domingo, 30 de setembro de 2018

DATAILHA APONTA VITÓRIA DE FLÁVIO, ELIZIANE E WEVERTON

Pela primeira vez, uma pesquisa eleitoral feita este ano aponta uma diferença maior que 5 pontos da dupla de candidatos do governador Flávio Dino sobre a chapa da família Sarney. A oito dias do pleito, uma nova pesquisa do Instituto DataIlha contratada pela TV Difusora mostra pela primeira vez uma liderança clara de Eliziane Gama e Weverton Rocha à frente dos demais concorrentes às duas vagas em disputa no Senado este ano. E confirma vitória de Flávio Dino no 1º turno.
Eliziane Gama (PPS) lidera a disputa com 28,4% das intenções de voto, com a segunda vaga ficando com Weverton Rocha (PDT), que obteve 25,8% das intenções de voto.
Em terceiro lugar aparece Sarney Filho (PV), com 18,2%, seguido por Edison Lobão (MDB), com 13,6%. Mais atrás aparecem José Reinaldo Tavares (PSDB), com 6,7%; Alexandre Almeida (PSDB), com 5,3%; Samuel Campelo (PSL), com 0,8%; Saulo Arcangeli (PSTU), com 0,6%; Preta Lú (PSTU), com 0,5%; Saulo Pinto (PSOL), com 0,3% e Iêgo Brunno (PCB), com 0,1%. Brancos e nulos contabilizaram 43,1% e não souberam ou não opinaram, 56,6%.
*Dino reeleito no 1º turno*
Além disso, a pesquisa confirma vitória de Flávio Dino no primeiro turno com 60,12% dos votos válidos. Segundo o levantamento, se as eleições fossem hoje Dino venceria a disputa com quase o dobro de votos de Roseana Sarney (MDB), que aparece na segunda posição com 30,88%.
Em terceiro aparece Maura Jorge (PSL), com 5,83%, seguida por Roberto Rocha (PSDB), que obteve 2,55% das intenções de voto. Atrás aparecem os candidatos Ramon Zapata (PSTU), com 0,51% e Odívio Neto (PSOL), com 0,11%.
Na votação nominal, que leva em consideração o número de indecisos e os votos brancos e nulos, Dino também lidera com 52,18%. Nesse cenário, Roseana Sarney aparece com 26,80%, Maura Jorge com 5,06%; Roberto Rocha, com 2,21%; Ramon Zapata, com 0,44% e Odívio Neto, com 0,10%. Brancos e nulos somaram 5,99% e 7,22% não souberam ou não responderam.
A pesquisa DataIlha/Difusora ouviu 2037 pessoas de 40 municípios do Maranhão entre os dias 24 e 28 de setembro de 2018. Registrado no TSE sob o nº MA-01456/2018, a margem de erro do levantamento é de 3.3% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95 %.
Com informações 
Blog do Jorge Vieira 

Enviado via UOL Mail

sábado, 29 de setembro de 2018

Anatel determina ligações gratuitas em orelhões da Oi em 11 estados

As ligações locais e de longa distância nacional feitas a partir de orelhões da Oi permanecerão gratuitas até 31 de março de 2019 em 11 estados do país. A determinação é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em razão do não cumprimento de obrigações por parte da concessionária.
A medida vale para oito estados da Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte) e três da Região Norte (Pará, Amazonas e Amapá). A punição é uma extensão de pena aplicada a Oi pela Anatel em outubro do ano passado.
Após fiscalização que constatou que o percentual de orelhões em condições de operação não atingiu os patamares estabelecidos pela agência, que deve ser de, no mínimo, 90% em todas as unidades da Federação e de no mínimo 95% nas localidades atendidas somente por orelhões, a Oi foi responsabilizada.
Na ocasião, a agência liberou as ligações locais em 15 estados. Em março deste ano, após nova fiscalização, a agência manteve a punição desta vez para 12 estados, determinando que o encerramento da punição para dia 30 de setembro.
Em agosto, nova aferição foi realizada e constatou que a Oi não cumpriu as metas de disponibilidade de orelhões em funcionamento nestes estados, à exceção de Roraima. Em Roraima, as ligações poderão ser cobradas, a partir de segunda-feira, 1º.
A Anatel disse ainda que a Oi já foi notificada da medida e que uma nova medição deverá ser feita em 28 de fevereiro de 2019 e vai indicar os estados em que as ligações poderão ser cobradas a partir de 1º de abril de 2019.
Esta não é a primeira vez que a Oi é punida pela Anatel a não cobrar pelas ligações feitas a partir de seus orelhões. A operadora já chegou a ser punida em 2015 por não ter alcançado os patamares mínimos de operações exigidos pela agência reguladora.



Fonte Agência Brasil

Mais de 200 mil títulos de eleitor cancelados no MA

O Estado é o 6º do Brasil e o 3º do Nordeste em número de cancelamento; prazo para regularizar a situação terminou em 9 de maio deste ano; cadastro eleitoral será reaberto após o fim do 2º turno
Um total de 216.576 títulos de eleitor foi cancelado no Maranhão, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por falta de revisão cadastral, que abrange o cadastramento biométrico. O estado é o 6º do Brasil e o 3º do Nordeste em número de cancelamento de títulos. O prazo para regularizar a situação cadastral terminou em 9 de maio. Agora, o cadastro eleitoral está fechado e será reaberto após o fim do segundo turno, dia 5 de novembro.
No Brasil, a Justiça Eleitoral cancelou 3,4 milhões de títulos de eleitor, distribuídos em 1.248 municípios, em decorrência da falta de atualização cadastral. Isso significa que esses eleitores não poderão participar das eleições deste ano. Mais da metade (54%) dos cancelamentos foi em estados das regiões Norte e Nordeste do país. A Bahia é o estado com mais cancelamentos, 586 mil.
O Brasil tem 147 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições de outubro. Desse total, 59% (87 milhões) já fizeram a biometria e 40% (59 milhões), não.
O eleitor que está em dúvida se teve ou não o título cancelado deve acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no endereço eletrônico tse.jus.br, clicar no campo “situação eleitoral” e informar o nome completo e a data de nascimento ou número do título de eleitor. Se aparecer a palavra “regular”, o eleitor estará apto a votar.
SAIBA MAIS
Multa
De acordo com o TSE, a multa eleitoral decorrente do não comparecimento injustificado no dia da votação varia de R$ 3,51 a R$ 35,10, dependendo da análise do juiz eleitoral da região.
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) fica situado na Avenida Senador Vitorino Freire, no bairro Areinha, em São Luís. O telefone de contato é 2107-8888.
Número de títulos cancelados por Estado:
Acre 13.564
Bahia 586.333
Ceará 234.487
Espírito Santo 48.807
Goiás 219.426
Maranhão 216.576
Minas Gerais 213.172
Mato Grosso do Sul 61.502
Mato Grosso 18.074
Pará 204.914
Paraíba 123.885
Pernambuco 150.260
Piauí 100.260
Paraná 257.941
Rio de Janeiro 71.598
Rio Grande do Norte 92.663
Rondônia 33.611
Roraima 12.614
Rio Grande do Sul 167.116
Santa Catarina 125.585
São Paulo 375.169
Tocantins 40.890
Brasil 3.368.447
Fonte: TSE

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

FLÁVIO DINO DECLARA ELEIÇÃO DE MÁRCIO JERRY COMO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA O ESTADO


O governador Flávio Dino, que concorre à reeleição, declarou como de extrema importância para o Maranhão a eleição de Márcio Jerry a deputado federal.
“Admiro muito o Márcio, ele é trabalhador, trabalha de domingo a domingo como eu trabalho. Tem muita dedicação e convicção e se dedica às suas convicções”, declarou Flávio Dino sobre a candidatura de Márcio Jerry.
Ele lembrou que é importante ter na Câmara Federal pessoas trabalhadoras como Márcio Jerry, que estão comprometidas em defender suas convicções políticas.
“É muito importante [a candidatura de Márcio] no momento em que pessoas que passam a noite jogando baralho e tomando champanhe e acordam meio-dia querem voltar a governar o Maranhão”, comentou Flávio Dino, fazendo referência aos candidatos do grupo Sarney.

Com informações 
Blog do Jorge Vieira 

“Flávio Dino faz um governo sério em favor dos mais pobres”, diz Lula em carta aos maranhenses



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou nesta quarta-feira (26) uma carta direcionada ao povo do Maranhão. Nela, Lula confirma o que havia dito em 2017, durante ato em São Luís, no encerramento de sua Caravana pelo Nordeste: “Flávio Dino faz um governo sério em favor dos mais pobres e das causas sociais”.
O petista ressaltou a postura combativa do governador do Maranhão em defesa da democracia, “lutando contra a violência” que Lula tem sido vítima. Dino sempre se posicionou contra a prisão do ex-presidente, que ele considera um grave erro jurídico.
“Me dirijo carinhosamente a vocês pedindo todo apoio possível para que o companheiro Flávio Dino continue governando o Maranhão e ajudando o nosso país a ser mais justo”, declarou Lula.
No Twitter, Dino agradeceu o apoio do ex-presidente e ressaltou que os programas sociais que Lula implantou “tem enorme importância no Maranhão e são fonte de inspiração para muitas ações que implantamos no nosso governo, a exemplo dos IEMAs”, disse.

Com informações 
Blog da Daniela Bandeira

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Lei da Ficha Limpa retira 173 candidatos das eleições de outubro


Dos 29.101 candidatos que pediram registro, a Justiça Eleitoral rejeitou 1.888, o que representa 6,5% do total. Segundo dados disponíveis no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 173 candidatos foram julgados inaptos por causa da Lei da Ficha Limpa, entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disputaria o Palácio do Planalto pelo PT.
A falta de requisitos para registro – como a não comprovação de pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral e filiação partidária – foi o principal motivo para indeferimento de candidaturas – 75,46% do total de pedidos. Treze candidatos foram considerados inaptos a disputar as eleições por abuso de poder e outros cinco por gasto ilícito de recursos.
A Justiça Eleitoral confirmou 27.213 candidaturas, um crescimento de 4% em relação a 2014, quando 26.162 disputaram as eleições gerais – presidente, governador, senador, deputado federal, estadual e distrital. Até agora, 682 candidatos renunciaram e três morreram.
Embora a corrida presidencial seja a mais discutida no país, a eleição para a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) é a mais disputada: são 40,88 candidatos por vaga. A Câmara Legislativa tem 24 cadeiras e se apresentaram 981 concorrentes.
As 26 assembleias legislativas têm 1.035 cadeiras e 17.950 candidatos, o que dá em média 17,34 concorrentes por vaga. Para as 513 vagas na Câmara dos Deputados, são 8.595 postulantes (16,75 por vaga).
Do total de candidatos, 13 disputam a Presidência da República, 202 concorrem a governador dos 26 estados e do Distrito Federal e 358 postulam o Senado. Neste ano, estão em disputa duas cadeiras de senador por estado, totalizando 54 vagas.
O PSL foi o partido que lançou o maior número de candidatos país afora – 1.543, 5,3% do total. Além do presidenciável Jair Bolsonaro, 942 concorrem a deputado estadual, 488 a deputado federal, 24 a deputado distrital, 22 a senador, 14 a governador, 11 a vice-governador e 41 a suplente de senador.
Na sequência vêm o PSOL, com 1.347 concorrentes e o PT, com 1.309 candidatos. Além do presidenciável Guilherme Boulos, o PSOL lançou candidatos a governador em 25 estados. O PT tem candidato a presidente, Fernando Haddad.

Com informações 
Agência Brasil
Blog da Sílvia Tereza 

SEM PERSPECTIVA, GENRO DE RICARDO MURAD JOGA A TOALHA E RENUNCIA CANDIDATURA

Com a candidata Roseana Sarney (MDB) definhando nesta reta final da campanha, o clima na oligarquia é de salve-se quem puder. E para tentar salvar a reeleição da filha Andréa Murad, o ex-secretário de Saúde Ricardo Murad (PRP) teve que sacrificar o genro deputado Sousa Neto, que aparece em vídeo divulgado nesta terça-feira nas redes sociais quase chorando e atribuindo a renúncia da candidatura à falta de apoio do grupo ao qual sempre se dedicou.
Sousa Neto foi eleito em 2014 no tempo da fartura de recursos públicos, quando helicópteros cruzavam os céus do Maranhão cooptando lideranças em troca de favores na Secretaria de Saúde do Estado, onde o sogro Ricardo Murad era todo solicito aos pedidos dos cabos eleitorais que lhe garantiram os votos necessários para adquirir o mandato, agora, sem estrutura e sem poder, preferiu jogar a toalha e se engajar na campanha da cunhada Andréa Murad.
Para livrar Andréa da degola, Ricardo Murad, mesmo inelegível, mantém a candidatura de deputado federal, numa dobradinha com a filha. Souza Neto como era apenas um contrapeso, acabou sendo descartado, como ele mesmo disse sua despedida da candidatura.
 “Vim para campanha e infelizmente constatei que o nosso grupo, do qual participei até hoje, não está me apoiando. Ninguém faz campanha sozinho. Eu não sou político profissional, faço por amor. Nessas condições, não vejo como levar adiante minha campanha”, disse.
Sousa Neto sai da disputa pela reeleição para se transformar em cabo eleitoral da candidata Roseana, do genro, da cunhada, e dos candidatos ao Senado da coligação Maranhão Quer Mais, Sarney Filho e Edison Lobão.

Com informações 
Blog do Jorge Vieira 

terça-feira, 25 de setembro de 2018

DECISÃO EM PRIMEIRO TURNO NO MARANHÃO CHAMA ATENÇÃO DA IMPRENSA NACIONAL

A real possibilidade da eleição para governador do Maranhão, conforme indicam as últimas pesquisas de intenção de voto, ser decida logo no primeiro turno começa chamar atenção da imprensa nacional. Após o portal Uol publicar reportagem destacando que Flávio Dino é um dos poucos governadores do país a ter ampla vantagem na corrida eleitoral, o jornal O Globo também trata do assunto na edição desta segunda-feira (24).
“Apenas oito dos 20 governadores que buscam reeleição estão em situação confortável”, afirma o jornal.
As pesquisas mostram que, se a eleição fosse hoje, Flávio seria eleito no primeiro turno.
O Globo afirma que “há 20 estados onde o atual ocupante do cargo tenta um novo mandato, mas apenas oito deles estão isolados em primeiro lugar, em situação confortável para prolongar o poder por mais quatro anos, segundo as pesquisas de intenção de voto mais recentes”.
“Caso a situação se mantenha, esta será a menor taxa de reeleição desde que a possibilidade passou a valer nas disputas para os governos estaduais”, acrescenta a reportagem.


Com informações 
Blog do Jorge Vieira 

Haddad chega a 22% e encosta no Bolsonaro segundo pesquisa do Ibope

O Ibope divulgou nesta segunda-feira (24) o resultado da mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. A pesquisa ouviu 2.506 eleitores entre sábado (22) e domingo (23).
O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.
Os resultados foram os seguintes:
Com informações 
Blog do Pedro Jorge

Roberto Elísio, bacharel em Direito que agredia a mãe idosa, morre no Socorrão 2

Morreu nesta segunda-feira (24) o bacharel em direito Roberto Elísio Coutinho de Freitas, acusado de agredir a própria mãe, de 84 anos, em maio do ano passado. O caso foi registrado por meio de vídeos, gravados pela companheira do acusado. Roberto teria passado mal no Sistema Prisional da capital maranhense e foi encaminhado até o Hospital Clementino Moura, o Socorrão 2.
Ele foi preso no dia 26 de maio no município da Raposa, após agentes da Polícia Civil e representantes do Ministério Público cercarem a residência onde morava com a mãe, em um condomínio de casas na região metropolitana de São Luís.

Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que o preso de 53 anos estava internado desde a noite da última sexta-feira (21) no Socorrão 2. A Seap esclareceu que Roberto Elísio estava recluso em cela destinada a internos com curso superior, na Penitenciária Regional de São Luís (PRSLZ), onde sentiu um mal-estar. “Ele foi prontamente atendido pela equipe de segurança interna prisional e levado ao hospital”, concluiu nota.

Em agosto do ano passado, Roberto Elísio participou de audiência de instrução presidida pela juíza Oriana Gomes, titular da 8ª Vara Criminal. À época, foram ouvidas testemunhas tanto de acusação quanto de defesa, além do próprio acusado. A defesa requereu que Roberto Elísio fosse conduzido para uma casa de internação, pedido que foi indeferido pela magistrada.

Do Portal MA 10.

domingo, 23 de setembro de 2018

FLÁVIO, ELIZIANE E WEVERTON FAZEM COMÍCIO HISTÓRICO EM SÃO LUÍS

Muita gente, muita alegria e o número 65 espalhado por todo canto. Assim foi o grande comício com Flávio Dino, Eliziane Gama e Weverton Rocha na noite deste sábado (22) em São Luís.
Cerca de 12 mil pessoas marcaram na praça Gomes de Souza, próximo à RFFSA, para demonstrar o forte apoio da população à reeleição de Flávio no primeiro turno, no dia 7 de outubro.
“A nossa campanha não é do ódio, é da alegria. Não é do desespero, é da esperança. Não é da derrota, é da vitória do povo sobre todos aqueles que acham que são donos do Maranhão”, afirmou Flávio.
“O caviar e a lagosta do passado viraram 11 milhões de refeições nos Restaurantes Populares que abrimos no Maranhão todo. Isso é uma diferença substantiva”, acrescentou.
Voto nos senadores
Flávio destacou a importância de eleger Eliziane e Weverton para o Senado. Neste ano, o eleitor vota em dois senadores. Ambos lideram as pesquisas eleitorais.
“Vocês podem votar em Eliziane e Weverton que eles não vão envergonhar o povo do Maranhão”.
De acordo com o governador, Eliziane e Weverton representam a certeza de que o Maranhão vai ter mais recursos financeiros. Uma das atribuições dos senadores é conseguir mais verbas para o Estado.
“Para mim uma das coisas que mais me alegram é estar nesta caminhada ao lado do governador Flávio Dino desde 2006”, disse Eliziane. “Ele fez um governo dando educação, saúde e infraestrutura para o Estado.”
Weverton destacou sua trajetória como deputado federal: “Eu disse não ao golpe que tirou uma presidenta honesta do poder, tive a coragem de dizer não àquelas reformas perversas. Os nossos adversários estão do lado de lá”.
Apoio popular
Entre os 12 mil presentes, não faltaram exemplos das muitas obras e entregas feitas por Flávio Dino desde 2015.
“Meu primeiro voto eu vou dar para Flávio Dino porque achei ele um bom governador. Até agora não pisou na bola com São Luís. Eu vejo muito o trabalho dele na minha escola. Ele ajudou e eu vou votar nele. É Flávio Dino no primeiro turno”, afirmou Raimundo Nonato, estudante de 16 anos da Escola Monteiro Lobato, no Maiobão.
“Ele está fazendo escolas, entregando ambulância, cuidando da segurança das pessoas. Está fazendo um excelente trabalho”, acrescentou a também estudante Andressa Cristine.


Com informações 
Blog do Jorge Vieira 

sábado, 22 de setembro de 2018

Sete anos depois, um maranhense voltará vestir a camisa da Seleção Brasileira

Nascido em São Luís, o zagueiro Pablo foi convocador por Tite nesta sexta-feira (21) para dois amistosos; último atleta do Maranhão a vestir a amarelinha havia sido Elkeson, em 2011

SÃO LUÍS – O zagueiro maranhense Pablo, que atualmente joga no Bordeaux (França), foi umas das novidades da lista do técnico Tite para amistosos contra Arábia Saudita e Argentina (dias 12 de 16 de outubro). Desde 2011, quando o atacante Elkeson, da cidade de Coelho Neto, foi convocado por Mano Menezes, um maranhense não figurava entre os convocados da Seleção Brasileira. Pablo foi um dos destaques do Corinthians no título do Campeonato Brasileiro do ano passado.

Pablo, que tem 27 anos, nasceu na capital maranhense, mas passou apenas por categorias de base de equipes de menores expressão na cidade e se profissionalizou no Ceará. Depois de uma temporada como profissional no Vovô, ele foi emprestado para equipes de poucas expressão e, já de volta ao time cearense, se destacou em um amistoso e foi emprestado ao PSV, da Holanda. Depois de curto tempo na Europa voltou ao Brasil, o atleta passou por equipes como Grêmio, Avaí e Ponte Preta e retornou ao Velho Continente, para jogar na França, pelo Bordeaux. Com falta de oportunidade na equipe francesa, Pablo retornou pela segunda vez ao seu país, fez um belo Brasileirão pelo Corinthians e voltou mais valorizado para o Bordeaux.
Em entrevista ao portal de notícias UOL, o maranhense falou sobre a emoção na hora que soube da sua convocação. “Na hora da convocação, eu estava me arrumando para ir para o treino, aí meu celular já começou a receber um monte de mensagem. Do meu pai, da minha família. Eu não imaginava mesmo, fiquei feliz porque trabalho muito no meu clube”, disse o defensor.
Novamente os argentinos
Atuando bem no Campeonato Francês, Pablo ganhou a confiança de Tite e vai ter a oportunidade de enfrentar a Arábia Saudita e a Argentina, assim como o seu conterrâneo Elkeson. Por uma coincidência, assim como Pablo, Elkeson, na época jogador do Botafogo, foi chamado para jogar contra Argentina em um jogo válido pelo Superclássico das Américas, a reedição da extinta Copa Roca, no mês de setembro de 2011. Esse jogo contra os argentinos foi disputado no Mangueirão, em Belém. A Seleção Brasileira venceu por 2 a 0 e conquistou o título do torneio, mas Elkeson permaneceu no banco de reservas durante todo o jogo.
Atualmente, Elkeson (29 anos) jona no Shanghai SIPG, da China, e, apesar de ser destaque na sua equipe, nunca mais teve uma chance no selecionado nacional.
Pablo e o restante dos convocados por Tite irão se reunir na Inglaterra para treinos nos dias 8, 9 e 10, no CT do Tottenham, em Londres, e depois seguirão para Riad, na Arábia Saudita, onde farão no dia 11 uma atividade final de preparação para o amistoso contra a seleção da casa. O confronto com o time local ocorrerá no estádio King Saud University, às 14h45 (de Brasília) do dia 12 de outubro, enquanto o duelo diante da Argentina será no mesmo horário no dia 16, em Jedá, no King Abdullah Sports City, também na Arábia Saudita.
Com informações 
Imirante

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Sorteio Minha Casa minha Vida, acontece em S.Luis nessa quarta-feira 26/09

Sorteio do Minha Casa, Minha Vida acontece nesta quarta-feira, 27 em São Luís.

Publicado por Defensoria Pública de Maranhão
há 7 anos5.259 visualizações
A Prefeitura de São Luís, o Governo Federal e a Caixa Econômica Federal (CEF) promovem, nesta quarta-feira (27), no Multicenter Sebrae, a partir das 9h, o sorteio das 8.702 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida.

O sorteio contará com a presença de representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Conselho Municipal de Assistência Social. Segundo o superintendente de Projetos da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), Artur Thiago Costa, foi desenvolvido um sistema eletrônico para a realização do sorteio.

O sistema computacional vai obedecer às reservas definidas e aos critérios de hierarquização definidos pela portaria nº 140 do Ministério das Cidades e Resolução do Conselho Municipal de Assistência Social, afirmou.

O superintendente de Projetos da Seplan informou ainda que será sorteado também um cadastro de reserva para substituir aqueles que forem inabilitados pela Caixa Econômica Federal. Ele será constituído por 30% do total quantitativo de pessoas sorteadas, frisou Artur Thiago.

A relação dos sorteados ficará disponível nas agências da Caixa em São Luís, no site da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br) e nas secretarias municipais nos dias seguintes ao sorteio. Se a pessoa não for ao sorteio, isso não quer dizer que vai ter seu nome inviabilizado. Ela pode ver depois se está na relação, indo aos locais citados, enfatizou.

A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) e da Criança e da Assistência Social (Semcas), disponibilizou desde o último domingo (17), no site da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br), a listagem dos inscritos que estão aptos a participar do sorteio das 8.702 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

As unidades que farão parte do sorteio, na próxima quarta-feira (27), estão localizadas nos residenciais Pitangueiras (864 apartamentos); Nova Aurora (1.440 apartamentos); Sítio Natureza (1.199 casas); São José (247 casas e 960 apartamentos); Recanto Verde (992 casas) e Ribeira (3.000 casas).

A construção de equipamentos urbanos será de responsabilidade do município onde o imóvel está localizado. Após o sorteio, a estimativa de entrega é a partir de outubro deste ano.

O programa Minha Casa, Minha Vida estabelece a renda bruta familiar de até três salários mínimos, de acordo com o ano de 2009, quando as inscrições foram feitas, no valor total de 1.395,00. O valor da parcela mensal é referente a 10% da renda bruta dos titulares do contrato (mínimo de R$ 50,00) por dez anos.

O imóvel destina-se, exclusivamente, para uso residencial do beneficiário e de sua família, cabendo-lhe assumir todas as despesas e tributos incidentes sobre ele a partir da aquisição do mesmo.

Mudanças nos critérios do sorteio - Para beneficiar mais famílias com dependentes de até 18 anos de idade, a Prefeitura de São Luís ampliou a possibilidade de famílias com apenas um dependente nesta faixa etária de participar do sorteio. Antes era necessário que a família tivesse, pelo menos, três dependentes com 18 anos de idade.

A indicação de reserva dos imóveis, definida nas Resoluções nº 010 e 011/2011 do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), correspondente a 30% do total de unidades, ficou distribuída da seguinte forma: 5% serão destinados a famílias de membro com deficiência; 5% para famílias com idosos, com mais de 60 anos, responsável pela unidade familiar; e 20% para famílias remanejadas e/ou em áreas de risco, sendo que serão 8% para famílias remanejadas de áreas de risco que se encontram em aluguel social e 12% para famílias residentes em áreas de risco.

Desta forma, ficaram definidos dois grupos que preenchem os critérios nacional e municipal: o grupo I, com 75% das habitações para sorteio entre os candidatos que se enquadram nós critérios.


Fonte
Defensoria pública do Estado

Anatel começa domingo processo de bloqueios de celulares irregulares

Para saber se o número de IMEI é legal, basta discar *#06#. Se a numeração coincidir com o que aparece na caixa, o aparelho é regular.


Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que começa a partir de domingo (23), em dez Estados, o processo de bloqueio de celulares irregulares, aparelhos adulterados, roubados, extraviados e não certificados pela Anatel. Segundo a agência, que divulgou a informação hoje (17), a medida atinge os usuários de celulares de Estados das regiões Centro-Oeste, Sul, Norte e Sudeste. No Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Tocantins, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, quem estiver utilizando aparelhos irregulares, vai começar a receber a partir deste domingo mensagens alertando sobre o problema.
Nesses Estados, a medida vale para aparelhos irregulares habilitados a partir de 23 de setembro de 2018. Os aparelhos irregulares receberão a partir de domingo a seguinte mensagem, enviada pelo número 2828: “Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias. Acesse www.anatel.gov.br/celularlegal”
Já o bloqueio dos aparelhos será feito a partir do dia 8 de dezembro. A última mensagem, na véspera do bloqueio, apresentará o seguinte conteúdo: “Operadora avisa: Este celular IMEI XXXXX é irregular e deixará de funcionar nas redes celulares. Acesse www.anatel.gov.br/celularlegal”
Aparelhos certificados
De acordo com a legislação, todo aparelho celular em uso no país deve ser certificado ou ter sua certificação aceita pela Anatel. “Aparelhos celulares certificados passaram por uma série de testes antes de chegarem às mãos do consumidor. O usuário deve sempre procurar o selo da Anatel no verso da bateria do celular e também no carregador”, informou a assessoria da agência.
Com o bloqueio, a Anatel pretende coibir o uso de telefones móveis não certificados, com IMEI adulterado, clonado ou outras formas de fraude. Segundo a Anatel, os usuários que já têm aparelhos móveis irregulares habilitados não serão desconectados, caso não alterem o número.
IMEI (do inglês International Mobile Equipment Identity) é o número de identificação do celular. O IMEI DB, como é chamado, é acessado por fabricantes, operadoras e agências reguladoras de todo o mundo, razão pela qual aparelhos certificados em qualquer país têm o número de identificação.
Como saber
Para saber se o número de IMEI é legal, basta discar *#06#. Se a numeração coincidir com o que aparece na caixa, o aparelho é regular. Caso contrário, há uma grande chance de o aparelho ser irregular.
A agência disse que, uma parceria entre prestadoras, fabricantes e a Anatel serviu para a implantação de um sistema informatizado que identifica os celulares irregulares em uso na rede.
Chamado de “Celular Legal” o projeto de bloqueio foi divido em três fases. A fase piloto (1ª fase) começou com o envio e mensagens em 22 de fevereiro de 2018 para os usuários de Goiás e do Distrito Federal, e o bloqueio começou a partir do dia 9 de maio.
“Até julho deste ano, foram bloqueados por irregularidades 41.827 acessos de telefonia móvel/internet móvel em Goiás e no Distrito Federal, o que representou 0,3% do total de 12.587.694 de acessos em funcionamento, sendo 5.308.975 no DF e 7.278.719 em Goiás”, disse a Anatel.
Nordeste e demais Estados
De acordo com a agência, a terceira fase abrangerá a Região Nordeste e demais Estados do Norte e do Sudeste, incluindo São Paulo. Para esses Estados, o encaminhamento de mensagens aos usuários começa a partir de 7 de janeiro de 2019 e impedimento do uso dos aparelhos irregulares será a partir de 24 de março de 2019. Nesses Estados, a medida vale para aparelhos irregulares habilitados a partir de 7 de janeiro de 2019.
Consumidores que estejam utilizando aparelhos irregulares antes dessas datas não serão desconectados caso não alterem o seu número. Já aqueles que conectarem às redes de telecomunicações aparelhos irregulares após essas datas serão notificados por mensagens SMS e, após 75 dias, o aparelho não irá mais funcionar nas redes de telecomunicações.
Celulares estrangeiros
Celulares comprados no exterior vão continuar funcionando no Brasil, desde que sejam certificados por organismos estrangeiros equivalentes à agência reguladora. Um celular só é considerado irregular quando não possui um número IMEI registrado no banco de dados da GSMA, associação global de operadoras.
Não serão considerados irregulares os equipamentos adquiridos por particulares no exterior que, apesar de ainda não certificados no Brasil, tenham por origem fabricantes legítimos.
As informações são da Agência Brasil

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Nem pesquisa da TV dos Sarney esconde vitória de Dino no 1º turno

A pesquisa Ibope, encomendada pela TV Mirante – de propriedade da família Sarney –, também aponta vitória de Flávio Dino (PCdoB) logo no primeiro turno. De acordo com os números divulgados hoje, o governador foi a 57% dos votos válidos, enquanto sua principal concorrente Roseana (MDB) caiu para 36%.
Em seguida aparecem Maura Jorge (PSL) com 5% e Roberto Rocha (PSDB) com 2%. Odívio Neto (PSOL) e Ramon Zapata (PSTU) não pontuaram. O Ibope ouviu 1008 eleitores maranhenses, entre os dias 13 e 19 de setembro. O registro foi feito na Justiça Eleitoral sob o número MA-06667/2018. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança, de 95%.



Rejeição
O Ibope também a taxa de rejeição dos candidatos do governo. Roseana subiu a 40% do eleitorado maranhense que a rejeita, enquanto Flávio Dino caiu e possui 22%. Roberto Rocha tem 18%, Maura Jorge 12%, Ramon Zapata também tem 12% e Odívio Neto possui 8% de rejeição.


Com informações 
Blog do Garrone

MA gasta mais de R$150 mil por mês com pensão vitalícia e salários de ex-governadores

Dezoito Estados brasileiros incluem em suas folhas de pagamento pensões vitalícias a ex-governadores. O gasto com esse tipo de benefício chega a quase R$ 25 milhões por ano. O Maranhão é um dos que mais gasta nesse quesito, mais de R$ 150 mil por mês, de acordo com levantamento realizado pelo portal R7.
A pesquisa feita em 25 unidades da federação — Distrito Federal e Amapá não tinham dados disponíveis e também não responderam aos pedidos da reportagem — identificou 74 ex-governadores que recebem cifras muito acima da média salarial do funcionalismo público dos respectivos Estados.
O valor mensal médio da pensão vitalícia é de R$ 24.844,04. A reportagem também fez um cruzamento de dados com órgãos da administração pública (Câmara dos Deputados, Senado Federal, Assembleias Legislativas, prefeituras, ministérios, etc.) e identificou que 38 ex-governadores têm outras fontes de renda pagas pelo poder público. Há situações em que o político possui três pagamentos.
Com aposentadoria vitalícia e salário de parlamentar, alguns desses políticos chegam a ganhar até R$ 64 mil por mês.
Maranhão
No Maranhão, cinco ex-governadores recebem R$ 30.471,11 todos os meses. Um deles é José Sarney (MDB), que tem outra aposentadoria, do Senado, no valor de R$ 29.036,18 — total de R$ 59.507,29 mensais.
José Reinaldo Tavares (PSDB) recebe a pensão e o salário de deputado federal, de R$ 33.763. O senador Edison Lobão (MDB) também acumula o salário de parlamentar e a pensão. Ambos recebem R$ 64.234,11 mensais.
Os ex-governadores João Alberto de Souza e Roseana Sarney (MDB) também constam na folha de pagamento das pensões especiais. O Estado com a população mais pobre do país gasta R$ 152.355,55 por mês com as pensões a políticos.
Em 2014, quando deixou o governo, Roseana divulgou uma nota em que defendia a aposentadoria. “A pensão vitalícia concedida ao ex-governador é um benefício de natureza adjutória pelo exercício da função pública relevante”.

Com informações 
Blog do 
Garrone

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Policia identifica mãe do recém nascido encontrado morto em sacolas plastica

Mãe do recém nascido tem dois filhos e sempre negou para família que estava gravida

Um trabalho de investigação do Serviço de Inteligencia da Policia Militar do 14º Batalhão, conseguiu identificar a mãe do recém nascido que foi encontrado morto na manhã de terça feira, dentro de uma sacola plastica numa areá da Ufma do Bom Jesus.

A mulher suspeita de nome Gicleide Silva de Sousa, 30 anos de idade, é mãe de um casal de filhos, estava residindo no Residencia Teotônio Vilela, ela estava trabalhando na lanchonete da Ufma, após o corpo ser encontrado por dois homens que estavam roçando um matagal na área da Universidade Federal do Maranhão. Gicleide Silva, fugiu com um dos filhos.

Policias do 14º Batalhão foram até a casa da mãe de Gicleide, Maria Rita da Silva Teixeira, localizada no Bairro Parque Alvorada 2, e conduziu a mesma até o Plantão Central de Policia Civil, para prestar depoimento sobre o paradeiro da filha, vizinhos e familiares contaram que sempre falavam com a acusada sobre a gravidez, mas a mesma sempre negava que estava gravida, tendo inclusive contado que já teria ido ao medico e que teria dito que não era gravidez.

A mãe da acusada após prestar depoimento ao Delegado Erick, contou que não sabia o paradeira da filha, que a filha sempre negava que estava gravida, após o depoimento ela foi liberada, familiares  contarem que sempre desconfiaram da gravidez, no dia anterior do achado cadavérico, uma amiga de serviço teria visto a mãe do recém nascido surja de sangue, a Policia Civil  investigando o caso  como crime de infanticídio.

Com informações 
Notícia da foto