sexta-feira, 28 de junho de 2019

Quem tem dinheiro no fundo PIS/Pasep vai ganhar 'extra' no dia 30 de junho

 trabalhadores que têm dinheiro no fundo do PIS/Pasep devem receber um valor a mais no dia 30 de junho, referente ao rendimento anual para 2019, segundo decisão publicada hoje no Diário Oficial. Tem direito ao fundo quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 1988 e ainda não sacou os recursos.
No dia 30 de junho, será pago 0,6% sobre o saldo das contas, referente a "Reserva para Ajuste de Cotas". Depois, serão pagos os seguintes valores:
  • 0,667% de atualização monetária;
  • 3% de juros;
  • 0,6% de resultado líquido adicional.
O governo ainda não divulgou quando esses valores poderão ser sacados pelos trabalhadores. Segundo o governo, as parcelas referentes a juros e ao resultado líquido adicional poderão ser sacadas obedecendo "cronograma de pagamentos a ser divulgado oportunamente".

Quem pode ter dinheiro do fundo PIS/Pasep?

De 1971 até 1988, as empresas e órgãos públicos depositavam dinheiro no fundo PIS/Pasep em nome de cada um dos seus funcionários e servidores contratados. Cada trabalhador, então, era dono de uma parte (cota) no fundo. Portanto, quem trabalhou como contratado em uma empresa ou como servidor público antes de 4 de outubro de 1988 tem uma conta no fundo PIS/Pasep.
Para saber se tem direito à cota, os funcionários de empresas privadas podem fazer a consulta pelo site da Caixa. Já os funcionários públicos devem acessar o site do Banco do Brasil.

Cotas são diferentes do abono

As cotas do fundo do PIS/Pasep e o abono salarial do PIS são duas coisas diferentes, e uma coisa não interfere na outra.
Podem recebê-los pessoas que se encaixam em situações específicas, e é possível que um mesmo trabalhador tenha direito aos dois pagamentos. Nesse caso, ele não precisa se preocupar com a perda de algum benefício: o saque de um não tem nenhum impacto no outro.
Por 
UOL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário