prestados. Esse é um grande problema que eu vejo. Outro grande problema é que os municípios do Maranhão sofrem da chamada má gestão. Em regra, os municípios não têm poder de investimento. Os recursos que vem para os municípios são “torrados” pela má gestão. E os municípios ficam numa dependência, quase que absoluta, do Estado e do Governo Federal.

AGÊNCIA TAMBOR – E tem como corrigir isso?

Benedito Coroba – Acho que sim. Temos dois grandes eixos pra equacionar esses problemas. Primeiro, nós temos que ter governos honestos. E depois nós temos que ter governos com boas gestões. Acho que honestidade e a boa gestão podem equacionar esses problemas.

AGÊNCIA TAMBOR – E qual a prioridade em Itapecuru? Alguma área mais delicada, saúde, educação, infraestrutura?

Benedito Coroba – Eu tenho dificuldade em falar em prioridades. Nós temos problemas muito sérios com [abastecimento de] água; infraestrutura. Temos problema com a educação; estamos com o IDEB lá em baixo. Na saúde estamos com índices lamentáveis. Entendeste? Não temos uma política de cultura, não temos uma política de agricultura. Por exemplo, nós não temos uma política de agricultura familiar, que seria uma das saídas para a gente melhorar a qualidade de vida, o poder aquisitivo dos trabalhadores rurais.

AGÊNCIA TAMBOR – Você pensa em investir em agricultura familiar?

Benedito Coroba – Penso! Uma das coisas que nós vamos trabalhar muito é na agricultura familiar. Agora, se eu disser, eu tenho uma prioridade, pode ficar o sentimento que alguma coisa vai ficar sem atenção. E como nós estamos nesse mar de dificuldades, acho que temos que pulverizar as atenções e ver todas as políticas.

AGÊNCIA TAMBOR – E o Coronavírus, em Itapecuru?

Benedito Coroba – Eu ainda não tenho dados oficiais, científicos, sobre a situação no município. Aparentemente, tá controlado. Nós passamos a campanha e era como se não existisse. Mas fala-se em uma nova onda e isso é preocupante. Vejo muita gente preocupada. Então, é algo que a gente vai ter que dar uma atenção especial.

AGÊNCIA TAMBOR – Voltando a questão das máfias, já faz tempo que se fala da ação de poderosos agiotas na política do Maranhão. Como o senhor avalia as recentes ações da Polícia Federal investigando figuras supostamente envolvidas com agiotagem no Estado; um esquema que teria como pivô um deputado federal do Maranhão?

Benedito Coroba – Acho que as ações ainda são muito tímidas para realidade que se vive no país. Entendeu, Emílio? Eu acho que o Brasil tem que dar passos mais largos em relação a isso. Um fato aqui outro acolá é bom, né? A gente vê que há alguma ação. Mas essas ações são muito tímidas. Nós não vamos equacionar esse problema das organizações criminosas, da força desse poder econômico, com esse trabalho, que eu considero tímido, dos órgãos de fiscalização. A Polícia Federal faz um bom trabalho? Faz. Mas é pouco. O Poder Judiciário tá muito emperrado. O Ministério Público também não desempenha o papel que deveria desempenhar. E essa crítica que eu faço às instituições, é uma crítica construtiva, pois eu não sei qual a repercussão disso, daqui a um certo tempo, sobre a credibilidade delas. Acho que é um momento que as instituições têm que se preocupar. Porque o fenômeno existe e a tendência é crescer. E as instituições têm que estar preocupadas nesse combate. Há, inclusive, a possibilidade de uma crise institucional em razão disso.

AGÊNCIA TAMBOR – Qual seria o caminho, Coroba?

Benedito Coroba – O caminho seria as instituições, urgentemente, procurarem se fortalecer mais ainda. Elas têm que entender que o seu papel é ainda muito pouco, para realidade que nós vivemos. O Ministério Público e o Judiciário podem, às vezes, até estarem bem avaliados, sei lá, mas é insuficiente o papel dessas instituições, para realidade que nós vivemos. Muito insuficiente. O sistema constitucional brasileiro, inclusive, fortaleceu o Ministério Público, os Tribunais de Contas, a Polícia Federal, o próprio Poder Judiciário…

AGÊNCIA TAMBOR – Mas as organizações criminosas ainda têm muita força…

Benedito Coroba – Muita força, muita força…

AGÊNCIA TAMBOR – No caso do Maranhão, há os madeireiros…

Benedido Coroba – Os madeireiros e etc. O tráfico de drogas, o tráfico de armas. Enfim, uma serie de problemas, e o Estado Brasileiro ainda está impotente em relação a tudo isso.

AGÊNCIA TAMBOR – Você faz parte de uma geração que viveu num Maranhão dominado pelo grupo Sarney. Que tipo de mudança nós tivemos após a aposentadoria do ex-senador?

Benedito Coroba – Houve uma mudança. Só o fato de o grupo Sarney ter apeado do poder já é uma mudança. Agora, acho que a nossas expectativas estão aquém. A gente esperava que o Maranhão estivesse hoje numa situação melhor. Acho que o Maranhão tem que melhorar sua classe política. Acho que o Maranhão tem que consolidar esse processo de mudança. Eu vejo que o sarneysmo ainda não morreu. Ainda está presente.

AGÊNCIA TAMBOR – Tá presente em pessoas ou em métodos?

Benedito Coroba – Olha, eu vejo que os métodos de Sarney ainda estão muito presentes na política maranhense. Houve uma mudança de pessoas, mas os métodos ainda estão hoje muito presentes.

AGÊNCIA TAMBOR – Qual sua avaliação dos governos de Flávio Dino?

Benedito Coroba – Acho que é importante se fazer uma avaliação pós-governo. Avaliando as consequências. Hoje, acho que seria precipitado. Ele teve um primeiro governo, tá no curso do segundo, e uma avaliação mais acurada do governo dele tem que ser feita depois, pra que a gente possa avaliar com mais propriedade.

AGÊNCIA TAMBOR – Você é do PSB. Já foi deputado pelo partido. Voltou agora, depois de mais de 20 anos. Como observa a possível filiação de Flávio Dino no PSB?

Benedito Coroba – Acho que o PSB ganharia com a filiação de Flávio. Mas também, o que a gente observa, dependendo da conjuntura, não sei se teria um ganho pra Flávio. Porque eu noto uma divisão. Não sei se Weverton e Flávio estarão juntos na eleição estadual. Se eles estiverem juntos, a vinda para o PSB será um ganho pra Flávio. Mas se estiverem separados, a gente sabe que o PSB do Maranhão tem uma perna de Weverton. Então, se eles tiverem separados, o PSB não será um ninho seguro pra Flávia Dino.

AGÊNCIA TAMBOR – E como você avalia o resultado da eleição em São Luís? Interfere na conjuntura pra 2022?

Benedito Coroba – Acho que sim. Sempre, no Maranhão, a eleição de São Luís teve uma grande repercussão na política do Estado. É como eu disse a pouco, no resultado dessa eleição ainda há uma presença do Sarney, ainda há uma presença do sarneysmo. Vejo também que o povo de São Luís guarda uma certa identidade, quando, nas eleições, se apresenta contrário ao Poder Estadual. Isso aconteceu, por exemplo, em todo o sarneysmo. E agora o povo de São Luís resistiu a uma candidatura que era do Flávio.

AGÊNCIA TAMBOR – Se mantém uma tradição.

Benedito Coroba – Sim, mantém certa tradição. Na eleição passada, em São Luís, houve um triunfo do Flávio, mas numa eleição muito apertada. Então, eu vejo o eleitorado de São Luís sempre tendente a mudar.

AGÊNCIA TAMBOR – Então, para 2022, o resultado da eleição de São Luís vai interferir?

Benedito Coroba – Acho. Acho que a eleição de São Luís vai ter uma grande repercussão na eleição estadual. Não sei quem serão os candidatos, mas essa eleição já apresenta um certo rumo para as eleições estaduais.

AGÊNCIA TAMBOR – São Luís e várias outras cidades precisam do Rio Itapecuru para seu abastecimento de água. Nós sabemos que ao longo do seu curso, este rio sofre uma série de agressões. Que tipo de parcerias e medidas podem e devem ser feitas em favor da preservação desse Rio?

Benedito Coroba – Eu vou aqui fazer uma crítica no atacado. Acho que o governo federal, governo estadual e os governos municipais não deram a devida atenção ao Rio Itapecuru. E não só ao Itapecuru, mas a outros rios maranhenses. E aqui é uma crítica geral…

AGÊNCIA TAMBOR – E isso preocupa, Coroba?

Benedito Coroba – Preocupa, porque nós temos que correr atrás. Tem que correr atrás. E também não vou culpar apenas um ente federativo, porque essa é uma questão muito séria. E tem que ter ações integradas do governo estadual, federal e dos governos municipais, pra que a gente tenha uma política de sustentabilidade em relação ao meio ambiente, em relação à preservação dessas bacias.

AGÊNCIA TAMBOR – Assim como São Luís, a cidade de Itapecuru também será muito prejudicada com a degradação do Rio.

Benedito Coroba – Sem dúvida, haverá prejuízos muito grandes. Agora, a própria Caema, que se vale do Rio Itapecuru, que busca sua água no Rio Itapecuru para distribuir, tem uma dívida muito grande com o Rio. Então, esse órgão do Estado deveria ter uma grande preocupação. E não tem. Por isso que eu faço essa crítica, dizendo que os diferentes entes federativos têm que ter essa preocupação. Inclusive de também mobilizar a sociedade. E isso não tem sido feito. Eu acho que temos uma oportunidade agora, não é tarde pra se fazer isso. Embora eu ache que isso já deveria ter sido feito.

AGÊNCIA TAMBOR – Nós temos bons exemplos disso, no país?

Benedito Coroba – Sim, no Mato Grosso do Sul nós temos exemplos de ações integradas em determinadas bacias hidrográficas.

AGÊNCIA TAMBOR – E a prefeitura de Itapecuru, sob sua gestão, pensa em tomar iniciativas em relação ao Rio?

Benedito Coroba – Sim, vamos bater na porta do Ministério do Meio Ambiente, vamos procurar o governo do Estado, através da secretaria de Meio Ambiente. E também vamos interagir com os municípios da Bacia. Vamos ter que fazer alguma coisa.

AGÊNCIA TAMBOR – Qual a sua mensagem final para o público da Rádio Tambor?

Benedito Coroba – Eu gostaria de dizer que, apesar de tudo que nós estamos vivendo, minha mensagem é de esperança. Acho que nós ainda podemos dar uma contribuição nesse cenário, pra que se possam ter melhores dias. A esperança é esse combustível que nos move pra continuar lutando. Não é à toa que, com 62 anos, ainda continuo na política. Podia estar aposentado, de pijama ou tomando banho de rio. Mas o rio tá poluído! (risos). Então nós temos que fazer alguma coisa pra mudar esse quadro.


Fonte: Agência Tambor.
Disponível em:
Acesso:19 de Dezembro de 2020.

Atos infracionais análogos aos crimes de roubo qualificado e associação criminosa em Itapecuru-Mirim/MA





A Polícia Civil do Maranhão - Delegacia Regional de Itapecuru Mirim, prendeu em flagrante delito, pela prática de atos infracionais análogos aos crimes de roubo qualificado e associação criminosa, o adolescente, P.H., de 16 anos, e em flagrante delito pelos crimes de associação criminosa, corrupção de menores e receptação, W., maior de idade, e B, maior de idade, de acordo com a conduta de cada um.

A operação policial foi realizada hoje, 15/12/2020, na Vila Aragão, em Itapecuru Mirim, e a Equipe localizou uma moto roubada, na mesma residência onde os autuados estavam escondidos. Também foram recuperados 2 celulares roubados.

Estes criminosos reuniam-se na citada residência para combinar crimes diversos, no último domingo, roubaram uma moto e a Polícia Militar apresentou um dos adolescentes, J.G., de 16 anos, que foi autuado em flagrante. Só ontem, 14/12/2020, a quadrilha praticou mais 3 assaltos, no Bairro Torre, Pro Vida e Galeria, em Itapecuru Mirim. Outros integrantes já foram identificados.



Fonte: Blog do Cristiano Dias.
Disponível em:
Acesso:18 de Dezembro de 2020.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Após venda da Oi, como fica a situação dos clientes? Tim ficará com maior parte




A Oi continuará fornecendo os serviços de telecomunicações normalmente até o final de 2021, quando deve ser aprovado o processo de venda pelos órgãos de regulação

Com a compra da telefonia móvel da Oi pelo consórcio formado por Vivo, Claro e Tim, os clientes da Oi devem migrar para as demais operadoras. A Tim ficará com a maior parte das linhas telefônicas, cerca de 40% do total. Enquanto a Vivo e a Claro ficarão com 28% e 32% dos clientes, respectivamente.



A divisão foi realizada com base no valor pago por cada empresa integrante do consórcio. Juntas, as três operadoras desembolsaram R$ 16,5 bilhões. Do total, a Tim pagará R$ 7,3 bilhões, já a Claro, R$ 3,7 bilhões, e a Vivo pagará R$ 5,5 bilhões. A quantia oferecida pelas operadoras é R$ 1,5 bilhão maior do que o pedido pela Oi.

Com a negociação, os clientes da Oi serão distribuídos da seguinte forma:
Tim: 14,5 milhões de contas (40% do total);
Vivo: 10,5 milhões (28% do total);
Claro: 11,5 milhões de contas (32% do total)

A conclusão do acordo de venda ainda depende de aprovações pelos órgãos de regulação e concorrências e o processo de venda deve ser concluído até o final de 2021. Durante esse período, a Oi continuará promovendo os serviços de telecomunicações aos seus 36 milhões de clientes móveis normalmente, sem nenhuma alteração.
Transição

O processo de transição das linhas móveis da Oi para as demais operadoras será realizado somente após concluídos os processos de aprovação regulatória e concorrencial, informou a empresa. Somente após o fim desse processo é que a Oi deve começar a comunicar os seus clientes sobre a transição.
Distribuição

Além da aquisição de 40% dos clientes da Oi, a TIM adicionará 7,2 mil sites de acesso móvel, com antenas e equipamentos, o que corresponde a 49% da operadora. A empresa italiana ficará ainda com aproximadamente 9 MHz na média nacional, o equivalente a a 54% de todas as licenças da Oi Móvel, o que deve aumentar a capacidade da compradora.

Já a Vivo incorpora 2,7 mil sites de telefonia móvel com a compra, cerca de 19%. Em relação ao espectro, a Vivo ficará com 43MHz na média nacional, o que equivale a 46% do total de licenças da Oi Móvel.

A Claro, que ficará com mais clientes que a Vivo, pagou um valor mais baixo na negociação porque não ficará com nenhuma linha de espectro. A empresa já está próxima da capacidade estabelecida pela Anatel. Além dos clientes, a operadora também 4,7 mil sites de telefonia celular, o que representa 32% do total da Oi Móvel.
Dívida

A Oi vem leiloando seus principais setores desde 2019. A operadora está com uma dívida bilionária e em recuperação judicial desde 2016.

A empresa deve focar agora em em internet residencial de fibra ótica. Além da venda da telefonia móvel e das operações de torres e datacenters, o setor de TV por assinatura também deve ser leiloado no ano que vem. 



Fonte: Diário do Nordeste.
Disponível em:
Acesso:18 de Dezembro de 2020.

Toca Serra e Carrinho discutem melhorias para Pedro do Rosário, Viana e Baixada






Os prefeitos eleitos em Pedro do Rosário, Toca Serra do PCdoB e Carrinho Cidreira do PL, em Viana, na Baixada Maranhense, se reuniram neste domingo (6) para discutirem uma forma de trabalharem em parceria entre os seus municípios e demais municípios da região, uma vez que ambos são limítrofes, e tem problemas comuns.

Durante a reunião os dois futuros gestores, discutiram a criação ou reativação de um Consórcio Municipal que agregue os Municípios da Região dos Lagos e Parte da Baixada, nos moldes do CONLAGOS, para juntos trabalharem buscando o desenvolvimento desta tão importante região do estado do Maranhão.

Também discutiram parcerias na área ambiental, para construção de um aterro sanitário que venha atender a demanda da região, na área de infraestrutura, para manutenção da estrada que liga os dois Municípios, e buscar o diálogo com o governo do estado para construção da mesma, na área de alimentos, para construção de um frigorífico, nos padrões do ministério da agricultura e da vigilância sanitária, para atender os consumidores dos seus municípios e região.

Ao fim do encontro os dois prefeitos avaliaram como positivo, os temas abordados na reunião e que voltarão a se encontrar em breve e desta vez com os demais Colegas Prefeitos da Região dos Lagos e Parte da Baixada.




Fonte:Blog do Minard.
Disponível em:
Acesso:18 de Dezembro de 2020.

Prefeito de Pedro do Rosário derrotado nas urnas arranca postes das ruas e guarda em fazenda.




Prefeito Raimundo Antônio suspeito usurpar bem público.


Uma cena inusitada foi registrada na tarde desta quarta-feira (16) no município de Pedro do Rosário. Nas imagens, um caminhão aparece transportando vários postes até uma fazenda localizada no povoado Capim.

De acordo com informações dos moradores da região, o atual prefeito do município, Raimundo Antônio Borges (PL), derrotado nas urnas no último dia 15, mandou tirar os postes de concreto da Avenida Principal da cidade e guardá-los na fazenda de um aliado.

Segundo a denúncia, vários veículos e equipamentos do município já foram depredados pela equipe da gestão atual, após a derrota do prefeito à reeleição. “O que ninguém esperava era que o prefeito fosse capaz de arrancar até os postes da cidade”, disse um morador.



CLIQUE E VEJA:
Acesso:18 de Dezembro de 2020.


quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Profissionais da imprensa confraternizam em churrascaria na capital maranhense




A divertida confraternização dos jornalistas ocorreu em grande estilo (Foto: Gilson Ferreira)


"A vida não é feita de minutos, mas sim de momentos”. Essa frase não ficou restrita apenas ao filme “O curioso caso de Benjamin Button”. Dos cinemas para a vida real, não há tanta diferença assim. E não precisamos estudar Joseph Campbell para descobrirmos que o monomito é a própria manifestação de comportamentos observados nos grupos humanos. Uma imagem, aliás, nem sempre vale mais do que mil palavras. O afeto, sim, tem um poder impressionante. A sensação de pertencimento é a regra para os profissionais da imprensa, que fizeram uma maravilhosa confraternização na capital maranhense. 

Enquanto ocorria a confraternização, ninguém olhou para o relógio, a fim de verificar a hora. Pelo contrário: o tempo passava, passava, passava, sem que houvesse uma manifestação de descontentamento porque estava tarde. O evento, diga-se de passagem, foi esplêndido e ocorreu em grande estilo. A noite de terça-feira (15) já está eternizada na memória dos profissionais da imprensa que trabalham em São Luís/MA e municípios adjacentes, dentro da circunscrição da conhecida Grande Ilha. Todos se lembraram de que os momentos devem ser aproveitados. Nada mais era relevante. Em cada rosto era possível notarmos a satisfação em compartilhar experiências com os companheiros de pautas.



O evento aconteceu na Churrascaria Barriga Verde nessa terça-feira (Foto: Gilson Ferreira)

O interessante é que o rodízio na Churrascaria Barriga Verde, localizada na capital maranhense, ocorreu de maneira simultânea ao ciclo de informações. A carne era servida, mas o cheiro da interação estava na mesa muito antes da ingestão do alimento. Frente a frente ou lado a lado, houve conversas sobre assuntos diversos, não necessariamente relacionados ao trabalho jornalístico. No meio de um diálogo sobre a história da rádio em São Luís/MA, surgiu outro acerca da França Equinocial. Concomitantemente, falaram sobre as “”. São histórias engraçadas, delicadas e confessionais que revelam nossas pequenas e grandes tragédias cotidianas, como iria se expressar Luís Fernando Veríssimo caso fizesse a cobertura do evento.


O escritor Antonio Noberto ganhou o "certificado" de "Entrevistado do Ano" (Foto: G.F.)


De repente, o garçom se aproximava para mais um rodízio de carne assada na brasa, pronta para ser consumida sem medo de provável exagero. Quem estava seguindo um plano alimentar não quebrou, de maneira nenhuma, a rigidez de uma dieta equilibrada, tendo em vista que a mente havia encerrado ali o conflito com o corpo. Por quê? Ora, porque enquanto as proteínas estavam sendo reduzidas a aminoácidos durante a digestão, o cérebro se divertia e liberava a sensação de prazer diante das trocas de sorrisos que ocorria na churrascaria. Todos os profissionais da imprensa estavam à vontade. Não houve espaço para tristeza, lamentação, arrependimento, frustração, decepção ou qualquer estado emocional que despertasse insatisfação.


O radialista Marcial Lima ganhou o "certificado" de "Repórter Raiz" (Foto: G. Ferreira)


O estômago estava satisfeito, também. O corpo todo se integrou sem perder o equilíbrio. E a mente se ocupava com palavras ditas no local da confraternização. As imagens também “esquentaram” o momento, que tem aversão pelos minutos. O sorteio de brindes colocou lenha na fogueira, porque eu e os demais colegas da imprensa estávamos na expectativa para ganharmos algo, não pela questão utilitária, mas sim pelo aspecto sentimental. Foi estranho porque estamos acostumados a noticiar. Dessa vez, nós éramos o alvo. Cada um se transformou numa metalinguagem, como se estivéssemos falando sobre nós mesmos.


Eu ganhei o "certificado" de "Rei da Guerra Urbana" devido à minha pesquisa (Foto: G. F.)


Para fechar com chave de ouro, claro, não poderia faltar a foto oficial. Como um time de futebol que se prepara para uma partida, nós vivenciamos essa realidade no ambiente da confraternização. Eu sempre digo nas minhas palestras que somos diferentes, mas estamos no mesmo planeta. Esse, talvez, seja o segredo do convívio. O bom nisso tudo é que, hipoteticamente, se perdêssemos para sempre as imagens batidas pela máquina fotográfica, ainda assim não seria um problema, pois essa experiência não pode ser apagada da nossa memória.



A radialista Alessandra Rodrigues ganhou o "certificado" de "Rainha da Rádio" (Foto: G.F)





Fonte: Post Nelson Melo.
Disponível  em:
Acesso:17 de Dezembro de 2020.



quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

VACINA PARA TODOS, POR CARLOS LULA




Carlos Lula:

Caminhamos para o fim de um ano duríssimo em todos os aspectos de nossas vidas. Desafios pessoais e profissionais se impuseram e ainda se impõem no cotidiano de todos os trabalhadores brasileiros, mas em especial a todos aqueles que fazem o SUS acontecer diariamente. A batalha travada até aqui é por si só gigantesca, mas ela não se encerrará enquanto não houver uma imunização da população através de uma vacina segura e distribuída em todos os cantos do país.

Acredito que este seja o principal debate a ser feito no momento, que aflige as famílias brasileiras, algumas delas em luto, algumas delas vivendo as decorrências da crise econômica que se instalou com a pandemia. “Quando seremos vacinados?” Não existem respostas fáceis, mas existem caminhos possíveis.

Em primeiro lugar é garantir que o diálogo institucional seja respeitado em todas as instâncias. Nossos esforços à frente da presidência do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) tem sido de discutir do ponto de vista técnico a viabilidade e a logística do nosso plano de imunização. Tenho dito que esta pandemia, e o ano de 2020 em particular, já deram provas suficientes de que o trabalho desarticulado entre os entes da federação impõe prejuízos incalculáveis em todo o processo de enfrentamento ao vírus, atrasa o cumprimento de metas e coloca em xeque a credibilidade que as pessoas depositam nas lideranças nacionais que são ou deveriam ser exemplos para lidar com toda a crise sanitária.

Em segundo lugar não partimos de um ponto qualquer. Já existe, desde a década de 1970, um Plano Nacional de Imunização, que tem sido aperfeiçoado a cada ano e que, embora não utilizemos a mesma estratégia das campanhas anteriores, detemos uma expertise técnica qualificada —e falo com tranquilidade, porque conheço de perto as capacidades que o corpo burocrático de imunização do SUS é capaz. Em Brasília, no Maranhão e nas diversas cidades do território maranhense. A mobilização e a energia que cada profissional entrega é impressionante. Agora imaginem o brilho nos olhos de nossos vacinadores nesta honrosa missão. Minha equipe toda trabalha pensando nesse horizonte: na satisfação dos brasileiros que serão vacinados e nos que vacinarão.

Mas este resultado não depende de mágica ou piscar de olhos. Pelo contrário, ele é construído todos os dias, em reuniões de planejamento, em conhecimento técnico, mas principalmente em compromisso irremediável com o bem-estar dos brasileiros, indistintamente de ideologia partidária ou crença política. Precisamos a qualquer custo avançar em questões importantes para a sociedade nacional, e a nossa contribuição como operadores da política pública de saúde é esta: dar o exemplo de que divergências de pensamento não atravessam nossos objetivos.

Em nota conjunta, tanto o Conass como o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) reiteraram a coordenação efetiva e direta do Ministério da Saúde na articulação do Programa Nacional de Imunizações (PNI); ou seja, em uma sinalização explícita de que nenhum protagonismo exacerbado é suficiente para conter o tamanho do desafio que se apresenta.

Unificar cronogramas, agendas, modalidades, estratégias de alcance e estratificação de grupos de risco faz parte de uma logística, como disse há pouco, complexa e bem detalhista. Fugir dessa programação é um erro que em hipótese nenhuma podemos cometer.

A incorporação no tempo oportuno, o mais rápido possível, das vacinas comprovadamente eficazes contra o coronavírus e a ampla vacinação, no menor tempo possível, para todos os usuários do SUS. É um lema simples e ao mesmo tempo muito objetivo, que oferece a magnitude da missão que temos para os próximos meses.

Com sobriedade e trabalho diuturno acredito que sejamos capazes, a despeito de todos os tropeços pelo caminho, de obter resultados satisfatórios, mostrando mais uma vez que o Sistema Único de Saúde é o maior patrimônio que temos em termos de políticas públicas.

*Carlos Lula é presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), é secretário de Estado da Saúde do Maranhão_

*Artigo publicado originalmente na Folha de São Paulo: Vacina para todos.




Fonte: Blog do Jorge Vieira. 
Disponível em:
<https://www.blogjorgevieira.com/vacina-para-todos-por-carlos-lula/
Acesso:16 de Dezembro de 2020.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Dezembro terá conjunção de gigantes, eclipse solar e chuva de meteoros





SANTA CATARINA – O céu ainda guarda surpresas para 2020. Pelo menos três eventos astronômicos vão marcar, com chave de ouro, o final deste ano.

Um mês movimentado, segundo o doutor em Física e professor do Instituto Federal de Santa Catarina, Marcelo Schappo.

A começar, neste dia 13, com o ápice da chuva de meteoros chamada de Geminídeas. O fenômeno ocorre quando fragmentos de rochas entram na atmosfera do planeta Terra em alta velocidade e são incinerados.

O rastro de luz é também chamado popularmente de ”estrelas cadentes” e segundo Schappo, esta chuva de meteoros de dezembro é uma das mais esperadas pelo espetáculo visual.

Para a observação das Geminídeas a dica é ”montar guarda”.

A ideia é se afastar completamente das luzes da cidade, daí fique de olho no céu e monte guarda. Quando mais aberto estiver o céu, mais chance de observar os meteoros que são rastros de luz de curta duração que vão pipocando pelo céu”, orienta o físico.

No dia 14 é a vez de um eclipse solar, alinhamento astronômico em que a Lua fica entre o Sol e a Terra.

Em países como Argentina e Chile o eclipse será total, mas aqui no Brasil ele será observado de forma parcial. No Sul do país, o encobrimento ficará entre 40% e 60%. Enquanto, no Distrito Federal será de menos de 10%.

Mas, mesmo com o eclipse parcial, o professor do IFSC alerta para os cuidados com a observação do Sol.

Muito importante que não se faça a olho nu. A solução é comprar um vidro de soldador, que pode ser encontrado em lojas de material de construção, com tonalidade 14. Ele oferece proteção segura. Jamais use chapas de raio-x ou vidros fumês”, adverte.

E por fim, e tão aguardado, um encontro de gigantes do nosso sistema solar com auge no dia 21 de dezembro. É a chamada grande conjunção de Júpiter e Saturno.

O alinhamento dos planetas Júpiter e Saturno com a Terra é considerado relativamente raro por que ocorre a cada 20 anos, mas desta vez, é ainda mais. Isso porque tamanha proximidade entre os planetas não era vista há séculos.

E o escalonamento deste alinhamento já pode ser observado.

O que é mais interessante observar na grande conjunção é que ela pode ser acompanhada ao longo do mês. No horizonte oeste, após o pôr do Sol vai observar dois pontos que parecem duas estrelas, mas são Júpiter e Saturno. Noite após noite estarão mais próximos um do outro. O ápice deste encontro será no dia 21. E depois disso, poderão continuar a observar o distanciamento.”, diz o professor.





Fonte: BNC Brasil
Disponível em:
Acesso:14 de Dezembro de 2020.

Ex-policial que se elegeu vereador em Itapecuru e foi preso com Pacovan irá receber diploma direto da cadeia






Condenado pela justiça por vários crimes, Abraão Nunes Martins Neto, do PDT, (foto) deverá ser diplomado vereador do município de Itapecuru nesta quarta-feira (17) pela Justiça Eleitoral. Abraão que teve candidatura deferida e foi o 14º candidato mais votado com cerca de 297 dos votos válidos.

Porém, o fato que chama a atenção, é que atualmente o vereador eleito se encontra preso no “Manelão, que fica no Comando-Geral da Polícia Militar do Maranhão, isso por que o mesmo é um ex-policial militar condenado pelos crimes de homicídio, extorsão, estelionato, tortura, porte ilegal de arma e organização criminosa.

Abraão foi preso no bojo da Operação Ágil Final que apurou tentativa de extorsão contra o prefeito Eudes Sampaio, de São José de Ribamar, numa negociação até agora mal explicada envolvendo recursos da saúde do município. Na ocasião, também foi preso o empresário Josival Cavalcante da Silva, agiota mais conhecido como agiota Pacovan e o ex-prefeito de Água Doce, Antônio José Silva Rocha, também do PDT.

Na ficha criminal do parlamentar eleito, ainda está anexada a sua participação no assassinato do empresário George Siqueira Campos, o “Geó”, em julho de 2011, na cidade de Itapecuru-mirim. Em 2013, as investigações da Polícia Civil concluíram que o crime foi a mando da ex-mulher da vítima Lúcia Regina Mendonça Bastos, tendo como executores Abraão Martins na companhia de outro policial militar, que resultou nas prisões dos três posteriormente.

No último dia 10 de novembro, Abraão Nunes foi condenado pela Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão pelos crimes de porte ilegal de fogo e tortura. Por unanimidade, os desembargadores João Santana de Sousa, Antônio Fernando Bayma Araújo e Raimundo Nonato Magalhães Melo acompanharam o parecer da Procuradoria Geral de Justiça.

Na Justiça, contra o vereador constam os rocesso nº 7642017, 2ª Vara de Itapecuru-Mirim e n° 9042017, 3ª Vara de Itapecuru- Mirim. Além de outro processo, de número º 278-03.2020.8.10.0048 (2782020).



Fonte: Blog do Domingos Costa. 
Disponível em:
Acesso:14 de Dezembro de 2020.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Márcio França diz que Flávio Dino está de mudança para o PSB; Orlando Silva reage






Terceiro colocado na corrida à Prefeitura de São Paulo, Márcio França (PSB) indicou em entrevista à Folha que tenta atrair o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, para sua órbita e a do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que foi aliado do ex-governador na eleição paulistana e é presidenciável para 2022.

Se o Kassab faz um movimento como esse, rumo ao Ciro, seria importante”, disse ele, incluindo na costura de um eventual projeto nacional o prefeito reeleito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD).

Para o ex-governador, Bruno Covas (PSDB) foi para o segundo turno contra Guilherme Boulos (PSOL) e venceu porque preencheu um espaço de “meio” (ou “miolo”) que ele almejava ocupar.

França, que é tido como negociador habilidoso e se descreve como alguém pragmático, revelou ainda ter expectativa de ganhar como colega no PSB o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B).

Suponha que saia uma chapa tipo Kalil presidente da República, com Cid Gomes [senador do PDT e irmão de Ciro] vice, por exemplo. Aí acerta Pernambuco, acerta Ceará, entra São Paulo, e pronto, já está feito um enquadramento. É um eixo [possível]. O Kassab joga um papel importante aí. E há um papel importante agora que vai ser jogado pelo Flávio Dino, que eu sinto que está de mudança. Para o PSB? Acho que sim. Sou muito amigo do Flávio. Ele é brilhante. Foi o melhor deputado que eu conheci em Brasília. O movimento dele vai ser o mais importante dos próximos dias. O PC do B está com um problema [com a cláusula de barreira]. Ou eles migram para algum canto ou vão ser diluídos” disse França.

Sobre a disputa presidencial em 2022, Márcio França afirmou que Doria, Ciro Gomes (PDT) e Bolsonaro estão consolidados como pré-candidatos.

Quando questionado sobre as alianças para 2022, Márcio França deixa a possibilidade de uma chapa presidencial com Alexandre Kalil (prefeito de Belo Horizonte, pelo PSD, reeleito no primeiro turno com 63,36% dos votos) e Cid Gomes (senador pelo PDT) na vice.

Ao analisar os vitoriosos da eleição 2020, França indica três: Kassab, Doria e Ciro. Também destaca a importância de Gilberto Kassab para 2022.

O Kassab botou uma candidatura em São Paulo sem chamar muita atenção (Andrea Matarazzo) e sem brigar com ninguém. E foi muito bem no estado e no Brasil. Ele é um player nacional relevante, está descolado do centrão. Além disso, percebo o Kalil como uma estrela em ascensão, é ligado ao Kassab e amigo do Ciro. Vejo nisso aí uma certa chance, um certo alinhamento”, analisa.

Em seguida, França diz que Kassab não tem simpatia pela aliança PSDB-DEM. “Se o Kassab faz um movimento como esse, rumo ao Ciro, seria importante. Sinto que o Kassab não tem simpatia pela engenharia PSDB-DEM. Conheço o jeitão dele. Ele não tem nada a ver com o Doria também. Ele é rival do DEM”, disse.

Para França outro personagem importante para 2022 é Flávio Dino. “Há um papel importante agora que vai ser jogado pelo Flávio Dino que está de mudança”, revela França, que é questionado pela reportagem da Folha se o governador do Maranhão está de mudança para o PSB.

Orlando Silva reage




O deputado federal, Orlando Silva (PCdoB-SP), reagiu à declaração do ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), de que o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), estaria de mudança para o PSB.

Para Orlando, “se há algo deplorável é o desrespeito, como o de Márcio França conosco”. O ex-ministro perguntou ainda: “quer construir a frente ampla assim?” e a seguir afirmou que “o que nos move é um projeto histórico, talvez incompreensível para quem só pensa na próxima eleição”.



Sou militante do PCdoB há mais de 30 anos. Se há algo deplorável é o desrespeito, como o de Márcio França conosco. Quer construir a frente ampla assim? O que nos move é um projeto histórico, talvez incompreensível para quem só pensa na próxima eleição.”


Fonte: Blog do John cutrim. 
Disponível em:
Acesso: 10 de Dezembro de 2020.